Jump to content
Temóteo Francisco

Lógica de programação em pascal

Recommended Posts

/*Alguém me ajuda na seguinte questão por favor!!:persevere: Eu sou iniciante e não to entendendo já faz 4hs que tô tentando isso até tentei fazer com o comando case e não deu certo,me ajudem caras !! eu so tenho meu android pra codar nem pc eu tenho kkkk fiz isso no app:pascal-N IDE(se e que pode falar marca aqui)

faça um algoritmo que receba o número de horas trabalhadas por um funcionário, o serviço que ele fez,e calcule o valor a ser pago a esse funcionário, onde o valor pago e o número de horas * valor do serviço. Os valores das horas dos serviços seguem na primeira tabela, porém, dependendo do número de horas trabalhadas, esse funcionário terá uma porcentagem de aumento de acordo com a segunda tabela:

(tabela na imagem) sou iniciante e fiz assim:*/

program aumento_horra;
var s,resultado:real; nh: Integer;
begin
  WriteLn('digite o numero de horas trabalhadas');
  ReadLn(nh);
  WriteLn('qual o serviço feito? A,B ou C ?');
  ReadLn(s);
  if s = 'A' then
  begin
  resultado:=10*nh;
  if nh := 0..10 then
  nh=true
    begin
    WriteLn('total a pagar R$:',nh,'Sem aumento');
    end;
    end
      else if nh:=11..15  then
      begin
      resultado:=10*nh+(25/100);
      end
        else if nh:=16..25 then
        begin
        reaultado:=10*nh+(35/100);
        end
          else if nh < 26 then
          begin
          resultado:=10*nh+(45/100);
          end;
          end;

f s = 'B' then
  begin
  resultado:=20*nh;
    else if nh := 0..10 then
    nh=true
    begin
    end;

begin
      resultado:=20*nh+(25/100);
      end
        begin
        reaultado:=20*nh+(35/100);
        end
          else if nh < 26 then
          begin
          resultado:=20*nh+(45/100);
          end;
          end;
  f s = 'C' then
  begin
  resultado:=10*nh;
    else if nh:=0..10 then
    nh=true
    begin
    end;

begin
      resultado:=30*nh+(25/100);
      end
        begin
        reaultado:=30*nh+(35/100);
        end
          else if nh < 26 then
          begin
          resultado:=30*nh+(45/100);
          end;
          end;
          writeln('o valor a ser pago e: ',resultado);
          writeln('Obrigado por trabalhar conosco');
          readln;
end.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By MateusG
      Bom dia,

Tenho um problema, quando quero colocar o foco para uma coluna especifica pelo nome do campo no banco, nao da certo
      porem se eu fizer colocando o numero da ordem da coluna, exemplo coluna 4, ai da certo, mas queria pelo nome do campo

Eu desejava dessa forma, porem assim ele nao da o foco.
      if condicao then grdAjuste.SetFocus('id_codigo'); Agora se eu fizer assim...
      if condicao then grdAjuste.SetFocus(4); assim da, porem dessa forma eu acho errado...

se alguem puder me ajudar...
      Obrigado.
    • By leo.silvagomes
      Boa noite!
      Tenho um programa que importa determinado arquivo CSV para um banco SQL afim de depois comparar os dados entre versões diferentes do mesmo arquivo, por exemplo uma versão do arquivo é do dia 01/09 e outra do dia 15/09, a finalidade do arquivo é comparar o que mudou
      Uso uma procedure para importar os dados do arquivo para um objeto JvMemoryData e outra para alimentar uma ADOProc que faz o insert no SQL com os dados desse JvMD

Ocorre que o arquivo tem um padrão de 38 colunas e algo prox de 1 milhão de linhas! Como o cliente não usa toda a informação na planilha fiz uma opção de importação rápida que faz o input somente das colunas utilizadas, mas mesmo assim o processo de leitura e importação do arquivo demora até 50 min

Como posso deixar isso mais rápido? 
    • By vinihhylian0103
      Estou fazendo um projeto de Delphi escola e nele tenho que gravar dados no SQLITE. Estou usando o seguinte código:

unit UClube; interface uses   System.SysUtils, System.Types, System.UITypes, System.Classes, System.Variants,   FMX.Types, FMX.Controls, FMX.Forms, FMX.Graphics, FMX.Dialogs,   FMX.ListView.Types, FMX.ListView.Appearances, FMX.ListView.Adapters.Base,   FMX.StdCtrls, FMX.ListView, FMX.DateTimeCtrls, FMX.Edit,   FMX.Controls.Presentation, FMX.TabControl, FireDAC.Stan.Intf,   FireDAC.Stan.Option, FireDAC.Stan.Error, FireDAC.UI.Intf, FireDAC.Phys.Intf,   FireDAC.Stan.Def, FireDAC.Stan.Pool, FireDAC.Stan.Async, FireDAC.Phys,   FireDAC.Phys.SQLite, FireDAC.Phys.SQLiteDef, FireDAC.Stan.ExprFuncs,   FireDAC.Stan.Param, FireDAC.DatS, FireDAC.DApt.Intf, FireDAC.DApt,   FireDAC.FMXUI.Wait, System.Rtti, System.Bindings.Outputs, Fmx.Bind.Editors,   Data.Bind.EngExt, Fmx.Bind.DBEngExt, Data.DB, FireDAC.Comp.DataSet,   Data.Bind.Components, Data.Bind.DBScope, FireDAC.Comp.UI, FireDAC.Comp.Client, System.IOUtils; type   TForm1 = class(TForm)     TabControl1: TTabControl;     TabItem2: TTabItem;     tb1: TTabItem;     lvSocio: TListView;     btnSalvar: TButton;     btnCancelar: TButton;     btnEditar: TButton;     btnExcluirr: TButton;     Panel1: TPanel;     edtDataNasc: TDateEdit;     edtCod: TEdit;     edtNome: TEdit;     edtRg: TEdit;     edtCPF: TEdit;     edtEndereco: TEdit;     Label1: TLabel;     Label2: TLabel;     Label3: TLabel;     Label4: TLabel;     Label5: TLabel;     labwl: TLabel;     NOME: TLabel;     Button5: TButton;     Panel2: TPanel;     edtDataA: TDateEdit;     edtCodSocio: TEdit;     Label6: TLabel;     Label10: TLabel;     Label11: TLabel;     Label12: TLabel;     rdbSocio: TRadioButton;     edtNomeA: TEdit;     btnNovoA: TButton;     edtHoraIA: TEdit;     Label7: TLabel;     Edit7: TEdit;     edtHoraFA: TLabel;     edtDescricaoA: TEdit;     Label9: TLabel;     edtValorA: TEdit;     btnCancelarA: TButton;     btnEditarA: TButton;     btnExcluirA: TButton;     btnSalvarA: TButton;     lvAgendamento: TListView;     FDConnPrincipal: TFDConnection;     qrSocio: TFDQuery;     qrAgendamento: TFDQuery;     FDPhysSQLiteDriverLink1: TFDPhysSQLiteDriverLink;     FDGUIxWaitCursor1: TFDGUIxWaitCursor;     BindSourceDB1: TBindSourceDB;     BindingsList1: TBindingsList;     LinkListControlToField1: TLinkListControlToField;     LinkControlToField1: TLinkControlToField;     LinkControlToField2: TLinkControlToField;     LinkControlToField3: TLinkControlToField;     LinkControlToField4: TLinkControlToField;     LinkControlToField5: TLinkControlToField;     LinkControlToField6: TLinkControlToField;     qrSocioID: TFDAutoIncField;     qrSocioNOME: TStringField;     qrSocioRG: TStringField;     qrSocioCPF: TStringField;     qrSocioENDERECO: TStringField;     qrSocioDATA_NASC: TDateField;     qrSocioCODIGO: TIntegerField;     qrAgendamentoID: TFDAutoIncField;     qrAgendamentoNOME: TStringField;     qrAgendamentoCODIGO: TIntegerField;     qrAgendamentoDESCRICAO: TWideMemoField;     qrAgendamentoDATA: TDateField;     qrAgendamentoHORA_INICIO: TStringField;     qrAgendamentoHORARIO_FIM: TStringField;     qrAgendamentoVALOR: TLargeintField;     qrAgendamentoSOCIO: TStringField;     procedure rdbSocioChange(Sender: TObject);     procedure btnSalvarClick(Sender: TObject);     procedure Button5Click(Sender: TObject);     procedure btnCancelarClick(Sender: TObject);     procedure btnEditarClick(Sender: TObject);     procedure btnExcluirrClick(Sender: TObject);     procedure FormShow(Sender: TObject);   private     { Private declarations }   public     { Public declarations }   end; var   Form1: TForm1; implementation {$R *.fmx} procedure TForm1.btnCancelarClick(Sender: TObject); begin qrSocio.Cancel; Panel1.Enabled := False; end; procedure TForm1.btnEditarClick(Sender: TObject); begin if qrSocio.RecordCount > 0 then begin   qrSocio.Edit;   Panel1.Enabled := True;   edtNome.SetFocus; end; end; procedure TForm1.btnExcluirrClick(Sender: TObject); begin if qrSocio.RecordCount = 0 then abort; qrSocio.Delete; ShowMessage('Dados excluídos!'); end; procedure TForm1.btnSalvarClick(Sender: TObject); begin if edtNome.Text = '' then begin ShowMessage('O nome não pode estar vázio!'); edtNome.SetFocus; abort; end; qrSocio.Post; qrSocio.Refresh; Panel1.Enabled := False; end; procedure TForm1.Button5Click(Sender: TObject); begin Panel1.Enabled := True; edtNome.SetFocus; qrSocio.Append; end; procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject);   begin   FDConnPrincipal.Connected := True;   try  {$IF DEFINED (IOS) or DEFINED (ANDROID)}   FDConnPrincipal.Params.Values['DATABASE'] := TPath.Combine(TPath.GetDocumentsPath, 'BD_CLUBE.s3db');   {$ENDIF}   except on E: Exception do   ShowMessage(e.Message);   end;   qrSocio.Open(); end; procedure TForm1.rdbSocioChange(Sender: TObject); begin  if rdbSocio.IsChecked = true then  begin  edtCodSocio.Enabled := true;  edtCodSocio.SetFocus;  end; end; end.
      E recebo o seguinte erro: 
    • By FILIPEINFORMATICA10
      uses Crt; var X, Y : Integer; begin Writeln ('Entre com dois Números:'); { Mostra na tela a mensagem} Readln (X, Y); { Lê os dois números } If (X = Y) Then {Condição - SE X for igual a Y} Begin {INICIO - Repare abaixo que existe duas instruções, dois comandos Writeln, por isso estão entre BEGIN e END} Writeln ('X é igual que Y'); Writeln ('O Valor de X é =', X); End; {FIM} end.
    • By mayconyury
      Galera, boa noite.

Estou com dificuldades para realizar um insert em uma tabela no oracle. 

Criei duas lists, uma buscando o código das filiais existentes em uma tabela e outro para receber as filiais de acordo com a escolha do usuário. Estou realizando um cadastro de produtos por filial, então ao terminar o cadastro o dialog pergunta se quer atualizar os dados em outra filial. Se marcada a opção SIM, abre a tela para escolher para qual filial o usuário quer copiar ( update ). Mas pode existir situações onde o produto não existe, então queria que realiza-se um insert para essas filiais ao invés do update.

Alguém pode ajudar?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.