Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Paulo Teodoro Pereira

Integração APIs

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de uma orientação de vocês sobre um projeto que estou desenvolvendo.

Primeiramente vou explicar como está organizado....

Estou criando uma API que está rodando em um servidor back-end fornecendo dados para um front-end que está em outro servidor. Essa API servirá outros fronts internos que também irão consumir dados dela futuramente.

Minha dúvida é a seguinte, eu preciso utilizar os serviços de uma API de terceiros que fornece funcionalidade de envio de sms para meu sistema, para realizar chamadas a esta API eu posso realizar chamadas direto do meu front ou primeiramente eu realizo uma requisição para a minha API e a partir dai ela requisita a API de terceiros que devolvera os dados e assim eu repasso para meu front? Qual seria uma melhor abordagem ou abordagem correta levando em consideração o tempo de resposta e a segurança do sistema no geral?

 

Desde já agradeço a todos e aos administradores do fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não conheço todos os serviços de SMS, mas os que já trabalhei a integração é relativamente simples, você poderia fazer as chamadas diretas do front sem problemas, mas em vista que você precisa armazenar URL, usuario e chave de envio já bastaria para deixar isso do lado do back, e outro fator é que você vai usar e mais sistemas, então você simplifica a chamada dos front passando para a sua API criada no back apenas o Texto, e número para envio (Talvez o agendamento do disparo se necessário). Enfim no back você trabalha tudo que é preciso com o sistema de SMS, você pode criar os Splits ( Todos que utilizei até hoje tem limitação de caracteres no corpo do SMS, então ou você limita a mensagem para o usuário ou enviar mais de um SMS), além de eliminar acentuação e caracteres especiais que também não são tratados (Dependendo do serviço contrato pode tratar isso já, conferir na documentação);

Enfim, minha visão é fazer no back! 

Quanto ao tempo de resposta, Não vejo isso demorar muito até por que não vai esperar o disparo do SMS efetivamente, vai esperar a resposta do BAck e a resposta do Sistema de SMS.

Espero ter ajudado! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.