nooblinux 0 Denunciar post Postado Agosto 21, 2018 Fala galera de boas? então.. estou tendo alguns problemas com session em um site que estou desenvolvendo, bom, a ideia e a seguinte: são enviados alguns formularios de equipamentos, quando eles vao e voltam da empresa, o defeito, pra onde foi... como esse arquivo sera editado varias vezes, eu queria saber quem o editou. Então fiz uma conta de usario para cada um com uma senha e login, da tela de login passa por uma de validação, da validação vai para uma que contem os formularios editaveis e na outra a edição, eu queria saber se tem como eu pegar o nome do login digitado na primeira pagina index e pegar esse dado na pagina de edição, nela teria um campo chamado "ultima edição" onde ela recebia automaticamente o valor digitado na pagina index e assim salvar. Mas não estou conseguindo receber esse dado. segue anexo da tela e erro que apresenta: 1 pagina - escolher arquivo editado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diego Brocanelli 0 Denunciar post Postado Agosto 21, 2018 Olá, nooblinux. Se entendi bem sua dúvida consiste em: Usuário realizar login, com login e senha. Caso login com sucesso armazenar alguns dados na Sessão para serem consumidas internamente pelo sistema. Com base no seu print, você está tentando coletar login e senha e está informando que não existem essas chaves no array. Nunca armazene a senha do usuário em sessão, nem mesmo o hash. Pois abre uma vulnerabilidade gigantesca em seu sistema. Essa regra vale para CPF, RG, cartão de crédito etc. Após a ação do login com sucesso basta armazenar os dados que desejar na sessão como por exemplo o e-mail ou perfil do usuário, veja exemplo abaixo: session_start(); $_SESSION['user'] = [ 'email' => 'email-do-usuario@teste.com.br', 'perfil' => 'cliente' ]; Com isso você pode coletar essas informações em qualquer lugar do sistema, veja exemplo abaixo: <?php session_start(); $email = $_SESSION['user']['email']; $perfil = $_SESSION['user']['perfil']; Com isso você consegue coletar os dados armazenados na sessão, o exemplo foi simplista, recomendo o uso de componente como zend-session, pois o mesmo contém uma camada de segurança maior, lidando com session container. Espero ter lhe auxiliado. Att, Diego Brocanelli Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
tetsuo 0 Denunciar post Postado Agosto 22, 2018 Olá! Quando você logar o seu user no sistema, guarde a id dele na sessão. Quando precisar usar qualquer dado daquele usuário, faça uma busca pela id, e use o dado que quiser Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
nooblinux 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2018 consegui fazer um esquema legal aqui : pagina de processo para o login: <?php session_cache_expire(10); //tempo de sessão igual a 10 minutos ?> <?PHP // as variáveis login e senha recebem os dados digitados na página anterior $login = $_POST['login']; $senha = $_POST['senha']; //Conexão mysql include_once("conexao.php"); //Seleciona o banco de dados //Comando SQL de verificação de autenticação $sql = "SELECT * FROM usuarios WHERE usuario = '$login' AND senha = '$senha'"; $resultado = mysqli_query($conexao,$sql) or die ("Erro na seleção da tabela."); //Caso consiga logar cria a sessão if (mysqli_num_rows ($resultado) > 0) { session_start(); echo $_SESSION['login']; header('location:inicio.php'); $_SESSION['login'] = $login; } //Caso contrário redireciona para a página de autenticação else { //Destrói session_destroy(); //Limpa unset ($_SESSION['login']); unset ($_SESSION['senha']); //Redireciona para a página de autenticação header('location:index.php'); } ?> Pagina de inicio: <?php session_start(); if (empty($_SESSION['login'])){ header("Location: index.php"); die(); } include ("conexao.php"); $login = $_SESSION['login']; echo "Seja Bem Vindo ao Sistema : $login" ?> Adicionando isso ao inicio de cada pagina sempre tenho a variavel $login para ser usada quando quiser; Muito obrigado pela atenção de todos, abraços!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites