Ir para conteúdo
Master_Cyber

Compartilhar session entre subdomínios

Recommended Posts

Bom dia galera,

estou trabalhando em um projeto que consiste em dois sistemas, um em PHP/Ajax e o outro em Angular 5, ambos fazem requisição em um webservice (Apigility). O banco é postgres.

A questão é que quando a pessoa logar na tela de login sistema PHP, ele automaticamente logue no sistema Angular, que basicamente a "session" é guardada no localstorage.

Então pensei em trabalhar com session para compartilhar token e dados do usuário.

O problema é que não consigo compartilhar a mesma session entre o sistema e o webservice, nem o localstorage é compartilhado.

Estou bastante confuso como resolver isso..

Pensei em colocar os dados da session no banco de dados também.

Podem me ajudar? Dar outras soluções?

Obrigado.

OBS: Todos os sistemas (api, sistema php e angular) envolvidos estão no mesmo servidor, mas em subdomínios diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como funcionaria essa sessão no banco?

Eu guardaria a session_id no banco, mas no outro sistema, a session_id já é outra...

Como eu localizo o registro do cara?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @Master_Cyber, tranquilo?

Como você está lidando com API REST e SPA, o mais apropriado seria manter as requisições à sua API independentes de estado (stateless). E isso você consegue abrindo mão do uso de sessions/cookies. Esse é definitivamente o caminho mais apropriado para o seu caso.

Nesse caso você deveria implementar um processo de autenticação baseado em OAuth / OAuth2 e similares ou JWT token.

Bom, antes de qualquer coisa, qual é a diferença entre uma mecânica e outra?

1 - Com sessões/cookies você precisa armazenar as informações relacionadas a cada sessão dos usuários em arquivos separados no servidor (e no cliente também). Quando você lida com instâncias (máquinas) únicas de servidores isso é simples: as sessões ficam por padrão na pasta /tmp (em servidores Linux), mas isso varia da configuração da sua hospedagem.

Quando a demanda de sua aplicação cresce, você precisa escalar essas sessões, ou seja, torná-las acessíveis em mais de uma máquina, para que as requisições podem ser respondidas regularmente, independente de qual máquina é requisitada.

Outro cenário é o que você está passando, onde duas aplicações distintas precisam ter conhecimento sobre as sessões dos usuários.

Como resolver isso utilizando sessões? Bom, para o primeiro caso (escalabilidade) existem sticky sessions, mas não é o seu caso e não é a melhor solução de qualquer forma.

Você também pode simplesmente inserir as sessões em outro lugar (como um banco de dados ou um serviço de cache). E isso é bem simples de ser feito. Veja um exemplo na AWS com DynamoDb. Essa seria uma solução.

O problema é que utilizar sessões não é o melhor caminho para SPAs e inclusive nem está documentado pela Apigility que você citou.

2 - Com JWT ou OAuth não existe estado, nem sessões, mas existem várias chaves que devem ser trafegadas com o objetivo de autenticar (verificar identidade) e autorizar (verificar permissões/acesso) os usuários.

Após o processo de login, o usuário terá uma chave, que deve ser armazenado pela sua SPA em localStorage (ou outra forma) e enviado em toda e qualquer requisição que exija acesso privilegiado.

Você encontra toda a documentação de como fazer isso aqui (navegue no menu lateral): https://apigility.org/documentation/auth/intro

Resumindo: no seu caso, basta estudar e seguir o que é explicado nesse último link para autenticar os usuários.

Não quis complicar muito explicando como funcionam as requisições a fundo (especificações HTTP e cada etapa de ambos os processos), mas caso queira se aprofundar mais, esse material é excelente: https://ponyfoo.com/articles/json-web-tokens-vs-session-cookies

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa cara, muito obrigado pela explicação... Me ajudou muito, vou estudar a melhor solução para minha situação..

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por diogoglobaltec
      criei um formulário dinamico e gostaria de enviar para o arquivo rec.php, os aquivos adicionados pelo no formato file , já tentei colocar em
       x.setAttribute("enctype" , "multipart/form-data");
      também não funcionou segue o arquivo:

<!DOCTYPE html>
          <html>
              <body>

<p>Click the button to create a FORM and an INPUT element.</p>
                  <button onclick="myFunction()">Try it</button>
                  <button onclick="enviar()">enviar</button>
          <script>
          function myFunction() {
            var x = document.createElement("FORM");
            x.setAttribute("action", "rec.php");
          x.setAttribute("method", "post");
          x.setAttribute("id", "myForm");
            document.body.appendChild(x);

var y = document.createElement("INPUT");
            y.setAttribute("type", "file");
            y.setAttribute("name", "arquivo[]");
            document.getElementById("myForm").appendChild(y);
      }
           function enviar(){
              document.forms[0].submit(); 

}
          </script>

</body>
      </html>

consigo pegar no arquivo rec.php o valor de $_POST , mas de $_FILES não consigo pegar como um array, o que está dando errado ? segue o  script PHP 

Arquivo rec.php
      <?php
      foreach($_POST['arquivo'] as $value) {
              echo $value."<br />";
      }
      foreach($_FILES['arquivo'] as $value) {
                     echo $value['arquivo']['name']."<br />";
      }

• Por ricardo oliveira de jesus
      Pessoal, boa tarde. Tenho uma página que assim que a pessoa digita usuário e senha ela já mostra o respectivo PDF para a pessoa na tela. Só que esses arquivos estão em uma pasta no servidor chamada "arquivos". se eu digitar o endereço do site\arquivos ele me mostra um INDEX contendo todos os arquivos da pasta. Como posso protegê-los? Vou postar o PHP:

<?php
      $login = $_POST['username'];
      $senha = $_POST['pass'];
      $pasta = "arquivos/"; // criei a pasta arquivo na raiz do projeto
      $formato = ".pdf";
      $arquivo = $pasta.$login.$senha.$formato; // endereço completo do arquivo
      if(file_exists($arquivo)){ // se o arquivo existir
          header("Location:".$arquivo);
      }else{
          echo "Arquivo não existe.";
      }
      ?>

Obrigado pela ajuda desde já!
    • Por Jonas Ribeiro Nascimento
      Estou criando meu próprio mvc php para adquirir mais conhecimento.
      Mas estou me deparando com uma coisa muita estranha, eu perco a $_SESSION de uma view para outra view
      Fiz um codigo simples pra testar.a.php ----- view a.php
      <?php session_start(); $_SESSION['teste'] = 'Funcionou'; echo $_SESSION['teste']; ?> <?php session_start(); echo $_SESSION['teste']; // Notice: Undefined variable: _SESSION in var_dump($_SESSION); // Notice: Undefined variable: _SESSION in NULL ?> <?php namespace Sis\Classes; use App\Model\ClassLogin; use Sis\Traits\TraitGetIp; class ClassSession { private $login; private $timeSession = 1200; private $timeCanary = 300; public function __construct(){ if(session_id() == ''){ ini_set("session.save_handler", "files"); //Cabeçalhos somente atraves de arquivos ini_set("session.use_cookies", 1); //Habilita o uso de cookies ini_set("session.use_only_cookies", 1); //Só pode habilitar a seção atraves de coockies ini_set("session.cookie_domain", DOMAIN); //Só aceita coockies vindo do nosso sistema ini_set("session.cookie_httponly", 1); //Só aceita script php e não deixa o javascript alterar o sistema if(DOMAIN != "localhost"){ ini_set("session.cookie_secure", 1); //Para trabalhar com o SSL do servidor ativo } /*Criptografia das nossas sessions*/ ini_set("session.entropy_length", 512); // ini_set("session.entropy_file","/dev/urandom"); ini_set("session.hash_function", "sha256"); ini_set("session.hash_bits_per_character", 5); session_start(); } $this->login = new ClassLogin(); } #Proteger contra roubo de sessão public function setSessionCanary($par=null){ session_regenerate_id(true); if($par == null){ $_SESSION['canary']=[ "birth" => time(), "IP" => TraitGetIp::getUserIp() //Pega o ip do usuario ]; }else{ $_SESSION['canary']['birth']=time(); } } #Verificar a integridade da sessão public function verifyIdSessions(){ if(!isset($_SESSION['canary'])){ $this->setSessionCanary(); } if($_SESSION['canary']['IP'] !== TraitGetIp::getUserIp()){ $this->destructSessions(); $this->setSessionCanary(); } if($_SESSION['canary']['birth'] < time() - $this->timeCanary){ $this->setSessionCanary("Time"); } } #Setar as sessões do nosso sistema public function setSessions($Email){ $this->verifyIdSessions(); $_SESSION['Login'] = true; $_SESSION['Time'] = time(); $_SESSION['Nome'] = $this->login->getIssetSession($Email)['data']['Nome']; $_SESSION['Email'] = $this->login->getIssetSession($Email)['data']['Email']; $_SESSION['Permissoes'] = $this->login->getIssetSession($Email)['data']['Permissoes']; } #Validar as páginas internas do sistema public function verifyInsideSession(){ $this->verifyIdSessions(); if(!isset($_SESSION['Login']) || !isset($_SESSION['Permissoes']) || !isset($_SESSION['canary'])){ $this->destructSessions(); header("Location: ".DIRPAGE."NaoAutorizado"); }else{ if($_SESSION['Time'] >= time() - $this->timeSession){ $_SESSION['Time']=time(); }else{ $this->destructSessions(); header("Location: ".DIRPAGE."NaoAutorizado"); } } } #Destruir as sessions existentes public function destructSessions(){ foreach (array_keys($_SESSION) as $key) { unset($_SESSION[$key]); } } #testar public function testarSessions(){ echo 'oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooo'; } }

• Por Allan Carlos dos Santos G
      Bom dia Pessoal, Gostaria de saber como Instalar e colocar pra rodar a versão do Zend PHP 1.11.11, tenho tido dificuldade de achar material na internet e se puderem ajudar, obrigado!
    • Por Perroni91
      Olá pessoal.
      Estou com uma dúvida, mas como sou leiga no mysql, não estou conseguindo resolver.

Tenho duas tabelas no meu banco de dados:

titulo_principal
      categoria_id
      imagem

Categorias
      id
      categoria

---

Já cadastrei as categorias 'HTML' e 'CSS', e cada um contêm 1 post de cada.

O que eu gostaria era que: A cada vez que criar um post em alguma dessas categorias, mostrar a quantidade separadamente.

Ficaria assim:
      HTML               3
      CSS                   1

Alguém poderia me ajudar, por favor?
      Estou quebrando a cabeça tentando fazer isso e não consegui.
      Obrigada!

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.