Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alcineirocha

Juros Compostos

Recommended Posts

Bom dia a todos! Estou iniciando no php e tenho dificuldade em uma aplicação de juros compostos. Tenho um banco de dados com as tabelas: cliente, investimento, saque. Abaixo descrevo a aplicação:

Empresa de investimento oferece ao cliente 5% ao mês sobre o valor investido e 3% por indicação sobre o valor investido pelo indicado, ao final de 30 dias (uma única vez por indicado). Um investidor pode sacar uma vez por mês, no dia 20 de cada mês.

Se puderem me ajudar...

Na tabela investimento eu tenho os campos: investimento, data, lucro. Eu preciso subtrair as datas para saber o tempo de investimento, para calcular o lucro, e salvar o cálculo no campo lucro, linha por linha.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, seja bem-vindo.

A primeira dificuldade que eu posso perceber que você está passando é a modelagem do banco de dados.

Digo isso porque investimento (sua tabela) possui uma coluna chamada lucro, porém como você mesmo disse "precisa-se subtrair as datas para calcular o lucro", ou seja, lucro é fruto de uma operação matemática relativa ao tempo e não uma propriedade de "investimentos".

Essa coluna poderia ser renomeada para "valor" e movida para uma nova tabela chamada "rendimentos".

Se você precisa de um histórico do lucro gerado em cada mês, você poderia:

1 - Armazenar os lucros no banco de dados. Isso é redundante, pois o lucro pode ser calculado matematicamente a qualquer momento, mas ao menos o calculo não precisaria ser refeito cada vez que o usuário requisitasse essa informação.

Esse processo deveria ser alcançado com a nova tabela "rendimentos" sugerida acima, mas como eu disse, isso é opcional e redundante.

Você precisaria agendar uma tarefa Cron para que com determinada frequência esse cálculo fosse feito e armazenado no banco, sem intervenção dos usuários.

2 - Calcular o lucro dinamicamente. Apenas com o valor do investimento e data de início / fim isso já é possível. Como? Assim:

F = P * (1 + i) ^ n

F = Valor Futuro / Montante
P = Valor Presente
i = taxa (Exemplo: 1,5% a.m. => 0,015)
n = Períodos. Como a taxa de exemplo acima está ao mês, poderia ser um valor como: 15 (meses).

Eu gosto e uso com frequência esse material. Recomendo dar uma olhada: http://fazaconta.com/juros-compostos.htm

Agora um exemplo:

Você possui duas datas, uma de início do investimento e outra do final do investimento. Como descobrir a quantidade de períodos? Utilize a classe DateTime para qualquer operação com datas. Assim:

<?php
$inicio = new DateTime( '2018-03-26' );// 26/03/2018
$fim = new DateTime( '2018-12-22' );// 22/12/2018
$periodos = $inicio->diff( $fim )->m;

echo $periodos;// Resultado: 8 (meses completos)

Daí alguém investiu R$ 10.000,00. Vamos calcular os rendimentos disso, baseado na nossa taxa de 5%.

<?php
bcscale( 100 );// Alta precisão nas operações matemáticas

$taxa = 0.05;// 5% a.m.
$periodos = 8;

$rendimento = function( $valor, $periodos ) use ( $taxa ) {
    $incremento = bcpow( bcadd( 1, $taxa ), $periodos );

return bcmul( $valor, $incremento );
};

do printf( "Valor após o %do mês: %.2f\n", $periodos, $rendimento( 10000, $periodos ) );
while ( --$periodos );

Resultado:

Valor após o 8o mês: 14774.55
Valor após o 7o mês: 14071.00
Valor após o 6o mês: 13400.96
Valor após o 5o mês: 12762.82
Valor após o 4o mês: 12155.06
Valor após o 3o mês: 11576.25
Valor após o 2o mês: 11025.00
Valor após o 1o mês: 10500.00

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos, tenho uma dúvida.

Gostaria de uma rotina onde o Sistema possa acusar para o usuário antes dos 30 dias, grifar na Tabela o aviso de vencimento próximo, por exemplo:

Data Atual: 15/11/2024
                                           Vencimento
      Fornecedor.....................Data.....................Valor
      Fornecedor_1...........01/12/2024..........R$ 120,00 <== grifar a linha de Laranja
      Fornecedor_1...........01/01/2025..........R$ 130,00
      Fornecedor_2...........15/12/2024..........R$ 200,00 <== grifar a linha de Amarelo
      Fornecedor_2...........15/01/2025..........R$ 230,00
      Fornecedor_3...........20/12/2024..........R$ 150,00

Alguém tem alguma dica ou leitura sobre este assunto ?

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a ajuda dos amigos, mas preciso entender uma processo que não estou conseguindo sucesso.

Como mencionado no Título estou escrevendo um Sistema Web para Gerenciamento de Empresa.

Minha dúvida, que preciso muito entender:
      - preciso agora escrever a Rotina para Emissão de NFe e essa parte não estou conseguindo.

tenho assistido alguns vídeos e leituras, mas não estou conseguindo sucesso, já fiz toda as importações das LIB da NFePhp conforme orientação.

Preciso de ajuda.

Algum dos amigos tem conhecimento de algum passo-a-passo explicando a criação dessa rotina ?

tenho visto alguns vídeos com LARAVEL, mas quando tento utilizar e converter para PHP+Codeiginter, dá uma fila de erros que não entendo, mesmo informando as lib necessárias.

Alguns do amigo tem algum vídeo, leitura explicando essa parte ?

Grato,

Cesar.

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.