Jump to content
JenneferBarbosa

Busca com vários campos com PHP e MySQL

Recommended Posts

Pessoal, sou nova aqui no Fórum e estou começando a estudar PHP. Estou com dúvidas quanto a pesquisa com vários campos, consegui fazer para um campo só, porém quando tento para vários campos não funciona. Fiz algumas pesquisas e só consegui achar buscas com 'selects e options' e eu queria que ele pegasse o que foi digitado no input e fizesse a busca, mas o usuário não precisaria informar todos os campos (se não quisesse). Quando clico em 'Pesquisar' aparece todos os dados do banco. E uma outra dúvida, como faz para que os dados pesquisados sejam exibidos na mesma tela (abaixo do formulário de pesquisa)

<form method="POST" id="form-pesquisa" action="busca.php">
            Livro: <input type="text" name="nome" id="nome" placeholder="Fulano de Tal">
            Autor: <input type="text" name="autor" id="autor" placeholder="Fulano de Tal">
            Edicao:  <input type="text" name="edicao" id="edicao" placeholder="Fulano de Tal">
            <input type="submit" name="enviar" value="Pesquisar">
 </form>
<ul class="resultado"></ul>

$nome = $_POST['nome'];
$autor = $_POST['autor'];
$edicao = $_POST['edicao'];

//Pesquisar no banco de dados nome do livro referente a palavra digitada pelo usuário
$livros = "SELECT * FROM livro WHERE nome OR autor OR edicao ORDER BY nome ASC";
$resultado_livros = mysqli_query($conn, $livros);

if (mysqli_num_rows($resultado_livros) <= 0) {
    echo "Nenhum livro encontrado...";
} else {
    while ($rows = mysqli_fetch_assoc($resultado_livros)) {
        echo "<li>" . $rows['codigo'] . "</li>";
        echo "<li>" . $rows['nome'] . "</li>";
        echo "<li>" . $rows['autor'] . "</li>";
        echo "<li>" . $rows['edicao'] . "</li>";
    }
}

. Como se ele fizesse a busca internamente e mostrasse ao usuário o que ele pesquisou sem ele sair da tela em que está o form

@JenneferBarbosa Para fazer isso basta você usar o operador do LIKE do SQL, é bem simples bastar fazer algumas mudanças na sua consulta SQL.

Também recomendo o uso do AND a o em vez do OR já que utilizando o operador LIKE com o OR pode ocorrer complicações.

Um exemplo do uso do LIKE mais o AND na sua consulta ficaria +- assim

$livros = "SELECT * FROM `livro` WHERE `nome` LIKE '".$nome."%' AND `autor` LIKE '".$autor."%' AND `edicao` LIKE '".$edicao."%' ORDER BY `nome` ASC";

Oi boa noite, seja bem vinda.

O que nosso amigo disse acima vai te ajudar, use o LIKE, apenas complementando que você deve utilizar o like apenas uma vez depois você usa o operando AND ou OR com ou sem parênteses depende de como você vai fazer a consulta.

e para exibir tudo em uma mesma página depende de como você está exibindo o resultado, se você enviar a action do form para a mesma página você pode exibir os registros da consulta na mesma página ou uma alternativa é salvar o resultado em uma sessão e exibir também na mesma página verificando antes(if) se existe a sessão com os valores pesquisados.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By ProCODEH
      Eai, galera!
      Estou tentando criar um player de música com playlist, porém não estou tendo muito sucesso, pois quando clico em alguma música o player de música abre em outra página e não na página principal onde quero que fique o player e onde quero que toque (como padrão).

Vocês podem me dar uma ajuda nisso?
      Tenho esse código:

//* PLAYER DE MÚSICA. inicio(); function inicio(){ var corrente = 0; var audio = $("#musica"); var playlist = $("#playlist"); var tracks = playlist.find("li a"); var len = tracks.length -1; musica[0].play(); playlist.find("a").click(function(e){ e.preventDefault(); link = $(this); corrente = link.parent().index(); run(link, musica[0]); }); musica[0].addEventListener("ended", function(e){ corrente++; if(corrente == len){ corrente = 0; link = playlist.find("a")[0]; }else{ link = playlist.find("a")[corrente]; } run($(link), musica[0]); }); } function run(link, player) { player.src = link.attr("href"); par = link.parent(); par.addClass("active").siblings().removeClass("active"); player.load(); player.play(); } ul{list-style: none; padding: 0px} a{text-decoration: none; color: #444; font-family: arial} li:hover{background: #eee; border-bottom: solid 1px #f60;} li{width: 20%; padding: 5px; border-bottom: solid 1px #ccc;} .active a{color:#f60; padding-left: 1px; font-style: italic;} <audio id="musica" preload="auto" tabindex="0" controls="controls"> <source src="Blackbear-doremi.mp3" type="audio/mpeg"/> Desculpaaa, o áudio não é suportado pelo seu navegador :( </audio> <ul id="playlist"> <li class="active"><a href="Blackbear-doremi.mp3"> BlackBear - Do Re Mi</a></li> <li><a href="BMTH-Medicine.mp3"> Bring Me The Horizon - Medicine</a></li> <li><a href="Hozier-TakeMeToChurch.mp3"> Hozier - Take Me To Church</a></li> </ul>  
    • By infonet
      Poderiam me ajudar com esta consulta SQL?   Acontece que ela roda normal, mas quando coloco na paginação ela não funciona:   mysqli_query ($conn, "SET @a := 0"); $_pagi_sql = "SELECT *, LPAD( @a := @a + 1, 5, '0' ) 'sequencial' FROM tb_his WHERE idclih = $idclientHis ORDER BY dt_his DESC, idhis DESC, sequencial DESC";   O erro acontece somente por causa do final: sequencial DESC, pois quando eu retiro, funciona normalmente.   Obrigado!
    • By Eurales antony
      Boa noite developers, eu codei um sistema em PHP mas não para ser vendido e sim alugado, o cliente aluga eu envio os arquivos do sistema e uma chave e apenas com uma chave valida o sistema funciona, o sistema está pronto terminei de coda o ofuscador e um contaminador(insere códigos deanecesaarios no código) mas agora eu preciso criptografar todos os arquivos, tipo base_64 ou melhor, com o ofuscador e contaminador o código fonte está totalmente ilegível mas quero que fique igual a um código que eu vi, um monte de caracteres nada vê com nada não sei se era base 64 na verdade não entendo muito sobre criptografia quem puder me ajudar eu agradeço e quem chegou até aqui agrade pelo atenção, boa noite 
    • By eduardaarosaa
      Olá!!! Gostaria de saber como converter um objeto em array.
      Já tentei usar get_objet_vars e não funcionou ... veio um array vazio 
      Exemplo: array(){
      }
      array(){
      }
      Meu objeto está assim: 
      object(Illuminate\Http\UploadedFile)#205 (7) {
        ["test":"Symfony\Component\HttpFoundation\File\UploadedFile":private]=>
        bool(false)
        ["originalName":"Symfony\Component\HttpFoundation\File\UploadedFile":private]=>
        string(10) "eliete.jpg"
        ["mimeType":"Symfony\Component\HttpFoundation\File\UploadedFile":private]=>
        string(10) "image/jpeg"
        ["error":"Symfony\Component\HttpFoundation\File\UploadedFile":private]=>
        int(0)
        ["hashName":protected]=>
        NULL
        ["pathName":"SplFileInfo":private]=>
        string(24) "C:\xampp\tmp\php8467.tmp"
        ["fileName":"SplFileInfo":private]=>
        string(11) "php8467.tmp"
      }
      object(Illuminate\Http\UploadedFile)#211 (7) {
        bool(false)
        string(40) "f114abec-1fe1-4e86-92b0-5b976b4c50c0.jpg"
        string(10) "image/jpeg"
        int(0)
        NULL
        string(24) "C:\xampp\tmp\php8468.tmp"
        string(11) "php8468.tmp"
      }
      object(Illuminate\Http\UploadedFile)#212 (7) {
        bool(false)
        string(27) "bitcoin-3125488_960_720.png"
        string(9) "image/png"
        int(0)
        NULL
        string(24) "C:\xampp\tmp\php8469.tmp"
        string(11) "php8469.tmp"
      }
      object(Illuminate\Http\UploadedFile)#213 (7) {
        bool(false)
        string(14) "imagem0033.jpg"
        string(10) "image/jpeg"
        int(0)
        NULL
        string(24) "C:\xampp\tmp\php8479.tmp"
        string(11) "php8479.tmp"
      }

Obrigada!!!

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.