Olá, sou iniciante, e estou fazendo, como exercício, o jogo da velha. 'Desenvolvi' uma rotina de escolha de nível do jogo (serão 3 níveis) que deve aguardar a escolha do usuário para o programa prosseguir. Mas acho que não entendi direito como o javascript funciona, pois o que fiz não funciona e não encontrei uma solução (talvez não saíba como pesquisar corretamente o assunto na web).
O começo do HTML (que é pouco) onde está um select para escolha do nível é este:
<body>
<div id="dvmenu">
<button onclick="iniciar()">Iniciar Jogo</button>
<p><br></p>
<div id="dvQuemComeca">
<label for="nivel">Escolha o nivel:</label>
<select id="nivel" onChange='atualiza()'>
<option value=0 selected>Escolha um nível</option>
<option value=1>Nível 1 - Brincadeira</option>
<option value=2>Nivel 2 - Surpresa</option>
<option value=3>Nível 3 - Desafio</option>
</select>
</div>
<div id="jogador" class="jogador"></div>
<div id="vencedor" class="jogador"></div>
</div>
O código JS é este:
//INÍCIO VEM DE LOAD
function iniciar() {
casela = document.querySelectorAll('div[id^="p"]');
for (let cas of casela) {
cas.innerHTML = '';
}
for (let i = 0; i < 9; i++){
tab = tab;
}
console.log(tab);
nivel = 0;
msg = '';
qtosLancesJog = 0;
sorteiaJogador();
//até aqui funcionou direito
}
//--------------------------------------------------------------------
//ESCOLHA DO NÍVEL DO JOGO
function atualiza(){
let selecao = document.querySelector('#nivel');
let opcao = selecao.options[selecao.selectedIndex];
return opcao.value;
}
//--------------------------------------------------------------------
//SORTEIA QUEM VAI COMEÇAR JOGANDO
//função para definir o jogador que inicia o tab
function sorteiaJogador() {//funcionou direito
let quemComeca = parseInt(Math.floor(Math.random() * 2));
if (quemComeca == 0) {
msg = 'Computador';
//setTimeout(lanceCpu, 2000);//dá um intervalo antes do computador realizar o 1 lance
lanceCpu();
} else msg = 'Humano';//neste caso a rotina espera que o jogador clique no tabuleiro, qdo roda a função lancetab(pos)
lanceHumano();
document.querySelector('#jogador').innerHTML = `<br>O ${msg} começa!`;
}
//--------------------------------------------------------------------
//ESCOLHA RANDÔMICA, NIVEL = 1, Da POSIÇÃO DO LANCE DA CPU NO tabULEIRO
function jogouCpu(){//funcionou direito
//nível 1 modo randômico
pos = Math.floor(Math.random() * 9);
return pos;
}
//função humana
function lanceHumano(){
console.log('Estou na função humana');
do {
nivel = atualiza();
console.log(nivel);
} while (nivel === 0);
console.log(nivel + ' passei direto');
}
O problema está nesse do...while da function lanceHumano(). Segundo entendi, ele prosseguiria apenas quando nivel!== 0, caso contrário, ficaria 'preso' até o momento que o usuário escolhesse uma das opções. Pelo HTML percebesse que setei o select para value=0. Mas ele nem se dá ao trabalho de esperar um miléssimo de segundo, segue em frente com o valor que tiver, no caso 0. O while não tem efeito. Essa minha perspectiva está errada? Se sim, o que fazer? (paradigma funcional, await?) Obrigado.
P.S.. No código tem uns conole.logs que servem watch-dogs para ajudar a entender por onde vão as rotinas.
Estou precisando trazer dados do banco para uma tela de edição de cadastro, até aí tudo bem consegui fazer para os input através do código abaixo:
<label style="width:16%;margin-left: 2%;">Data de Início<br> <input type="date" value="<?php echo $row["DATA_DISPENSACAO"] ?>" class="form-control" style="width:100%;"> </label>
Mas o meu select já traz o controle de peso do banco, eu gostaria que além dele trazer esses pesos que traga o salvo no cadastro de uma pessoa para visualização e edição.
Estou com duvida de como é montada uma query de um formulário com muitos campos em php!
Ex. Tenho um formulário com titulo dados do cliente, nele tem vários campos para ser preenchidos, depois tem outro titulo que é dados do anuncio, que também tem vários campos a ser preenchido e mais alguns!
Todos esses campos estão dentro de um único formulário que gostaria de enviar ao banco! Porem percebi que a query fica enorme e confusa de montar até mesmo para achar um erro!
Acho que essa não é a melhor forma de fazer!
Gostaria de alguma dica ou esclarecimento de como fazer da melhor forma!