Ir para conteúdo
Willian Simione

Soma da Tabela KM com a Tabela abastecimento

Recommended Posts

Estou com duas tabelas onde  uma eu somo o km de cada carro, e outra que eu somo a quantidade de litragem abastcido, porem tem carro que não abastece na garagem e na hora d eeu mostrar  a media por carro abastecido ele acaba entrando no somatório e é onde da o erro Warning: Division by zero in, como faço pra fazer essa soma e excluir os carro que não estao com o abastecimento.Abaido deixo as tabelas

 

Esse soma o KM , todos os carro tem KM

 $soma4 = $conectar->query("SELECT SUM(tkm) AS total FROM cad_km where carro='$carro'");
   $count4 = $soma4->fetchColumn();

Esse soma a Litragem, porem o tem carro que não abastece, 

   $soma3 = $conectar->query("SELECT round(SUM(litros),0) AS total FROM cad_abastec where dtabastec BETWEEN '$data1' AND '$data2' and carro='$carro'");
   $count3 = $soma3->fetchColumn();
 

image.png.47f6a052da8e80e7a6a45ed4d976e7c7.png

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez minha sugestão não seja das melhor, mais  para obter o resultado esperado você precisa fazer um JOIN entre as tabelas. Além disso, precisa usar funções de agregação com GROUP BY para conseguir agrupar e somar os valores.

Sua query ficaria assim:

 

Exemplo 1

 

<?php
SELECT a.nome, 
       COALESCE(SUM(b.media), 0) AS media
  FROM tabela_a a
  LEFT JOIN tabela_b b ON b.id_categoria = a.id
 GROUP BY a.nome;

 

Agora se você deseja calcular a média e não a soma, deverá usar a função AVG ao invés de SUM.

 

Exemplo 2

<
SELECT a.nome, 
       COALESCE(AVG(b.media), 0) AS media
  FROM tabela_a a
  LEFT JOIN tabela_b b ON b.id_categoria = a.id
 GROUP BY a.nome;

NO EXEMPLO DO COALESCE

Como não teremos informações sobre CARRO1 e CARRO2 na tabela B o resultado da aplicação de uma função de agregação para seus registros, seja a média (AVG) ou a soma (SUM), será nulo (NULL).

A função COALESCE permite que o NULL seja substituído por outro valor, 0 nos exemplos. Ela avalia todos os parâmetros informados e retorna sempre o primeiro diferente de nulo.

COALESCE(NULL, 1, 3) retorna o segundo parâmetro, o valor 1.

COALESCE(2, 1) retorna o primeiro parâmetro, o valor 2.

COALESCE(AVG(b.media), 0) retorna a média, se diferente de NULL, senão 0.

Neste caso específico também poderíamos utilizar a função IFNULL (que só aceita 2 parâmetros, enquanto COALESCE pode avaliar vários parâmetros) com o mesmo resultado do COALESCE.

 

 

Veja a Documentação

Documentação MySQL JOIN

Documentação MySQL GROUP BY

Documentação MySQL COALESCE

Documentação MySQL IFNULL

 

Caso este outro exemplo ajudar veja aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
    • Por Carlos Web Soluções Web
      Olá...
      Estou tentando fazer o seguinte !!
      Listando dados em tabela !!
      Gostaria que....se na listagem houver 4 linhas...indepedente de seu número de ID, faça a listagem em ID ser em ordem 1 2 3 4 !!
      Exemplo...se tiver uma listagem de dados que está em ID 1 3 3...faça ficar 1 2 3 !!

       
      echo "<table class='tabela_dados' border='1'> <tr> <td>ID</td> <td>Nome Empresa</td> <td>Responsável</td> <td>Telefone 1</td> <td>Telefone 2</td> <td>E-mail 1</td> <td>E-mail 2</td> <td>Endereço</td> <td>CEP</td> <td>Bairro</td> <td>AÇÃO 1</td> <td>AÇÃO 2</td> </tr> "; $sql = "SELECT ID FROM usuarios_dados WHERE Usuario='$usuario'"; $result = $conn->query($sql); $num_rows = $result->num_rows; $Novo_ID = 1; for ($i = 0; $i < $num_rows; $i++) { $registro = $result -> fetch_row(); $sql2 = "UPDATE usuarios_dados SET ID='$Novo_ID' WHERE ID='$Novo_ID'"; $result2 = $conn->query($sql2); $Novo_ID++; } $sql = "SELECT * FROM usuarios_dados"; $result = $conn->query($sql); if ($result->num_rows > 0) { // output data of each row while($row = $result->fetch_assoc()) { echo "<tr> <td>$row[ID]</td> <td>$row[Nome_Empresa]</td> <td>$row[Responsavel]</td> <td>$row[Telefone_1]</td> <td>$row[Telefone_2]</td> <td>$row[Email_1]</td> <td>$row[Email_2]</td> <td>$row[Endereço]</td> <td>$row[CEP]</td> <td>$row[Bairro]</td> <td> <form method='post' action='Editar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='EDITAR'> </form> </td> <td> <form method='post' action='Deletar_Dados.php'> <input type='hidden' name='usuario' value='$usuario'> <input type='hidden' name='senha' value='$senha'> <input type='hidden' name='ID' value='$row[ID]'> <input type='submit' style='padding: 10px;' value='DELETAR'> </form> </td> </tr> "; } } else { echo "0 results"; } $conn->close();  
    • Por ILR master
      Boa tarde pessoal, tudo bem ?
       
      Eu uso o tinymce para cadastro de textos no meu siite, porém, quero fazer um sistema para que os colunistas possam fazer o próprio post.
      O problema do tinymce, é que ele mantém a formatação do texto copiado, como tamanho de fonts, negritos, etc... Quero que o usuário cole o texto e a própria textarea limpe a formatação para que ele formate como quiser.
       
      A pergunta é:
       
      O tinymce tem uma opção para desabilitar a formatação quando um texto é colocado?
      Tem alguma função via java ou php para retirar a formatação assim que o texto é colado?
      Ou é melhor usar um outro editor?
       
      Agradeço deste já.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.