Ir para conteúdo
chinesedg

Dois arquivos com a mesma sintaxe mas só um funciona - Erro 500

Recommended Posts

Este erro está me deixando louco.

Estou desenvolvendo um sistema para uma imobiliaria. Porém o arquivo que envia os dados para a base dá erro 500.

Código:

<?php
include ("conexao.php");
$ref = $_POST['ref'];
$tipo = $_POST['tipo'];
$cidade = $_POST['cat'];
$bairro = $_POST['subcat'];
$endereco = $_POST['endereco'];
$valor = $_POST['valor'];
$descricao = $_POST['descricao'];
$quartos = $_POST['quartos'];
$suites = $_POST['suites'];
$banheiros = $_POST['banheiros'];
$vagas = $_POST['vagas'];
$condominio = $_POST['condominio'];
$portaria = $_POST['portaria'];
$metragem = $_POST['metragem'];
    $query = "INSERT INTO imoveis (ref, tipo, cidade, bairro, endereco, valor, descricao, quartos, suites, banheiros, vagas, condominio, portaria, metragem) VALUES ('$ref', '$tipo', '$cidade', '$bairro', '$endereco', '$valor', '$descricao', '$quartos', '$suites', '$banheiros', '$vagas', '$condominio', '$portaria', '$metragem')";
    $executar = mysqli_query ($conexao, $query);
        if ($executar) {
            echo "Registro inserido com sucesso!";
        } else {
        echo "Pau!";
        }
?>

 

Achei que fosse algo que fiz errado. Então criei uma tabela usuários e outro script simples só para teste.
Código:

<?php
$nome = "Peron";
$usuario = "Adminx";
$senha = "dslfks55";
include ("conexao.php");
    $query = "INSERT INTO usuarios (nome, usuario, senha) VALUES ('$nome', '$usuario', '$senha')";
    $executar = mysqli_query ($conexao, $query);
    if ($executar) {
    echo "ok!";
} else {
echo "Not ok!";
}
?>

Para meu espanto este código funciona e insere os dados.

Porque dá o tal erro 500 no código anterior? A sintaxe é exatamente igual.

Em anexo os prints das bases de dados.

tabela_imv.png

tabela_usu.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho que o erro seja de conexão pois ambos os scripts usam o mesmo arquivo conexão.php.

define('HOST', 'localhost');
define('USUARIO', 'root');
define('SENHA', 'Fzk1s6!5');
define('DB', 'imoveis');

$conexao = mysqli_connect(HOST, USUARIO, SENHA, DB) or die ('Não foi possível conectar');

Resolvi inserir trocar a última linha por linha neste arquivo:

$conexao = mysqli_connect(HOST, USUARIO, SENHA, DB) or die ("Não foi possível conectar: ".mysql_errno()." - ".mysql_error());

O problema persiste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erro 500 é um erro genérico respondido pelo servidor web.

Como você instalou seu ambiente de desenvolvimento? Para não exibir os erros do PHP de forma apropriada, me parece estar mal configurado.

 

Coloque isso na primeira linha do seu arquivo e veja se após executá-lo um arquivo de log é criado na pasta do seu projeto:

error_reporting(E_ALL);
ini_set('ignore_repeated_errors', TRUE);
ini_set('display_errors', TRUE);
ini_set('log_errors', TRUE);
ini_set('error_log', 'errors.log');

 

Se puder alterar essas diretivas diretamente no PHP.INI, seria melhor. Se o trecho acima fizer efeito no seu servidor, você deverá ter um arquivo errors.log criado após executar seu código.

 

Minha sugestão:

1 - Para o futuro, coloque na sua lista de estudos o Docker. Vai lhe permitir um melhor gerenciamento do seu ambiente. Para o momento, supondo que você esteja no Windows, sugiro que utilize o PHP/Mysql/Apache através de instaladores práticos como o xampp ou WampServer. Eles costumam trazer uma configuração mais pronta e de fácil manuseio.

 

2 - Não relacionado com o tópico, mas da forma como sua consulta está escrita no momento, está vulnerável a SQL injection. Recomendo que pesquise sobre prepared statements. É a forma correta de enviar instruções ao banco. Veja: https://websitebeaver.com/prepared-statements-in-php-mysqli-to-prevent-sql-injection

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/12/2022 at 10:11, Matheus Tavares disse:

Erro 500 é um erro genérico respondido pelo servidor web.

Como você instalou seu ambiente de desenvolvimento? Para não exibir os erros do PHP de forma apropriada, me parece estar mal configurado.

 

Coloque isso na primeira linha do seu arquivo e veja se após executá-lo um arquivo de log é criado na pasta do seu projeto:


error_reporting(E_ALL);
ini_set('ignore_repeated_errors', TRUE);
ini_set('display_errors', TRUE);
ini_set('log_errors', TRUE);
ini_set('error_log', 'errors.log');

 

Se puder alterar essas diretivas diretamente no PHP.INI, seria melhor. Se o trecho acima fizer efeito no seu servidor, você deverá ter um arquivo errors.log criado após executar seu código.

 

Minha sugestão:

1 - Para o futuro, coloque na sua lista de estudos o Docker. Vai lhe permitir um melhor gerenciamento do seu ambiente. Para o momento, supondo que você esteja no Windows, sugiro que utilize o PHP/Mysql/Apache através de instaladores práticos como o xampp ou WampServer. Eles costumam trazer uma configuração mais pronta e de fácil manuseio.

 

2 - Não relacionado com o tópico, mas da forma como sua consulta está escrita no momento, está vulnerável a SQL injection. Recomendo que pesquise sobre prepared statements. É a forma correta de enviar instruções ao banco. Veja: https://websitebeaver.com/prepared-statements-in-php-mysqli-to-prevent-sql-injection

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, chinesedg disse:

 

Estou com linux Mint Cinnamon 21 instalado no pc e com php, mySql e Apache instalados via terminal. Usava o Xampp mas começou a dar problema como apache que não estava iniciando. Vou sim colocar aqueles códigos que criam o arquivo de log para ter certeza do real problema. Posto aqui o que descobrir. Agradeço a todos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que eu vi com mais atenção, os dois arquivos usam sintaxes diferentes.

O primeiro é assim: $variavel=$_POST['variavel'];

O segundo é assim: $variavel="string";

O primeiro arquivo espera a chegada da informação. Para saber se a informação chegou onde deveria, eu vou lá atrás, e mudo o arquivo assim

<form method=post action=go.php><input name=variavel></form> e mudo para o método get, assim:

<form action=go.php><input name=variavel></form>

 

e depois do submit, eu vejo na barra de navegação  algo do tipo: http:go.php?variavel=123

 

Se você não gosta de mexer lá atrás, o jeito é mexer lá na frente assim:

if (isset($_POST['variavel'])){$variavel=$_POST['variavel'} else {echo "o banco de dados não aceita valores nulos, a menos que você dê um jeito de colocar explicitamente $variavel=null e o banco de tem que estar  autorizado para receber a constante null para o campo selecionado"; exit;}

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.