Ir para conteúdo
rogerblower

Query gravando dados duplicado

Recommended Posts

Estou tentando inserir esses dados no banco mysql mas esta gravando duplicado os dados.

a tabela é essa

 

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `atendi` (
  `id_atendimento` int NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `pacie_id` int NOT NULL,
  `agen_id` int NOT NULL,
  `data_atendimento` datetime NOT NULL,
  `num_dente` int NOT NULL,
  `obs` text NOT NULL,
  `valor` decimal(10,2) NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`id_atendimento`)
) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=5 DEFAULT CHARSET=utf32;

O formulario

 

 				<input type="hidden" name="pacie_id" id="num_dente" value="<?php echo $pacie_id ?>"/>
				<input type="hidden" name="id_agen" id="num_dente" value="<?php echo $id_agen ?>"/>
		
                <label>Nome: </label>
                <input type="text" name="num_dente[]" id="num_dente"/>

                <label>Obs: </label>
                <input type="text" name="obs[]" id="obs" placeholder="Obs" />
				
				<label>Valor </label>
                <input type="text" name="valor[]" id="valor" placeholder="R$" />

                <button type="button" onclick="adicionarCampo()"> + </button>
            </div>
        </div>

        <div class="form-group">
            <input type="submit" value="Cadastrar" name="Salvar" />
        </div>
    </form>

    <script src="js/custom.js"></script>

 

A consulta

 

		$pacie_id = $_GET['pacie_id'];
		$agen_id = $_GET['id_agen'];

		$dados = filter_input_array(INPUT_POST, FILTER_DEFAULT);

		if(!empty($dados['CadUsuario'])){
	
		foreach($dados['num_dente'] as $chave => $num_dente){

        $query_usuario = "INSERT INTO atendimento (pacie_id, agen_id, num_dente, obs, valor) VALUE (:pacie_id, :agen_id, :num_dente, :obs, :valor)";
        $cad_usuario = $pdo->prepare($query_usuario);
        $cad_usuario->bindParam(':pacie_id', $pacie_id);
		$cad_usuario->bindParam(':agen_id', $agen_id);
		$cad_usuario->bindParam(':num_dente', $dados['num_dente'][$chave]);
		$cad_usuario->bindParam(':obs', $dados['obs'][$chave]);
        $cad_usuario->bindParam(':valor', $dados['valor'][$chave]);
        $cad_usuario->execute();
		

 

E esse é o javascript do arquivo custom.js que  clicando no "+" ele adiciona mais um campo

var controleCampo = 1;
function adicionarCampo() {
	
    controleCampo++;
    //console.log(controleCampo);

    document.getElementById('formulario').insertAdjacentHTML('beforeend', '
	<div class="form-group" id="campo' + controleCampo + '">
	<label></label><input type="hidden" name="pacie_id" id="num_dente" value="<?php echo $pacie_id ?>"/>
	<label></label><input type="hidden" name="agen_id" id="num_dente" value="<?php echo $agen_id ?>"/>
	<label class="form-label">&nbsp;Dente:&nbsp;</label><input type="text" class="formcodac-text-input-dente" name="num_dente[]" id="num_dente" placeholder="Nº Dente" />
	<label class="form-label">&nbsp;Obs:&nbsp;</label><input type="text" class="formcodac-text-input-obs" name="obs[]" id="obs" placeholder="Observações required "/>
	<label class="form-label">&nbsp;Valor:&nbsp;</label><input type="text" class="formcodac-text-input-valor" name="valor[]" id="valor" placeholder="Valor required "/>
	&nbsp;<button class="btn btn-danger" type="button" id="' + controleCampo + '" onclick="removerCampo(' + controleCampo + ')"> X </button></div>');
}

function removerCampo(idCampo){
    //console.log("Campo remover: " + idCampo);
    document.getElementById('campo' + idCampo).remove();
}

Faz alguns dias que estou quebrando a cabeça e não consigo resolver...

Frank editei o post, tinha colocado o arquivo que estava testando, foi mal, se precisar de mais alguma coisa avise, obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua listagem é parcial, mas eu consegui improvisar alguma coisa. Eu não consigo é improvisar o botão + que você menciona na sua mensagem e nem a variável $dados[cad_atend] e $dados[num_roda]. Tem jeito de mostrar como eles aparecem no seu código?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Frank K Hosaka disse:

A sua listagem é parcial, mas eu consegui improvisar alguma coisa. Eu não consigo é improvisar o botão + que você menciona na sua mensagem e nem a variável $dados[cad_atend] e $dados[num_roda]. Tem jeito de mostrar como eles aparecem no seu código?

 

Editei o post Frank, a variável $dados[cad_atend] e $dados[num_roda] era testes, desconsidere, já não fazem mais parte do código

 

OS input  aparecem com um botão ao lado 

<button type="button" onclick="adicionarCampo()"> + </button>

Onde clicando ele repete a linha de inputs. e estes com um botão para excluir essa linha, que esta no js acima.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já estou usando a nova versão, mas estou enfrentando problema com o formulário. Desconfio que ele usa o método GET, logo o comando correto para pegar todos os dados é:

 

$dados = filter_input_array(INPUT_GET, FILTER_DEFAULT).

 

Mesmo assim, eu não consigo pegar o valor de $_GET['pacie_id'].

 

Eu desconfio que o problema está nos nomes dos campos, alguns você chama de "pacie_id" e outros de "obs[ ]". Não consigo enxergar o propósito de dar o nome simples a alguns campos <input> e nome de vetores para outros <input>. Para prosseguir no meu estudo, vou dar nome simples para todos <input>, e ver se consigo enxergar o propósito do código.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei o seu código JavaScript, usando esse código:

 

<?php $pacie_id=1; $agen_id=1 ?>
<script>
var controleCampo = 1;
function adicionarCampo() {
    controleCampo++;
    novocampo='<div id=campo' + controleCampo + '>'
    novocampo+='<input type=hidden name=pacie_id id=num_dente value=' + <?=$pacie_id?> + '>'
    novocampo+='<input type=hidden name=agen_id id=num_dente value=' + <?=$agen_id?> + '>'
    novocampo+='<Dente: <input name=num_dente >Obs: <input name=obs>Valor: <input name=valor>'
    novocampo+='<button onclick=removerCampo(' + controleCampo + ')> X </button></div>'
    formulario.insertAdjacentHTML('beforeend',novocampo)}
function removerCampo(idCampo){document.getElementById('campo' + idCampo).remove();}
</script>
<input type=submit value=teste onclick=adicionarCampo()>
<form id=formulario></form>

É um código interessante, ele duplica o formulário com os mesmos campos e com os mesmos nome.

O problema aqui é de lógica: se você já tem um formulário para cadastrar o dente, para que pedir para o JavaScript para duplicar o formulário?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

47 minutos atrás, Frank K Hosaka disse:

É um código interessante, ele duplica o formulário com os mesmos campos e com os mesmos nome.

O problema aqui é de lógica: se você já tem um formulário para cadastrar o dente, para que pedir para o JavaScript para duplicar o formulário?

 

Porque uma pessoa tem 32 dentes e o dentista pode fazer duas ou três restauração e cada dente tem um número

 

Cada dente tem um nº uma observação (o que foi feito) e um valor
Preciso que isso seja gravado no banco relacionando o pacie_id e o agen_id (paciente e agendamento), alguma sugestão melhor para atingir esse objetivo no código?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Odontologia não é a minha praia, mas eu suponho que no dia a dia a coisa é assim

 

João agenda para 22/03/2023 às 10 hs o implante do dente 14 de cima, o clareamento do dente 24 debaixo, a retirada do dente 13 de cima. O id_serviço do implante é 1, clareamento é 2 e retirada 3.

 

O formulário deveria contemplar uma única agenda, com um único cliente  e com vários serviços.

 

Nesse caso, precisamos de duas tabelas: a agenda (o id_agenda, data-hora, o id_cliente) e o serviço (id_agenda, id_serviço,id_dente)

 

Temos duas tarefas no  banco de dados

 

insert into tbagenda (horario,id_cliente) values ("2023-03-21 10:00",15) // 15 é o id do João.

 

Vamos supor que o id_agenda que foi criado nesse processo seria 115, assim podemos seguir assim

 

insert into tbservicosagendados (id_agenda, id_servico, id_dente) values (115,1,14C), (115,2,24B), (115,3,13C)

Ou seja, precisariamos de dois formulários, um para abrir a agenda, e outra para cadastrar os serviços para essa agenda.

Banco de dados é muito chato, para cada tipo de evento tem que ter um única tabela. Agenda é uma coisa. Cliente é outra coisa. Serviço é outra coisa. Cobrança é outra coisa. Mas quanto melhor você atribuir a responsabilidade de cada tabela melhor será produtivo a manutenção da informação.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Frank K Hosaka disse:

Temos duas tarefas no  banco de dados

 

insert into tbagenda (horario,id_cliente) values ("2023-03-21 10:00",15) // 15 é o id do João.

 

Vamos supor que o id_agenda que foi criado nesse processo seria 115, assim podemos seguir assim

 

insert into tbservicosagendados (id_agenda, id_servico, id_dente) values115,1,14C, (115,2,24B), (115,3,13C)

Ou seja, precisariamos de dois formulários, um para abrir a agenda, e outra para cadastrar os serviços para essa agenda.

 

Sim, mas o meu maior problema é o código estar gravando repetido com um submit ele repete os mesmo dados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema não está no código, o problema está no banco de dados, você precisa consertá-lo. Não adianta mexer no código, se o banco de dados não está preparado para receber as informações. Para tornar um banco de dados funcional você precisa aplicar o princípio da atomização da informação. Você não pode colocar o compromisso, o serviço e o valor do serviço numa só tabela, você tem que separar tudo, para depois ajuntar.

 

Um exemplo prático de atomização é esse daqui: João marcou consulta no dia 22. Logo a tabela agenda só pode ter apenas essa informação, não pode repetir tantas vezes para quantos dentes o João precisa tratar.

 

Caso você ache pouco prático esse tipo de enfoque, melhor largar o MySQL, o PHP, e trabalhar com o Microsoft Excel, o Excel aceita qualquer coisa.

 

Mas se você quiser apostar no banco de dados, aqui eu fiz um código bem básico que separa a agenda e os serviços prestados ao paciente:

 

<!--mysql 
    CREATE TABLE agenda (id int AUTO_INCREMENT, data date not null,
    paciente varchar(45) not null,  PRIMARY KEY (id)) 
    ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=1;
    CREATE TABLE servicos (id int AUTO_INCREMENT, id_agenda int not null, 
    servico varchar(45) not null, PRIMARY KEY (id)) 
    ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=1 -->
<?php $pdo=new PDO('mysql:host=localhost;dbname=astudy','root',''); ?>
<form>
    <div style="width:25%;margin:0 auto;margin-top:5%"><table>
    <tr><td><td>Agendamento
    <tr><td>Data:<td><input type=date name=data>
    <tr><td>Paciente:<td><input name=paciente>
    </table></div>
</form>
<?php
if(isset($_GET['id_agenda'])){
    $id_agenda=$_GET['id_agenda'];
    if(isset($_GET['limpeza'])){
        $stm=$pdo->prepare("insert into servicos (id_agenda,servico) values ($id_agenda,'limpeza')");
        $teste=$stm->execute();
        if(!$teste){echo "problema";exit;}}
    if(isset($_GET['obturação'])){
        $stm=$pdo->prepare("insert into servicos (id_agenda,servico) values ($id_agenda,'obturacao')");
        $stm->execute();}
    exit;} 
if(!isset($_GET['data'])){exit;}
$data=$_GET['data'];
$paciente=$_GET['paciente'];
$stm=$pdo->prepare("insert into agenda (data,paciente) values (?,?)");
$stm->execute([$data,$paciente]);
$id_agenda=$pdo->lastInsertId(); ?>
<form>
<div style="width:25%;margin:0 auto;margin-top:5%"><table>
    <tr><td>Escolha os serviços para o paciente <?=$paciente?>
    <tr><td><input type=checkbox name=limpeza>Limpeza
    <tr><td><input type=checkbox name=obturação>Obturação
    <input type=hidden name=id_agenda value=<?=$id_agenda?>>
    <tr><td><input type=submit>
    </table></div>
</form>

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.