Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alessandro

Webdesign ! Profissional ou Prostituto ?

Recommended Posts

leiam ...é muito interessante esta materia ...

Morte ao filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe!

Esta semana dei uma parada na minha vida fútil de trabalhador de férias pra olhar sites de empregos. Sabe como é, a vida ta difícil, tudo em crise... Bom, isto não vem ao caso. Já tinha entrado em alguns deles algumas poucas vezes, mas só pra dar uma olhada no design, como são organizados, estas coisas. Mas desta vez fui lá para dar uma olhada nas ofertas de emprego existentes para um webdesigner. O que encontrei? Uma mistura de show de horrores com filme B de humor negro.

Cheguei a triste conclusão que não são apenas as nossas mães, pais e tias que não sabem o que um designer faz da vida. Mas todo o mercado! Pelo menos não sabem o que um webdesigner faz! Exigência mínima de 4 a 5 anos de experiência, domínio absoluto de Page Maker (?), Corel Draw, Photoshop, Excel (!), ASP, DHTML, C++, Flash, Director, e entre outras exigências saber montar uma "home page para internet". Isto mesmo que você acabou de ler. "Home page para internet"! Era exatamente isto que estava escrito, com todas as letras (apenas sem as aspas)!

Jesus, onde estamos! Com o crescimento absurdo da internet no Brasil, o numero de sites em território nacional, como pode um mercado ainda ser tão amador e mal informado. Parece que mesmo passado os anos inicias do surgimento da internet, onde ninguém sabia direito como as coisas funcionavam, e o que cada profissional fazia, nada mudou na cabeça das pessoas. Elas continuam procurando por webdesigners com "domínio absoluto de programação" e uso de Page Maker!

E de quem é a culpa de tudo isto? De quem é a culpa desta ignorância com este trabalho que é ser um designer? Minha, sua, do seu chefe, do meu chefe, do raio do "designer global" que virou estrela de TV e vive dando entrevistas em talk shows, de todos nós! Não há divulgação do trabalho de um designer. Não falo de exposições, programas mostrando os trabalhos de hans donners da vida, mas sim da coisa mais simples e clara, explicar para todos o que nós designers fazemos no sentido mais claro da palavra "fazer".

Mas porque não há uma divulgação deste trabalho? Porque não se fala sobre isto? Porque assim como a OAB faz uma mega campanha com adesivos em carros escrito "Consulte sempre um advogado", anúncios em TV, jornais, outdoors, porque não se faz campanhas de divulgação do trabalho do designer, da necessidade de se ter um profissional qualificado e com bons conhecimentos para desenvolver o site de sua empresa, o logotipo da padaria da esquina, porque?

Porque não há uma entidade, uma associação organizada para isto? Mentira, que existem sim entidades, associações reconhecidas e bem intencionadas para defender estes profissionais. Este não é o motivo! Não entendo, juro que não entendo o porque disto. Às vezes tenho a impressão que não existem movimentos para defender os designer e seu trabalho porque nem muitos designers sabem suas próprias funções no mercado.

Ser designer ainda é visto no Brasil com um certo pé atrás. Ser webdesigner então! As pessoas passam a te olhar como se você fosse algo pior do que dançarina popozuda de grupo de axé. Claro! Qualquer ser que tenha conseguido colocar uma palavra com um link e três gifs animados numa pagina já sai gritando aos quatro ventos que fez um site e é webdesigner! Daí você vai fazer um orçamento de um trabalho e o cara te olha com cara de terror e solta um "Nossa, tudo isto! Mas o filho da vizinha da empregada da tia da minha mãe faz por R$20!".

Por isto lanço aqui uma campanha! Você designer, e principalmente webdesigner, explique, divulgue, defenda se trabalho! Defenda sua categoria! Cole no vidro do seu carro "Contrate sempre um designer! Não contrate o filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe!". Ou você pretende passar o resto da sua vida ouvindo sua mãe falar para as amigas dela que você, "trabalha com computador"

Imagem Postada

Matéria: Zupi / Roberto Bittencourt

Alessandro Novaes []s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

;) Disse tudo... sem comentários...Aliás, apenas um adendo: realmente não existe uma definição clara do que seja um webdesigner... É só olharmos os cursos de computação na esquina.... pessoas fazem cursos lá e já saem com o título de webdesigner, sem sequer saber fazer um botão...Também é útil´para os que contratam, pois, como o artigo diz, o sobrinho do filho da prima da mãe da vizinha "mexe com computador", e faz isso por "cenzinho.."Marcos Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opinião o que precisamos é de um ministério da informática, assim como o ministério da agriculura, da economia...e precisamos traduzir esse texto pros estrumes do planalto central entenderem e se conscientizarem. E todos sabem sabem como funciona, se for algum projeto que beneficie a burguesia e/ou os próprios "estrumes" eles aprovam sem ler documento nenhum! já vão logo assinando.. agora, pra aprovar um troço desses o projeto vai se arrastar por anos e anos...o que fazer então??1 - formar um grupo de fanáticos e perseguir e torturar todos os "filhos das vizinhas das empregadas das tias das nossas mães" ???2 - nos "prostituir" também ??.. ??

Compartilhar este post

Link para o post

Caras adorei a mensagem passada por nosso amigo!

Posso comentar como me sinto depois que le o texto acima...?

amigos, há 2 anos ganhei meu primeiro computador que é o que estou usando ate hoje, no inicio me sentia uma hacker so por que foi eu quem montei o computador ;) , consegui um emprego como operador de micro, nossa! passei 6 meses trabalhando, neste seis meses tinha acesso direto com a internet( conversas de bate papo e raramente uma pesquisa), um dia conversando com um amigo aqui da rua, p**** o cara desde pequeno que tem o dom das artes gráficas, ele é Design de um empresa aqui em Fortalza, ele me disse, cara po que tu não estuda e aprende programação para a net, puts :huh: ! Tá maluco? é muito dificil...resumindo...

Parei e estudei...

Mas a condição finançeira e cursos para burgues não me davam a oportunidade, estudei atraves da net...

Apenas com seis meses de estudos consegui descobrir o html, javascript, agora com quase 1 ano e meio to tentando ASP e Access, e ja desenvolvi alguns projetos simples:

-http://www.projetoresposta.kit.net

-http://www.derivahc.hpg.com.br

Vcs devem ter entendido....

Dificuldades e necessidades, ainda hoje tenho medo de pegar um projeto("sites") para montar, não me sinto bem em dizer que sou capacitado, se apenas o que tenho é a vontade de aprender e desenvolver..

A culpa é minha, é sua e deles também!

O ministerio da Informática, essa foi a melhor ideia que ja vi na internet!

Ythalo Rossy!

????

???

??

?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo... só quero dizer que um ministério de informatica adianta pra que? profissionais de TI , não para webdesigners , antes de ser webdesigner voce eh designer , voce faz faculdade , aprende conceitos e aplica até mesmo com um lapis e papel.se fosse criar algo teria que criar algo como um CREA , um sindicato dos designers que as pessoas que não fossem desse sindicato não poderiam exercer a função sem ter a carteirinha.eu posso medicar alguem sendo designer?mesma coisa um médico nao poderia criar uma arte pra alguem..isso é o que eu acho...abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Morte ao filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe! ....

Amigo... só quero dizer que um ministério de informatica adianta pra que? profissionais de TI , não para webdesigners , antes de ser webdesigner voce eh designer , voce faz faculdade , aprende conceitos e aplica até mesmo com um lapis e papel.

se fosse criar algo teria que criar algo como um CREA , um sindicato dos designers que as pessoas que não fossem desse sindicato não poderiam exercer a função sem ter a carteirinha.

eu posso medicar alguem sendo designer?

mesma coisa um médico nao poderia criar uma arte pra alguem..

As coisas mais sensatas que já li neste e em outros fóruns !

Compartilhar este post

Link para o post

p**** Alessandro, parabéns pela mensagem. Fazia uma cara que eu tava com isso intalado na curva direita do ventriculo supra renal retro retal!

Quando tive a ideia de começar a fazer sites eu assinava os sites assim: "Webmaster e webdesigner: EU, o rei da cocada preta com bolinhas da mesma cor". Depois, ouvindo minha mãe dizer pras amigas e parentes "Meu filho mexe com computador (exatamnte como você citou, pq os véio não entendem coisas sofisticadas) eu parei pra pensar no que eu "era". Aí eu vi que era um bosta que mal sabia fazer um site no Front Page (suuuuux) e me achava o tal. Parei de assinar sites!

OUTRA COISA MUITO BEM COLOCADA: A CULPA DE O MERCADO EXIGIR "WEBDESIGNERS" COM CONHECIMENTO ATÉ DE COMO CARNEAR O A BEZERRA DO FILHO DA VIZINHA DA EMPREGADA DA TIA DA SUA MÃE É, EM PARTE, DESSE BANDO DE IMBECIL (COMO EU ERA) QUE SAI POR AÍ FAZENDO SITES DE FRONT PAGE CHEIOS DE GIFS MALANIMADOS TIRADOS DA NET POR R$ 50. UMA VEZ FIQUEI SABENDO DE UM QUE FEZ UM SITE AJEITADO POR UMA BOLSA! SE OS EMPRESARIOS DAKI SABEM DISSO, A EMPRESA DE PUBLICIDADE DA MINHA CIDADE VAI A FALENCIA. TÁ NA HORA DE UM MINISTÉRIO DA TECNOLOGIA, SEI LÁ, QUE CUIDE NÃO SÓ DESSA "PIRATARIA" DE HOME PAGES DE INTERNET (HAHAHA) MAS TB DOS CRIMES DE DIREITOS AUTORAIS NA WEB, E OUTROS CRIMES DA WWW. CHEGA DESSA p**** QUE CHAMAM DE "INTERNET BRASILEIRA". DO JEITO QUE TÁ, OS WEBDESIGNER E MASTERS VÃO TUDO SE FUDE!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa eu tinha visto aqui no forum antigo do imasters!Mas que eh buxa é! :D

Compartilhar este post

Link para o post

A conscientização é o primeiro passo para a mudança!Quem sabe não sai daqui o embrião de um "CNII" ou coisa parecida? (CNII = Conselho Nacional de Informática e Internet) ... e suas regionais, a exemplo do CREA, OAB, CRM, etc.?Não basta se indignar!Deve-se agir e, principalmente, participar!

Compartilhar este post

Link para o post

Sem comentários é isso aqui em cima; se há profissionais não indoutos (penso que nessa situação é verdadeira) trabalhando por pouca coisa, algo está errado.É necessário que alguem tome uma primeira iniciativa.Vamos ver quem.

Não basta se indignar!Deve-se agir e, principalmente, participar!

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade tygra! É o que mais vejo por aí. O cara diz:"sou webdesign e trabalho com webdesigner"será o fim do mundo?

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse a tygra, se o profissional entende de desenho industrial e diagramação ele já possue o passaporte pra ser um bom web designer.. mas infelizmente não é a realidade.

Vou me citar como exemplo:

A muito tempo eu fiz um cursinho porcaria de web design, que me introduziu basicamente no ramo. Depois com certa experiencia tentei outro curso que infelizmente não deu certo pois o professor sabia tão quanto, ou até menos q os proprios alunos. Considero q não foi tempo perdido, mas poderia ser muito melhor.

Hoje tenho muito interesse em teoria de design, mas o mercado me direcionou para a programação web e acabo gastando meu tempo programando e aprendendo a programar.

Mostrando resumidamente meu lado profissonal, chego a conclusão que infelizmente não sou web designer (pq não tenho faculdade) e não sou um desenvolvedor web (pq tbm não tenho faculdade), embora tenha investido pra isso. Eu sou basicamente o filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe aperfeiçoado.

Garota bonita desemprega é MODELO e garoto (todos são feios) desempregado é WEB DESIGNER.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou basicamente o filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe aperfeiçoado.

essa foi boa Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

putz.. mas depois de ler alguns kras q sabem falar q não são nada aqui... eu tenho q admitir:

eu não sou o o filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe, eu sou o tio do primo da tia do q é filho primo do filho do pai do filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe............ Imagem Postada

e eu me achando o tal pq consegui fazer uns sitezinhos por aí.... eu nem faço idéia do q seja diagramação ou desenho industrial... Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

é meu isso q os caras daqui tem q se ligar - q nao é pq sabe abrir o dream e fazer um layout qualquer no fire q pode ja se entitular web designer Imagem Postada

concordo... e tbm naum adianta ser formado em publicidade e o #@?$%~ a quatro se não sabe nem mexer direito no dreamweaver, muito menos entender uma estrutura de um site.

Nem tudo eh inspiração!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro q você naum entendeu meu reply dona tygra!citei publicidade como exemplo, mas vamos supor q o #@?$%~ a quatro seja um curso técnico de desenho .. q seja...Eu quis dizer que o kra pode ser o fera em design, etc mas quase nenhuma faculdade vai ensinar a ele como funciona a internet.. a parte massante.... como eu disse: nem tudo é somente arte...quem trabalha com programação web, sabe do q eu estou falando...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o que você disse, mas na emergencia.. na falta de emprego.. ter um conhecimento extra não faz mal a ninguem, afinal você pode ganhar pelos 2 serviços ..

Compartilhar este post

Link para o post

se o filho da vizinha da empregada da tia da sua mãe!, faz documentos em htm, com algumas figuras, é pq é fácil de fazer...e qualque zé mané faz...aí que que está o problema.....já me fodi muito com isso, o que eu fiz....lancei um plano de "RECICLAGEM DE SITES"daí sim vira.....dá para ganhar dinheiro com os filhos das visinhas da empregada da tia da sua mãe.....Se você é um bom profissional, faz uma coisa diferente da deles, com certeza vai ter muito espaço no mercado...ofereça a solução, quando você forem visitar clientes, levem serviços feitos por você, mostre a sua diferença, mostre que você é um web designer...obs:.Nunca deixe seus sites ás moscas, sempre esteja em contado com o cliente, sempre mostre interesse que você está preocupado em promover o negócio do seu cliente, com certeza o filho dad..........não faz issovaleu!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.