Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mistures

[Resolvido] Mercado e salário do web designer

Recommended Posts

Mercado de trabalho

 

A demanda de procura por profissionais da área que já foi maior, mas ainda é elevada. Um web designer hoje dificilmente fica desempregado, sendo ele pleno ou sênior. Entretanto, tantas vagas não traduzem a qualidade das vagas abertas, a grande maioria são pequenas e médias empresas que normalmente valorizam pouco o funcionário. Muitas vezes exigem que o futuro funcionário saiba de diversas linguagens de programação, muitos softwares, longo período de experiência e remuneram o profissional abaixo do esperado. Esta desvalorização se dá pelo fato da área ser nova para muitas empresas que ainda pensam em quadrado.

 

Mas existe salvação, não são todas, se o profissional for realmente bom e não apenas conhecedor de ferramentas há uma boa vaga esperando por ele. Grande parte dos web designers tem vontade de trabalhar em agências de publicidade, isso se dá pelo fato de que se paga melhor e o trabalho tem maior visibilidade, ou seja, propagandas de grandes marcas.

As possibilidades de trabalhos são:

 

Empresas (desde agências de publicidade a jornais)

Freelance

Governo

 

Antes mesmo de começar a procurar um emprego, a maioria das empresas exigem portfólio. Mas como ter um portfólio se ainda nem comecei a trabalhar? Esta pergunta vem a mente de muitos jovens antes mesmo de saber do que se trata.

 

O portfólio é onde seus melhores ou todos trabalhos se encontrarão, seja ele no seu próprio domínio comprado ou em sites que fazem isso sem cobrar. Adquirir o próprio domínio demonstra ao futuro cliente ou empregador que o profissional investe no próprio trabalho, mas não necessariamente ter o próprio domínio garantirá um bom emprego. Existem três maneiras de sair desta falta de portfolio:

 

Fazer trabalhos freelance para clientes particulares

Realizar projetos fictícios apenas para demonstrar que na prática você se vira bem

Procurar um estágio.

 

Para quem está estagiando, esta é a época de aprender na prática e testar a teoria aprendida, ou seja, arrisque. Os trabalhos freelance são como autônomos, o profissional de web desenvolve um pequeno projeto para uma pessoa física ou empresa.

 

Devido ao amplo campos da Internet, as possibilidades de emprego são várias, seguem algumas:

 

Arquiteto da Informação

Gerente de Conteúdo

Diretor de Arte Online

Arte-Finalista

Gerente de Projeto

entre outros…

 

Quanto ganha um web designer?

 

Todos os valores aqui citados são de uma pesquisa de várias pessoas que se dispuseram a revelar seu salário mensal. Estes valores são referentes as grandes metrópoles do Brasil, ou seja, São Paulo e Rio de Janeiro. Não é oferecido aqui salário de programadores, apesar de serem cargos que trabalham bem próximo um do outro.

 

Estagiário

R$ 500 a R$1.100

 

Web designer Jr.

Tem pouca experiência:

R$ 800 a R$ 1.500

 

Web designer pleno.

Tem uma boa bagagem e conhece algumas coisas a fundo:

R$ 1.500 a R$ 2.200

 

Web designer senior.

Tem bastante experiência e/ou programa bem:

R$ 2.000 a R$ 4.000

 

Dica: O que faz um bom profissional é o estudo e expediência prática, saber fazer super efeitos em photoshop não. Não seja dependente da ferramenta(photoshop), utilize-a a seu favor.

 

Fonte: Mistures.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dica: O que faz um bom profissional é o estudo e expediência prática, saber fazer super efeitos em photoshop não. Não seja dependente da ferramenta(photoshop), utilize-a a seu favor.

 

Isso eu concordo plenamente, as pessoas tem o péssimo hábito de se apegarem a ferramentas, como se a ferramenta tornasse um bom profissional, a ferramenta apenas ajuda no trabalho. Quando comecei a estudar web só via coisas relacionadas a Dreamweaver e fiz um curso de Java para web que o professor que iria dar aula de front-end criticou esse hábito de tudo ser dreamweaver e que um bom profissional pode fazer no bloco de notas sem nenhum problema e decidir a partir dai nunca se preso a ferramenta. Hoje eu tenho uma preferancia pelo desenvolvimente front-end e back-end com PHP usando o Netbeans, mas não dependo dele para isso, muitas vezes abro o gedit no linux, que seria o equivalente ao Notepad++ do windows e mexo nas funções PHP ou Javascricpt e nos CSS's normalmente, até porque nem sempre vou ter o netbeans ou Dreamweaver ou Photoshop instalado ou versão portátil no pendrive. No caso eu uso como ferramenta de imagem o GIMP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ahhh é interessante mesmo não se prender demais nas "ferramentas". Contudo, penso eu que, um dos problemas de ficarmos presos demais ao dreamheaver, é que muitas escolas ensinam APENAS a usar o Dreamheaver.

 

O uso pleno dele é horrivel. O código fica super poluido. Para terem uma noção, uma página que montei usando totalmente o DW, deu mais de 1500 linhas. Quando aprendi a utilizar mais o códg. a página caiu para 500 linhas.

 

Por outro lado, o uso do editor de codigo dele eu acho muito importante na era da pressa de hoje. Eu até sei mexer sem ele em algumas coisas e gostaria de aprender mais, porém o quesito pressa vence. Talvez se eu for trabalhar um dia numa empresa sem DW eu enfrentaria graves dificuldades, mas para uso particular, acho uma ferramente essencial. É praticamente um martelo na mão de um carpinteiro :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.