Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Marcondes

Afinal, pra server o Singleton?

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho uma dúvida que está me embaralhando a cabeça.

 

Estou aprendendo (tentando aprender) Singleton.

Quando leio na internet sobre o padrão Singleton, todos falam que apenas uma instância daquele determinado objeto vai estar disponível em TODA a aplicação.

Certo, então, por exemplo, se eu possuir uma conexão de banco de dados usando singleton, essa mesma conexão vai ser usada na minha aplicação, certo?

Para falar a verdade agora não sei...

 

Porque, afinal, para um objeto refenciando uma conexão com o banco de dados retornar sempre a mesma conexão, este objeto deveria ser statefull, certo? Pois ele deveria armazenar na memória o valor da conexão em uma variável estática e sempre retornar a mesma conexão, sem tentar abrir outra, MESMO QUE O USUÁRIO MUDE DE PÁGINA, O QUE OCASIONARIA O RECARREGAMENTO DA MESMA, certo?

 

Então para testar isso, incrementei uma classe de teste encontrei na net para ver se eu conseguia verificar essa característica (tirei o exemplo de .http://rubsphp.blogs...09/12/self.html)

 

A idéia é que, toda vez que eu recarregue a página, um valor seja incrementado na classe, mas não é o que está ocorrendo.

 

eis o código:

 


<?php
ini_set('display_errors', 1);
error_reporting(E_ALL | E_STRICT);

class teste_singleton {
   private static $instancia = null;
   private static $numero;

   /**
	* Construtor privado
	*/
   private function __construct() {
       self::$numero++;
   }

   /**
	* Nao permitir clonagem
	*/
   public function __clone() {
       throw new Exception('Singleton nao permite clonagem');
   }

   /**
	* Devolve uma instancia singleton da classe corrente
	* @return teste_singleton
	*/
   public static function get_instancia() {
       if (self::$instancia === null) {
           self::$instancia = new self();
       }