Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elektra

Instalação da Seasonic 520 no Thermaltake Spedo?

Recommended Posts

Após 5 horas de montagem (R$ 400), sugestão minha para remover 2 coolers traseiros do gabinete para posicionar um Corsair H100, bios sem reconhecer um componente, fiquei em dúvida quanto a instalação correta da fonte - (ficou invertida). O técnico retorna na 2ª feira.

 

Por favor, orientação adequada será muito bem vinda. Demorei pra montar essa config, louca pra ver funfando!

 

Situação atual:

 

w5n1.jpg

 

fizr.jpg

 

 

 

Abraços :kiss:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte ficou invertida. O cooler dela deve estar apontado para o chão, para o ar quente sair direto para o exterior do gabinete.

 

Sobre o H100, não tem espaço na parte superior do gabinete? Esses coolers refrigerados são indicados para a parte superior, para além de refrigerar o processador, o ar gelado, que se formar ao redor dele, descer pelo gabinete (princípio do ar condicionado/ar gelado).

 

 

Na parte superior.

 

HUxtV.jpg

 

 

Não lembro se esse projeto da Seasonic não trabalha com o cooler desligado até certa temperatura/carga. No meu caso, TX 650 (também projeto da Seasonic), ainda não vi/ouvi o cooler ligar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Gabriel, obrigada.

 

Tinha lido sobre o Spedo faz algum tempo quanto a saída de ar da fonte pela parte inferior, há uma grade para isso, mas fui conferir. Também encontrei ontem no YouTube um case, a posição do H100 idem a sugestão que fiz ao técnico. Na parte superior há um cooler grande, na traseira ao remover os originais a fixação ficou perfeita.

 

O gabinete tem partições que 'isolam' os componentes para auxiliar a refrigeração, mas não é tão simples de lidar. Por enquanto ainda está tudo aberto e os cabos sem organização, teste inicial. A fonte veio sem um cabo, tive que retirar do PC antigo, o técnico ficou de trazer da empresa sem custos. Por garantia, vou passar na Digímer agora a tarde e ver isso.

 

htpw.jpg

 

O técnico é recomendado há anos pela Digímer aos clientes, senti necessidade de alguma segurança.

 

Postei também no CH e baixei um vídeo da Thermaltake sobre o Spedo.

 

 

ps: instalei ontem a GeForce 480 (que você me auxiliou na compatibilidade) no Core2Duo, já não preciso mais dar solavancos ou um tapa certeiro para ouvir o bip, tá beleza ... afff, que alívio, kkkk

Como o serviço tava demorando (e meu dindin não dá em árvores), eu mesma troquei. Foi bom tem alguém por perto, só ficou ok após trocar o cabo do monitor.

 

Abs :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o cabo, é o de energia? Esses nunca vêm mesmo xD

Uma coisa que eu não consegui organizar bem, foram os cabos da fonte. Ela tem muitos cabos, eu tive de tirar uma das bandejas dos HDs (a inferior) e prendi os cabos lá na frente do gabinete (quando eu chegar em casa, eu mando uma foto). A distribuição e tamanho do meu gabinete (Corsair Carbide 500R) é similar ao seu.

Algo que você terá que verificar, é se o H100 também envia o ar para fora do gabinete (nunca vi um pessoalmente, então não sei dizer). Pois caso ele não enviar, pode ser que o ar fique "estagnado" no canto, superior do gabinete. Isso por causa do fluxo natural do ar. Entrando pela frente e lateral do gabinete, é mais propenso a sair pela parte traseira.


Fluxo_de_ar_gabinete.jpg

 

Mas também há o detalhe do spedo ser um pouco mais alto que o carbide (mais ou menos 10 cm.), e ter um grande fan na parte superior, acho que não terá problemas.

 

Problema que eu não suporte mais é poeira. Toda semana tenho que limpar os filtros de ar... isso que eu moro no centro da cidade ¬¬

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal essa imagem do fluxo de ar.

 

O H100 puxa o ar, ele testou com uma tira de papel dentro do gabinete. Não lembro certo, mas colocou a mão pra ver a saída, vou observar isso.

 

Quanto ao cabo, li no CH, os colegas que auxiliam na seção de fontes são ótimos, só que mal lêem o que se pergunta e quase nunca dão retorno. Como comprei a fonte faz tempo, nem lembrava mais disso.

 

Também esqueci de carregar o Nobreak, vou fazer isso hoje.

 

Falta instalar o NTXZ Sentry 2 e conectar o Clamper.

 

Decidi manter o cooler frontal com led vermelho mesmo, é bem silencioso. Não faço o gênero gamer, porém ficou bacana. O Cougar Vortex fica de reserva.

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele puxa o ar interno então pode ficar tranquila. A única dúvida que eu tinha quanto a fonte, era sobre o padrão de retrocompatibilidade do padrão EPS12V V2.92 para o ATX12V v2.31. Minha atual mobo é de "quatro pinos". As mobos mais atuais são oito e eu queria uma fonte para durar a troca de mobo.

 

Além do mais, tive que trocar todos os cabos por causa do filtro clamper. É padrão novo e os cabos eram do padrão antigo.

 

O meu gabinite é com luz branca, mas eu sempre deixo desligada as luzes. Eu ainda tenho que ver o combo processador + mobo + memória. Mas nessa brincadeira eu estimo que vai entre R$ 1200,00 e R$ 1500,00. Não gostaria de gastar isso no momento, nem que sejam em suaves prestações a se "perder de vista no horizonte".

 

Falando em clamper, vou enviar o meu para o suporte. Está dando um problema estranho ao ligar a linha telefônica no filtro. A luz, indicadora de terra começa a piscar e fazer barulho de ligar e desligar. Além disso, a adsl não conecta. Não reconhece o sinal dsl.

 

Conversei com um técnico e ele me comentou que isso não é normal. Eles mandaram o sedex de logística reversa já, mas não consegui "embrulhar" o pacote. Os correios daqui não tem embalagem (que era pra ser fornecida). Alias, achei o suporte deles, num primeiro momento, muito bom.



Outro detalhe, a troca da fonte me proporcionou uma "baita" (bem gaudéria mesmo) redução na conta de energia, em torno de 20%. Visto que não mudei hábitos e meu pc sempre fica ligado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte do Core2Duo é uma Akasa 500W, nenhuma maravilha do universo, e nunca deu problema em quase 7 anos de uso.

 

Agora, informar para os 'ninjas' do CH e ainda que estava ligada a um nobreak(shortbreak, ao gosto do expert) e módulo isolador é pedir pra levar pedrada kkkkk. O nobreak de 700 VA foi pro lixo há mais de ano, mesmo depois de mudar a fiação do ap continuo usando o módulo isolador sem constrangimento.

 

O i7 vou conectar no nobreak de 1400 VA e Clamper. Agradeço a informação, bom saber que a empresa respeita o consumidor.

 

Uma boa enrolada em plástico bolha e uma caixa de papelão grosso não resolve? Lembro que recebi o produto quase afogado em uma tonelada de polímero.

 

Fui na Digímer e comprei o cabo para a fonte, noutra loja, um suporte pro nobreak (plástico com rodinhas), espero que aguente o peso até eu arrumar coisa melhor. Meu ap é terreo, problema com unidade, nada de ficar direto no chão, tb facilita a limpeza. A gambi com o carrinho de malas no canto da mesa ficou estranho, é forte e tal, mas bem melhor posicionar embaixo da mesa.

 

 

Cacildis, 20% de redução na conta não é pouca coisa. Deixa o Faller ler isso que não dá mais sossego pra ninguém.

 

ps: desmontei a Radeon, até não tinha tanto pó, nem se compara a cavocada anterior que fiz com cotonete e pincel que removeu umas bolas pretas. Tava na hora de trocar a VGA mesmo.

 

rjh6.jpg

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte Akasa 520w é o mesmo projeto da Seasonic, alias, é desenvolvida pela Seasonic, além de poder ser o mesmo que essa sua da Seasonic. A Akasa 500w eu já não sei ao certo. Algumas da Akasa tiveram uma má reputação.

Eu evito falar assuntos muito técnicos pois nem de longe é minha área. Nem sabia dessa diferença de nobreal/shortbreak LOL.

Eu ainda tenho ambas as caixas, do produto e do frete, mas não tenho mais os polímeros. Por causa dos meus horários de trabalho, é um tanto complicado ir comprar, tentearei ir hoje a tarde.

Sobre as imagens que fiquei de te mandar:

 

Gabinete como um todo, ele ainda está "clean", de equipamentos, mas a poeira não aparecia a "olho nu"... =(

dtwf.jpg

 

 

Os cabos que sobraram

 

tvu7.jpg

 

 

 

Sobre os 20%, eu troquei a fonte e removi o estabilizador. Não possuo muitos eletrodomésticos e, além da geladeira, só o computador fica sempre ligado. Creio que no final do ano, eu pago o valor da fonte nova. Esse mês deu muito baixo o valor da conta, seria menos da metade do que eu pagava, mas foi por ter ficado umas duas semanas fora de casa, já nos outros dois meses, foram exatamente a mesma redução de energia. De média de R$ 105,00 - R$ 115,00 caiu para R$ 80,00 e R$ 85,00.

 

Sobre a poeira, o pior de todos, é o fan de 200mm da lateral. Esse acumula muita poeira, eu limpo ele de vez em quando. O frontal não consegui limpar ainda. Também olhei o fan da fonte, ele ainda não ligou, não tem nada de poeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, dormir essa noite foi quase missão impossível, no máximo umas 2 horas, confesso que estou preocupada com o tempo de montagem, fonte invertida, bios sem reconhecer um componente e tal. O cara é uma pessoa tranquila, disse que já lecionou no Senac e faz treinamento de outros funcionários na empresa que trabalha.

 

Entrei em contato com a Hardstore para obter sugestão de um outro técnico e estou aguardando ligação da Digìmer, vou falar com o vendedor de confiança que sempre me auxilia. O atual previu mais uma hora de montagem, vamos ver se dá conta, volta hoje as 15 hs.

 

Não moro no centro, o que facilita um pouco é meu ap ficar há uma quadra de avenida com corredor de ônibus, bastante movimento sem engarrafar, tem pó também.

 

O que falta você instalar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual componente que a bios não reconhece? A primeira vez que você comentou "bios não reconhecer um componente", eu imaginei o outro sentido de b.i.o.s., aquele mais "humorado".

 

Na verdade, eu já instalei tudo, agora é só upgrade:

- Mobo;

- Processador;

- Memória ram.

 

Eu ainda tenho um blower para o gabinete guardado, caso necessitar de mais ventilação, o que eu acho que será desnecessário.

 

O que sobrar desse atual pc, vou montar um para o meu pai, que as peças do meu, apesar de cinco anos de uso, ainda é uma excelente máquina (Proc. Core2Duo E7300, Mobo Asus P5N-D, 3GB de Ram) só preciso comprar uma fonte nova, gabinete e uma placa de video meia boca (fonte e gabinete antigos são muito ruins... placa de video eu preciso pois a mobo foi é toda off, não tem vga integrada).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Core2Duo 2.4 dá umas travadas quando o KIS 2013 tá escaneando e estou com meus Adobes e navegador abertos, fora isso funfa beleza, em maio fecha 7 anos, só troquei a frequência e capacidade dos módulos de memória, bateria de litium e agora a VGA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas, o técnico ligou avisando que ia atrasar, conversei sobre a fonte, montagem do gabinete, se ele havia conferido os detalhes e tal.

 

Ao comentar que fiquei em dúvida e pesquisei o assunto, ele insistiu que instalou a fonte corretamente, fazia parte da arquitetura do gabinete, traria folhetos pra mostrar.

 

Havia informado sobre a análise do CH para aquisição do Spedo, cases no YouTube, que postava em fóruns para obter orientações, e nada. Acho que nunca tinha visto um Sentry. Fica osso né!!! Alguma dificuldade é natural, ler um manual faz parte, mas tem limites.

 

Consegui suspender o serviço, disse que precisava confirmar, mas honestamente não penso em marcar horário novamente. Isso me trouxe um alívio danado, a noite foi bem sofrida.

 

Vou procurar um técnico mais acostumado a montar PCs para gamers, com config pesada. Preciso sentir segurança.

 

Lembrei de um colega do curso de AS3, publicitário e designer gráfico, trabalha com After, Photoshop, etc, talvez saiba indicar alguém de confiança. A Hardstore me passou o fone de um cara, falta confirmar se é habituado ao que preciso, ver preço, tempo necessário pra os ajustes e montagem correta do Spedo.

 

Felizmente não tenho urgência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é mais "orgulho" dele do que falta de experiência. Pois é raro alguém, em ambiente profissional, perante o cliente, admitir que errou. Talvez pelo conhecimento dos gabinetes antigos, ele acredite que o fan da fonte deve ficar apontado para dentro do gabinete. Além do que, jogar diretamente pro exterior do gabinet, todo o ar quente, é bem mais indicado.

 

Eu que nem sou tão experiente em montagem de computadores, não levei mais que quinze minutos "estudando" os componentes e em torno de quarenta montando o pc inteiro.

 

A única coisa que eu tive que fazer, pra terminar de vez a montagem, foi inverter (girar 180º) o fan de 200mm da lateral, pois na placa mãe eu possuia livre ainda duas conexões de cooler (uma na parte superior, ao lado do processador, e outra na parte inferior, ao lado das conexões USB). A que o cabo do cooler alcançava (inferior, ao lado do USB) possui dois pinos em ambas as laterais, que impedia a conexão do cabo do cooler. Invertendo o fan, o cabo alcançava em outra conexão (próximo do processador) que não tinha o mesmo problema.

 

O que era "novidade" pra mim, foram as bandejas do HD e de CD/DVD, que dispensavam parafusos e as tomadas e conexões frontais, pois até então, tinham que ser ligadas diretamente na mobo. Nesse gabinete, era tudo integrado em conexões maiores, para facilitar a montagem.

 

No mais era tudo padrão, já tinha feito a limpeza do cooler do processador, usado pasta térmica, remoção/limpeza das memórias, conexão da VGA. No final de tudo, tive que trocar os cabos SATA pelos modelos em "L", pra não drobar o cabo na lateral do gabinete e arranjar um local pra colocar todos os cabos que sobraram da fonte. Infelizmente, o modelo TX 650M (modular) não é fabricado pela Seasonic e sim pela CWT (pelo menos foi o que me informaram). Como seasonic é mais recomendada... preferi sofrer pelos cabos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei falho não perguntar a config antes de marcar a visita, comentei isso com ele.

 

Fica bem elegante dar uma pesquisada antes. Ninguém sabe tudo e os padrões mudam, estar informado faz parte da profissão.

 

 

 

O tempo de montagem é em torno de 2:30 hs, que levasse um pouco mais, tudo bem. Mas 5 horas, com previsão de mais 1 para conclusão, e claro que eu gostaria de algum tempo para perguntar sobre os cuidados com a manutenção e outros itens indispensáveis. Vai somando a R$ 80 a hora.

 

Os colegas do CH detonaram geral a situação e a maioria 'se vira' por conta na montagem.

 

Na boa, não é hora de me preocupar com o orgulho do cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu aprendi, que a relação realidade x fórum são quase que universos diferentes e paralelos.

 

Falando como programador, sobre programadores, dos que eu conheci pessoalmente, poucos são bons. E eu vejo da mesma forma com qualquer área de trabalho, principalmente de TI. E o motivo deles (CH) se virarem, é que são poucos dentre muitos, assim como é o nosso fórum.

 

Por curiosidade, acabei procurando seu tópico lá, para ler o que eles responderam e sempre confirma o que eu acho (deu vontade de parar de ler quando questionaram a compra do gabinete, assunto irrelevante ao questionamento). Que para uma boa comparação, seria você pedir ajuda sobre Flash, e lhe mandarem fazer em canvas por algum motivo qualquer/banal (o que são mercados concorrentes).

O fato de ser por orgulho, ou não, não diminui a culpa pelo erro, acho até que a aumenta.

 

O que não quero é me fixar é sobre o técnico, e sim sobre seus questionamentos/problemas quanto a montagem. Decidir se usa o mesmo técnico ou muda, é decisão sua, baseado nos problemas encontrados/sofridos, a qual já está tomada. Sobre o valor, o ténico ia até a sua casa?

 

Outro detalhe, não consegui entender ainda qual o componente que não é reconhecido pela bios? Algum sucesso quanto ao novo técnico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No CH não dá pra levar na ponta da faca, tem quem gosta de parecer mais do que é, mas também tive gente boa dando uma mão.

 

Sim, a montagem estava sendo feita aqui em casa. Nem o técnico sabia no momento o que não estava sendo reconhecido pela bios, isso ia ficar pra a próxima visita. Perguntei quanto ao particionamento do HD (2TB), quero apenas o Win7 64 numa, meus Adobes e arquivos pessoais em outra, um certo vacilo na resposta. Falei sobre isso com o funcionário da Hardstore, foi bem mais eficiente.

 

Enviei uma mensagem pelo Face ao meu colega, faz freelas, é bem ocupado .

 

Hoje nem vou pensar nisso, vou escolher outro com calma.

Quero conversar antes, pra sacar o nível de conhecimento e ter uma previsão do tempo necessário para concluir a montagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa estar caindo no tópico de para-quedas mas ...

 

Hoje em dia, técnico bom não tá fácil.

 

Tive problema há cerca de dois anos, problemas com minha máquina, que deu problema na BIOS, e levei em uma loja para manutenção para trocarem a peça e verificar qual o defeito, sendo que era bem óbvio que seria processador ou fonte, mais tinha que ter certeza, tinha que pagar um frete (no valor de R$44,50) e não podia ficar no prejuízo !

 

Então levei na loja em uma Sexta Feira, feriando, comércio funcionava até 12:00 , e tudo bem, na terça feira da outra semana, liguei lá e falei com a atendente, e falaram que estava analisando !

Quarta feira compareci ao local (4 quadras de minha casa) e pra minha surpresa ..... Minha máquina tava na prateleira, sem sequer ter tirado algum parafuso ...

 

O técnico me chamou e desmontou na hora, fez teste de ligar sem as memórias, HD, Drive ... e nada, mesmo problema !

 

Ok, isso era 12:00 de quarta, e na quinta, as 15:00 compareci novamente e o técnico me deu a grosseira desculpa ..

 

(Para melhor entendimento, trabalho em uma loja/oficina mecânica automotiva) e ele disse...

Rafael, é um computador com peças todas importadas (configuração da assinatura) e é a mesma coisa que na sua oficina, se chegar um carro importado, você vai ter que esperar a peça chegar para fazer o reparo, não é ?

 

Ok, engoli essa, com um seco "é mesmo" e pedi para que me desse a resposta até a Sexta feira, próximo dia e ele confirmou, que ia procurar uma Mobo para testes e me daria as respostas ...

 

No outro dia, ele falou que não tinha conseguido uma mobo para teste com seus colegas, e pedi pra ele confirmar com o Dono da loja, se tinha a possibilidade dele conseguir a peça para teste e, dessa vez, foi difícil engolir

 

Dono da loja: Não compensa eu pedir a peça do seu computador sendo que não tem utilidade nem saída pra mim, se eu for pedir uma peça de preço tão alto assim só para testar em seu computador, eu vou falir !

 

Então eu fui embora, e no Sabado de manhã, liguei lá e pedi uma opnião, e sendo assim, nada previsto, pedi a montagem dos componentes pois ia buscar a máquina exatamente as 12:00 de Segunda Feira !

Cheguei na loja e .... quem disse que tava montado, ai um cara lá montou, a fonte invertida ..., Placa de Vídeo na minha mão por que ele não montou .... e Placa de Rede também sem montar ... e fiz questão de pedir até os parafusos originais do Gabinete, afinal, ..

 

Ai que chego em casa, vou desmontar o processador, tiro o Cooler e vejo aquele tanto de pasta térmica espalhada ... até pra fora do Processador... e tiro o processador .... uma pequena mancha de pasta térmica e no total, 5 pinos do processador tortos, mandei para a Garantia, mais ai deu Dano Físico, média de 500,00 reais de Prejuízo por um serviço mal feito !

 

Sendo que em uma das vezes que cheguei lá, vi minha VGA em cima de outro computador e minha fonte em meio a outras aparentemente queimadas .....

 

Enfim, Elektra, pesquise bem, sei que você não esta levando em alguma loja para montagem, fique de olho aberto, exija conhecimento do técnico, evite futuras dores de cabeça !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Rafael.

 

Não tenho foco nem tempo para me aprofundar no estudo de hardware. Fico satisfeita em poder me virar com cuidados básicos indispensáveis, formatar, trocar módulos/bateria, limpeza e tal.

 

Cada um na sua praia, mas também não tenho preguiça em pesquisar/perguntar humildemente aquilo que não sei para ter segurança.

 

Sei o quanto custou montar essa config, não dá pra bobear né, estou bem longe de ser endinheirada.

 

Não foi tão fácil aguentar tranquilamente 5 horas de montagem, observar falta de afinidade com gabinete/ water cooler/Sentry2/instalação da fonte e ter de pagar por isso. Imprevistos são aceitáveis, mas a casa do cliente não é local de curso particular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei a montagem de cada componente que você mencionou e exceto o Sentry 2, tudo é bem tranquilo.

Esse controlador me deu agonia ao ver sua montagem. Tantas conexões e sensores... pqp. Mas acho que é mais o medo inicial, pois os sensores são para medir temperaturas de componentes, placas ou dissipadores do computador, nada de mais (em termos de montagem).

 

Sobre o não reconhecimento da bios, a bios em si é bem básica (a tela, eu me refiro). Reconhecimento de conexões (SATA, IDE, PCI(e), etc), fora isso, existem softwares que reconhecem o resto. No nosso caso, o famoso Asus AI Suite (no seu caso o III, o meu ainda é o primeiro), terceira maravilha das placas mães (logo após as mobos Asus e memória dual channel :yay:).

 

Acredito que você não consiga levar o pc até uma loja física, entretanto, sugiro entrar em contato com uma loja de menor porte. Conheço várias assistências ténica (no meu caso é na serra gaúcha) de pequeno porte que se especializaram em computadores gamers. Conversando com um ténico a coisa de três meses, ele trabalha com mais um colega e uma secretária em uma loja de pequeno porte, só que o cara entende muito e sempre tem muito serviço pra fazer.

 

Tentou conversar com a FGTEC? Sei que eles monstam pc gamer. Não sei como é o atendimento, mas é uma das poucas empresas que conheço dai, além da Hardstore.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada Gabriel.

 

Pois é a Hardstore é uma loja física pequena, os produtos a venda no site é que dão a dimensão, o preço é honesto.

 

Comprei pessoalmente o monitor, e pelo fato de serem revendedores autorizados consegui as memórias Corsair com latência 8 (quase missão impossível).

 

Fica numa pequena galeria em um bairro nobre. Os vendedores de lá é outro nível, gostei muito do atendimento, até por telefone sempre foi legal.

 

FGTEC conhecia o site, pesquisei muito pra encontrar a config que eu queria. Não é longe de onde moro, vou lá conhecer, estão com produtos melhores que a Digímer. As lojas só montam com os componentes adquiridos no local, na Hardstore e Digimer idem, mas dão indicação de técnicos para os clientes, vale conferir.

 

Não importa demore mais algum tempo, vou escolher com calma, ter segurança no serviço.

 

Falta pouco pra concluir a montagem, nada de ignorar os recursos que o gabinete oferece para refrigeração e organização dos cabos, há vídeo no site da Thermaltake e cases no YouTube.

 

Fiz um curso ultra básico gratuito de hardware, me serviu em algumas situações. Não tenho atração pela área, mas depois dessa penso seriamente em encarar o do Senac. É uma boa saber o suficiente pra se virar, e especialmente não ser enganado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.