Ir para conteúdo

Anderson Ferminiano

Members
  • Total de itens

    431
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias vencidos

    1

Reputação

2 Comum

Sobre Anderson Ferminiano

  • Classificação
    .
  • Data de Nascimento 06/01/1994

Informações Pessoais

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    São Paulo

Contato

  • Site Pessoal
    http://www.andersonferminiano.com
  1. Se você tava esperando por códigos, jogos, e tudo mais de pesquisa e soluções eficientes.. esse post tá cheio. Bora! Há pouco tempo atrás comecei estudar de verdade desenvolvimento de jogos p/ iOS.. pois bem, nunca tinha visto uma solução tão rápida para desenvolvimento de jogos 2D como essa combinação: Cocos2D + Box2D + LevelHelper + SpriteHelper e também o VertexHelper Pro. Cocos2D e Box2D são gratuítos, já a combinação LevelHelper, SpriteHelper e VertexHelper Pro deve ser comprada na App Store (mas não passa dos 100 reais, realmente vale a pena). Fiz um demo com sprites do Megaman (http://www.sprites-inc.co.uk/files/X/X5/MiscBack/) bem simples utilizando a gravidade, você clica na tela e a gravidade se torna oposta, fazendo o personagem “cair” ou “subir” pela atmosfera. É realmente simples o demo, segue o vídeo: (no vídeo tento demonstrar o demo, o código pequeno, o LevelHelper e o SpriteHelper) Mas o impressionante é a integração de físicas, sprites, tilesets e mapas em pouco tempo. Esse demo foi desenvolvido em aproximadamente 1 HORA e 10 MINUTOS (eu ainda estou testando os aplicativos, e com certeza com prática o tempo de produção diminuirá bastante ainda). Legal, que que cada um desses milagrosos fazem? Box2D (http://www.box2d.org/) API C++ (com versões para outras linguagens) simula físicas 2D com ótima performance, é meio chato de acostumar, e entender de começo… mas os resultados são excelentes. Cocos2D (http://www.cocos2d-iphone.org/) Framework que faz a parte gráfica do jogo, então o Box2D calcula, e o Cocos2D renderiza (COMBO!). Só esses 2 juntos já fazem um ótimo trabalho. O problema é o tempo de produção… … mas agora temos alguns utilitários! LevelHelper (http://itunes.apple.com/us/app/levelhelper/id421740820?mt=12&ls=1) e SpriteHelper (http://itunes.apple.com/us/app/spritehelper/id416068717?mt=12) É o combo para produzir seus mapas, testar as físicas em um modo de debug e exportar para o iPhone em alguns minutos. Eu achei a documentação um pouco ruim pra falar a verdade, mas os aplicativos ajudam MUITO no tempo de produção. Não recomendo comprar apenas 1 separado, os 2 funcionam juntos… o LevelHelper utiliza os tilesets do SpriteHelper. E se você ainda tiver alguns dólares sobrando.. recomendo ainda o VertexHelper Pro. VertexHelper Pro (http://itunes.apple.com/us/app/vertexhelper-pro/id411684411?mt=12) Eu não diria que é obrigatório ter esse utilitário no desenvolvimento de muitos jogos, mas se você quiser uma física realmente perfeita, compre! Ele exporta para Box2D e outras APIs de físicas os vértices de um sprite mais complexo. Bom, o demo do Megaman você pode baixar no github: https://github.com/andferminiano/megamandemo-ios Abs!
  2. Anderson Ferminiano

    Realidade Aumentada – Do real para o virtual e vice versa

    http://www.cabanacriacao.com/blog/archives/papervision3d-augmented-reality-ligue-sua-webcam-e-curta-a-realidade-aumentada-pelo-flartoolkit-20/ Esse tópico pode te ajudar, foi um dos primeiros artigos que li sobre essa tecnologia quando estava estudando. Se quiser algo mais avançado, siga esse índice de links de uma universidade americana especializada em computação: http://www.se.rit.edu/~jrv/research/ar/
  3. Anderson Ferminiano

    Realidade Aumentada – Do real para o virtual e vice versa

    No momento não tenho códigos prontos para lhe passar, apenas códigos de projetos comerciais. Na teoria você identifica uma sequência de pixels a partir de um formato de arquivo pré definido pelos criadores dessa tecnologia, a partir disso você transfere as coordenadas centrais (X, Y) para a programação e trabalha com estas posições, sobrepondo a imagem que foi encontrada por exemplo. Há outras teorias p/ cálculo do ângulo c/ relação ao espaço por exemplo que são mais complexos de se explicar.
  4. Mais um artigo, dessa vez o foco é demonstrar como funciona a tecnologia de realidade aumentada. Tema sugerido pelo @ffabelo para ajudá-lo em um trabalho da facul :) Chega de enrolação, bora trabalhar... O que é exatamente realidade aumentada? Realidade aumentada é unir a realidade e o virtual e integrá-los em um ambiente só. Esses elementos não precisam necessariamente ser visuais, elementos sonoros também entram nesta categoria. O processo em três itens básicos Podemos definir todo desenvolvimento de um aplicativo com essa tecnologia em alguns ítens: Input – A webcam captura imagens do ambiente; Computer Vision* (Image Processing) - O processador interpreta onde está posicionado o marker e transforma esta área em gráficos virtuais. Output – O retorno para o monitor de uma imagem misturando elementos reais e virtuais. *Computer Vision – ramo de tecnologia das máquinas que conseguem ver, olhar, detectar objetos como seus olhos. Exemplos Para entender melhor o processo, veja alguns vídeos de campanhas utilizando AR. Card Trick – Magic 1.0 Lego Store – Disney Land Mais exemplos em: http://www.andersonferminiano.com/blog/2011/02/realidade-aumentada-do-real-para-o-virtual-e-vice-versa/ (o fórum não permite tantos vídeos e imagens em um post só) Existem milhares de aplicações já utilizando AR, se quiserem mais exemplos, basta pesquisarem pelo Google ou Youtube. Tudo é muito interessante, mas como faço isso?! Acalme-se, você não precisará estudar teorias de computer vision, ao menos não todas teorias necessárias para criar um aplicativo com esta tecnologia. Pra isso existe a gente, desenvolvedores interativos haha, loucos, fanáticos por física e matemática aplicadas ao ambiente virtual. Com os frameworks e softwares abaixo você consegue iniciar nessa área tranquilamente. FlarToolkit/FlarManager Actionscript 3.0 – Aplicações Web: http://www.libspark.org/wiki/WikiStart/en http://nyatla.jp/nyartoolkit/wiki/index.php?FrontPage.en http://words.transmote.com/wp/flarmanager/ SLARToolkit Silverlight – Aplicações Web: http://slartoolkit.codeplex.com/ Metaio (iPhone, Android, Symbian, Windows Mobile): http://www.metaio.com/products/mobile/ D’Fusion Studio (Windows PCs) – Ambiente gráfico: http://www.t-immersion.com/en,on-stage-presentation,33.html Ar-Media (plugin Google Sketchup): http://www.inglobetechnologies.com/en/new_products/arplugin_su/info.php Meu framework de AR infelizmente não está pronto para divulgação, estudei cerca de 1-2 meses essa tecnologia e logo fui para object tracking, motion detection (ramificações de computer vision), esse sim eu devo ter um framework beta pronto em algumas poucas semanas. Acho que deu pra demonstrar um pouco o que é realidade aumentada, como funciona, até a próxima!
  5. Anderson Ferminiano

    [Resolvido] Bloquear clique adsense por ip..

    2 queries simples... um insert pra colocar quando ele clicou (timestamp) e o respectivo ip, e um select pra retornar a quantidade de registros que o respectivo ip clicou nos ultimos 3600 segundos, vai ser algo assim "SELECT count(*) as qtd_cliques FROM tabela_cliques AS a WHERE a.ip='192.168.1.1' AND CURRENT_TIMESTAMP()-a.time < 3600" se qtd_cliques > 0, ele clicou.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.