Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bins

Moiré

Recommended Posts

Olá colegas!Tenho um problema que não estou sabendo resolver. Scaneio imagens com 300 dpi, e elas estão saindo com um visual meio quadriculado. Isso alguns chamam de Moiré, outros de Marrê, bom, não vem ao caso o nome :angry: O problema é que eu preciso remover este quadriculado das imagens para que eu possa tratar elas depois. Estou utilizando o PhotoShop 6 em português.Já fiz tudo o que eu imaginava, remover ruido, aumentar nitidez, aplicar desfoque, e os malditos quadradinhos não saem da imagem :rolleyes: Agradeceria qualquer ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falaaa amigo... tipo, a imagem q você escaneia q fica ruim, ou o q está em volta dela é q fica com os quadriculados ?? Pq sempre q escaneio desenhos, as partes onde você desenhou e apagou, e tal, sempre ficam com aquele borradinho, ou risco e tal, aí qdo vai digitalizar geralmente aparecem como os quadradinhos.

Pra tirar é fácil, use alguma das ferramentas de seleção pra ir selecionando o q quer tirar e apaga. Ou pinta da cor do fundo q quer. Ou use a borracha (E) pra remover isso tb. E se for o q entendi, leia esse tutorial q estou mandando abaixo q ele ensina a tirar umas sujeiras e tal pra deixar tudo certinho:

http://www.centraldequadrinhos.com/V4/Por%...a_salvatore.htm

Falowww.

Compartilhar este post

Link para o post

você poderia nos enviar um Ex. pra gente analizar direitinho a situação

Compartilhar este post

Link para o post

você poderia nos enviar um Ex. pra gente analizar direitinho a situação

Ahh é, sabia q tinha esqucido algo na minha resposta... ia pedir pra você postar a imagem q você está tentando fazer isso e não conseguiu... posta ae.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro dia eu estava com essa mesma dúvida.Veja a explicação do nosso amigo Alx:

coloca a imagem com angulo de 60º no scaner.scaneia com 70% do tamanho real e o máximo de resolução... uns 1200dpi.depois inverte no ps. aumenta o tamanho (cms) e reduz a resolução da imagem... deixa ela com 300dpi ser for impressão ou 72dpi se for web.

não sei se você já viu q qdo se manda imprimir um material com separação de cores no coreldraw, cada cor (CMYK) é impressa em um ângulo diferente... mas todos múltiplos de 15º. mais precisamente:cyan 15ºmagenta 75ºyelow 0ºblack 45ºbom, o ângulo de 60º é múlitplo de 15 e não coincide com nenhum usado pelas cores, o q propicia uma captura melhor e mais precisa do impresso.fazendo esta angulação no escaneamento, e "enganando" o scnaer com o X q você faz com tamanho X resolução, a imagem fica bem melhor.lembrem-se:- Angulo de 60º (pode ser 30º tb!º)- Resolução no máximo (uns 1200dpi real)- Tamanho em 70%depois coloca no tamanho, resolução e inclinação correta.

Falôra!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela atenção e pelas dicas, gostei muito dos links.

Infelizmente, deixei a figura no trabalho, mas achei uma com o mesmo defeito, para mostrar para vocês. O quadriculado que eu falo preenche toda esta figura

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

coloca a imagem com angulo de 60º no scaner.scaneia com 70% do tamanho real e o máximo de resolução... uns 1200dpi.depois inverte no ps. aumenta o tamanho (cms) e reduz a resolução da imagem... deixa ela com 300dpi ser for impressão ou 72dpi se for web.

não sei se você já viu q qdo se manda imprimir um material com separação de cores no coreldraw, cada cor (CMYK) é impressa em um ângulo diferente... mas todos múltiplos de 15º. mais precisamente:cyan 15ºmagenta 75ºyelow 0ºblack 45ºbom, o ângulo de 60º é múlitplo de 15 e não coincide com nenhum usado pelas cores, o q propicia uma captura melhor e mais precisa do impresso.fazendo esta angulação no escaneamento, e "enganando" o scnaer com o X q você faz com tamanho X resolução, a imagem fica bem melhor.lembrem-se:- Angulo de 60º (pode ser 30º tb!º)- Resolução no máximo (uns 1200dpi real)- Tamanho em 70%depois coloca no tamanho, resolução e inclinação correta.

Falôra!
cara muito interessante sua explicação show de bola.... mas desculpe a pergunta idiota...onde eu posso fazer essa regulagem...pois nunca vi issu no escaner so na hora do fechamento do arquivo

Compartilhar este post

Link para o post

Falôra!
cara muito interessante sua explicação show de bola.... mas desculpe a pergunta idiota...onde eu posso fazer essa regulagem...pois nunca vi issu no escaner so na hora do fechamento do arquivo
Cara, infelizmente é no Olhômetro mesmo!Calcule mais ou menos 60 ou 30 º q você consegue!Outra alternativa q funciona comigo é scannear bem grande e depois vou em edit > image size e coloco o tamanho q eu quero. Assim tb some esse maldito moirè.Falôra!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.