Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

whoami

O Dilema do "eu quero"

Recommended Posts

bom, eu sei que este é um tema polêmico, e que todo mundo fala pra olhar na cara do cliente e chutar alto, mas eu ñ tneho a mínima idéia...Me pediram para fazer uma aplicação em Visual Basic para controlar uma espécie de "corrida de cavalo" chamada Enduro... Eu vou ter que fazer um db, com os Dados dos Competidores, inscrevê-los, definir a ordem em que cada um vai correr, e por fim fazer uma espécie de "Cronômetro" contando os tempos dos competidores, de forma que baseado neste tempo, o programa vai classificar ou não cada competidor para a próxima fase.Vale lembrar que eu tava pretendendo "exportar" os dados do banco de dados para um MySQL, e bolar um scritp PHP para que td mundo veja o resultado...Como nunca fiz um trabalho deste tipo, eu não tenho a mínima idéia de quanto pedir....ALguém chuta um número bom aí, por favor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de aplicativo não é comum. Pode meter a faca!Menos de mil (1.000) nem rola.Claro que vai depender de você quanto a entregar tudo no prazo do jeito que o cliente quer.Só que você corre o risco de o cliente não querer te contratar numa próxima vez por achar que você é careiro..Se você cobrar um "preço camarada" o cliente vai gostar e pode ser até que ele te indique aos amigos dele que vão indicar aos amigos dos amigos dos amigos..Desse modo você vai ter sempre um $$ serviço $$

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara...pra esse tipo de coisa os cara pede até 5.000 reais.....se bobia bem mais q isso.....da uma investigada com algumas empresas especializadas.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se trabalha com código fonte e executável existe um porém...

 

A melhor solução é dar alternativa para seu cliente...

'

1. Ofereça duas propostas, uma com código fonte (cobre pelo menos o dobro) e explique as vantagens ao cliente.

2. Não vender o código e cobre mais barato.

 

Quando faço alguma aplicação desse tipo prefiro não vender o código fonte, é uma forma de amarrar e garantir manutenção (faça um bom contrato!).

 

Existem várias maneiras de cobrar um sistema... Por número de linhas em código, por tamanho, número de telas, complexidade... está ai a melhor forma, porque além de provar para seu cliente os valores, você não fica no prejuízo, no entanto isso é muito complicado e fica muito mais adequado para uma empresa, então minha sugestão é a seguinte.

 

Em primeiro lugar verifique os custos... inclua tudo, mas tudo mesmo...

Telefone, transporte, luz, refeições, etc.

 

Depois verifique gastos com pessoal (no caso você, verifique o valor hora que um programador ganha - em média de R$ 9,00 à R$ 40,00 reais/hora de acordo com experiência e linguagem) e multiplique pelo número de horas que levou para fazer o sistema.

 

Acrescente 10% do valor para imprevistos (o cliente sempre vai querer arrumar "alguma" coisa mesmo com o contrato bonitinho eles pedem "não dá pra fazer um adendo?") e 30% para seu lucro (lembre que seu trabalho tem um preço, seu lucro é outra história). Porque 30%? Por um simples motivo, você pode oferecer um desconto para seu cliente caso ele peça ou pague a vista, por exemplo. Com 30% de acréscimo você tem uma margem de negociação.

 

Não esqueça de definir muito bem o contrato...

Especifique relatórios, janelas, rotinas e tudo mais.

 

Se o seu cliente ainda achar que está caro, ofereça um adicional como por exemplo, manutenção gratis por 3 meses (dependendo de qto você reduziu daqueles 30%).

 

Pra te "chutar" um valor só tendo mais detalhes do que você está fazendo.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

Nyan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nyan te contrato como minha consultora particular!!! muito bom o que escreveu pra ele!!!valew por dar uma ajuda!whoami o conselho da Nyan eu concordo.....é uma ótima maneira de se cobrar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valew msm pela ajuda...acho que cheguei num bom valor (R$2000), agira é torcer pro cliente aceitar e botar a mão na massa....valew!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valew msm pela ajuda...acho que cheguei num bom valor (R$2000), agira é torcer pro cliente aceitar e botar a mão na massa....valew!

Tipo, você não chutou esse valor, mais ou menos naum neh?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nyan te contrato como minha consultora particular!!! muito bom o que escreveu pra ele!!!valew por dar uma ajuda!whoami o conselho da Nyan eu concordo.....é uma ótima maneira de se cobrar!

Opa! paga qto? ;) ;) Brincadeira...Mas essa é uma alternativa bem legal pra cobrar...Não precisa agradecer... tamos ae pra ajudar mesmo.Abraços,Nyan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de certa forma sim...de acordo com o que a Nyan falou, fica meio difícil calcular, já que eu não tenho gastos com telefone, luz, etc... e não tenho a mínima idéia de quanto tempo eu vou gastar fazendo..eu só sei uma noção básica do programa, que me foi passada por msn messenger...tipo. este programa vai controlar as inscrições para as etapas das corridas, os tempos dos cavaleiros, e vai decidir a pontuação e a colocação de cada um... tudo isso em 6 categorias de corrida diferentes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Messenger??? cara um conselho...abre o olho com seu cliente....um cliente sério não faria isso por messenger......o mínimo é por e-mail e telefone......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antigamente para saber o valor de um programa, era medido pela quantidade de linha de codigo, isso em PAscal, Cobol, Cliper, mas com a linguagem orientada a objeto isso mudou . PQ? PQ, hoje você não precisa mais criar funções conplexas, ja vem tudo pronto, isso diminui e muito o seu codigo. hoje em dia não da mais para adotar esse procedimento, por que você vai ficar dividido entre o preço por linha e qualidade.quanto mais linha nemor a qualidade, consequentemente menos linhas maior qualidade "motivo: substituição de muitos codigos por pequenas funções".Hoje se usa o metodo de Ponto de função: que é estabelecer o preço atraves da complecibilidade e elaboração do software, existe uma tabela para saber isso atravez de um calculo, ou por BaseLine que seria um comparativo dos programas antigos com o atual, é quase a mesma coisa, você compara a complexibilidade das funções. A metrica mais usada é a de Ponto de Função

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer uma comparação:

 

Se queremos construir uma casa podemos chamar um pedreiro ou um arquiteto...

 

O arquiteto vai fazer uma série de cálculos, usar a sua criatividade e os conhecimentos do seu curso superior para te apresentar um "projeto" do que será sua futura casa... Ele não vai te cobrar pelo tempo gasto pensando nem pela quantidade de tinta e de papel que usou... Mas no preço que ele vai te dar certamente estará o custo da "responsabilidade" que ele está assumindo ao assinar o projeto... A responsabilidade de que toneladas de pedra e cimento não cairão na sua cabeça um dia...

 

Antes de começar o arquiteto fará longas reuniões contigo para ter a certeza de quais são as suas expectativas a respeito da nova casa...

 

Por outro lado, o pedreiro se baseará nas indicações do arquiteto e este sim realmente "construirá" a sua casa, usando tijolos e cimento que tu terá de comprar...

 

O pedreiro pode saber como construir uma casa mas ele assim o faz porque precisa apenas "copiar" o que o arquiteto decidiu...

 

Se tu chamar um pedreiro ele te dirá que o arquiteto não é necessário, que ele pode construir a casa mesmo sem ter a noção do porquê uma coluna deve ter 30 e não 20 centimetros de espessura... Ele até te dirá que 30 centimetros é desperdício de material...

 

Um arquiteto nunca tem dificuldades em dar seu preço.... mas pedreiros tem, pois dificilmente eles dão preços para um trabalho que já tenham feito um dia, o trabalho é novo e falta a "experiência" pra dizer o que realmente deverá ser feito...

 

A diferenças entre o preço do pedreiro e do arquiteto (este geralmente bem mais caro) são a RESPONSABILIDADE ASSUMIDA, a QUALIDADE FINAL da obra e a questão fiscal (notas e impostos) envolvida no caso...

 

Pelo tipo de duvida e tipo de respostas desta discução podemos associar a idéia de que somos programadores-pedreiros tentando dar o preço para uma obra...

 

Dentro desta visão teremos de descobrir na prática o quanto vale o nosso trabalho até que possamos aprender (pela experiência de vários trabalhos executados) a dar preço condizente ao serviço encomendado...

 

Até lá recomendo veementemente que atentem para pelo menos uma questão fundamental: calculem o valor do prejuizo sobre uma eventual falha do sistema e de quem será a responsabilidade deste prejuizo...

 

Se esta responsabilidade for tua, tu rapidamente descobrirá porque certas empresas cobram fortunas por sisteminhas bem simples...

 

Lucky :huh:

(recomendo procurar em posts mais antigos aqui mesmo no "Brain Storm" outras excelentes discuções a respeito deste assunto)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UM navio cheio de ouro estava indo de um lugar para outro e no meio do mar parou por falha mecanica, então o imediato chamou um mecanico qualquer, o mecanico olhou, olhou e disse disso eu não entendo muito, não posso lhe ajudar, mas o serviço custou $1.000, ai chamara o melhor mecanico do estado, ele olho, apertou agumas valvulas, parou, pensou e disse acho que é problema de rachadura na valvula, trocarão a valvula e pronto, o navio deu a iquinição e não funcionou, mais o custo foi de 20,000 + 5.000 da troca de valvula, Então o Capitão fucou nervoso e pediu para chamar o melhor mecanico do mundo, o mecanico olhou, apertou uma uma duto de borracha, pegou um martelo o deu uma pancada no local, no mesmo instante o navio ligou e estava tudo certo. Finalmente estava tudo certo ate que o imediato olhou o preço 1.000.000, indiquinado pelo preço por apenas uma martelada pediu para o mecanico dar uma lista detalhada referente ao seu custo. O mecanico lhe envia uma carta com a sequinte resposta.Cara imediato o custo do meu serviço esta descrito abaixo:$ 1 pela martelada$ 99,999,999 por saber o lugar exato de onde bater.o imediato não teve resposta e a empresa teve que pagar tudoconclusão: sempre procure aprender mais , para ter certeza doq esta fazendo e saber como cobrar, mas nunca se contente em ser um simples mecanico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, achei válido puxar estes posts pro começo pois ficaram pra traz mas as duvidas aqui debatidas estão de novo no ar...Para pegar os posts antigos tem que marcar mais de 30 dias no select no canto inferior direito...Abraços Lucky

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava com uma dúvida semelhante qto a cobrar por um sistema...As respostas postadas pelos colegas são excelentes. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.