Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mauricio_Ramone

Comunicação com o Oracle

Recommended Posts

Olá pessoal, estou começando a brincar com o ASP.NET e gostaria de saber se alguém pode me ajudar na seguinte questão:

Sub confirmar (Sender as Object, e as EventArgs)   Dim objConn as New OleDbConnection("Provider=MSDAORA;Password=*****;User ID=****;Data Source=***")      Dim StrSql as string = ("select cdsenha from usunet where cdusua = " & _     tbLogin.Text)   Dim objComd as New OleDBDataAdapter(strSql, objconn)   end sub
essa parte da comunicação eu entendi beleza...mas o seguinte, eu preciso saber se esse select que eu executei acima me tornou algum resultado e se ele retornar, ter acesso ao resultado da consulta e verificar se a senha eh igual a senha informada ...

valew!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Maurício,Seu banco de dados é em OleDb ou Oracle? Se estiver usando um banco de dados em Oracle você tem que importar assim:<%@ Import Namespace="System.Data" %><%@ Import Namespace="System.Data.Oracle" %>Assim:- seu Connection fica OracleConnection- seu DataAdapter fica OracleDataAdapterou seja, o prefixo muda para Oracle.Espero tê-lo ajudado,Leonardo Hickstein

Compartilhar este post

Link para o post

fala ae cumparçaseguinte, a conexão com o Banco está super....ela tah funcionando e talzvalew pela ajuda...mas oque eu preciso saber eh como trabalhar ali com o resultado da consuta, digamos eu vincularia isso a um data set ? e como eu faria pra saber se a consulta foi válida? tipo...se ela retornou algum resultado e qual o resultado...valew pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Maurício,

Você pode fazer assim:

Sub confirmar (sender As Object, e As EventArgs)    Dim objConn as New OleDbConnection("Provider=MSDAORA;Password=*****;User ID=****;Data Source=***")    Dim strSql as string = ("SELECT cdsenha FROM usunet WHERE cdusua = " & _     tbLogin.Text)    Dim objCmd as New OleDbCommand(strSql, objConn)    Dim objReader As OleDbDataReader    Try        objConn.Open()        objReader = objCmd.ExecuteReader        objConn.Close()            Catch ex As OleDbException        Response.Write("Algum erro aconteceu ao executar o bloco Try")    End Try    DataGrid1.DataSource = objReader    DataGrid1.DataBind()    End Sub

OBS: Neste caso, ou seja, recuperando apenas o valor de um campo no DB, te aconselho a usar um DataReader por motivos de performance, caso contrário, utilize um DataAdapter em conjunto com um DataSet!

Vê se este código te ajuda! E sempre que precisar estaremos aí =P

Abs,

Leonardo Hickstein

Hickstein Lab

Compartilhar este post

Link para o post

dae cara, seguinte...ainda não eh exatamente oque eu preciso...

assim...eu preciso armazenar valores de um data set em uma variável o compará-los com uma variável

como eu faria isso?

eu estou tentando assim:

Dim ds as DataSet = New DataSet()   objCmd.Fill(ds, "usunet")      Dim strusu as string   strusu = ds.Tables("usunet").Columns("cdusua").ToString:      Dim strsen as string   strsen = ds.Tables("usunet").Columns("cdsenha").ToString:

mas quando eu dou um response.write strusu ou strsen ele tah pegando o nome da coluna e não o valor...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Mauricio,Você pode checar p/ ver se tem alguma linha no DataReader:' se tiver dados no DataReader...If objReader.FieldCount > 0 Then strUsuario As String = objReader.GetString("cdusua") strSenha As String = objReader.GetString("cdsenha")Else 'nao contém dadosEnd IfTente assim depois do bloco Try..End Try!Abs,Leonardo HicksteinHickstein Lab

Compartilhar este post

Link para o post

fala ae cumpadi...olha eu segui a sua linha de raciocínio e digamos que tenha dado certo... o meu código ficou assim

Sub Confirmar (Sender as Object, e as EventArgs)      Dim objConn as New OleDbConnection("Provider=MSDAORA;Password=*****;User ID=***;Data Source=***")   Dim objCmd as New OleDbCommand("select cdusua, cdsenha from usunet", objConn)   Dim objReader As OleDbDataReader      Try        objConn.Open()        objReader = objCmd.ExecuteReader            Catch ex As OleDbException        objConn.Close()         Response.Write("Erro na conexão com o Banco de Dados")      End Try         If objReader.FieldCount > 0 Then      Dim strUsuario As String   Dim strSenha As String      While objReader.Read            StrUsuario = (objReader.GetString(0))            StrSenha   = (objReader.GetString(1))   end while      if tbLogin.Text = strUsuario and tbSenha.text = StrSenha then         response.Write("Welcome "& strUsuario)   else      Response.Write("Sai Fora Jacaré")   end if         else          Response.Write("Você não possui acesso a esta área")   objConn.Close()      End Ifend sub

soh que na meu text box de senha eu tenho um mask de senha e quando eu comparo o text dela com o meu valor da variável ele dá como se a senha fosse inválida...

isso eh devido ao mask? se é como eu faria pra comparar os valores???

obrigado pela ajuda!!!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

eskece cara...o erro eh pq o meu campo de senha no oracle eh um char de 5 posições e a minha senha era de 3 então ele preenchia os dois valores como em brancoapenas afobação....nada mais...valew pela força..[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.