Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HOMEM_AMARELO

Números Primos

Recommended Posts

E ae galera, beleza ?To começando a mexer com asp, e to tentado fz um esquema pra saber se o número eh primo ou naum, eu jah consegui fz uma página simples onde eu digto um número e gera a tábuada daquele número, e agora eu impaquei nessa ai, alguem poderia me da uma forcinha ? :blink: t+ fui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A criação de um algoritmo que permtia determinar se um número é primo ou não é algo que vem sendo procurado há séculos e ninguém ainda conseguiu chegar a algo que atendedesse todas as hipóteses

Algoritmos que têm sucesso parcial estão enlencados nesta URL : http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm98/icm12/Algoritmos.htm . De lá você pode extrair o raciocínio e codar algo do seu interesse

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assimO que não se conseguiu são algoritmos EFICIENTES para isso, mas a enumeração é uma estratégia possívelUm exemplo seria:1) crie um vetor do no. 2 ao no. que deseja descobrir se é primo ou não2) marque todos os números do vetor como primos3) partindo do 2, acessando apenas aqueles que ainda estejam marcados como primos, até atingir o no. desejado (um loop for, p.ex.), marcar como não primos os múltiplos inteiros de cada um:2 = marcar 4,6,8,10,12,14... até passar pelo no. desejado3 = marcar 6,9,12,15,18...5 = marcar 10,15,20...chegando lá, o no. estará marcado corretamente.Outro meio seria tentar dividir o no. por todos aqueles que o sucedem (do 2 em diante, podendo parar quando atingir a metade do valor do número).

Compartilhar este post

Link para o post

Correto: existem métodos ; não existem métodos eficientes.

A enumeração é o método mais antigo criado ; o problema é que ela se torna custosa, em termos de processamento, conforme a numeração aumenta.

De qualquer forma, depende de para quê vai utilizar isso , se não houver necessidade de lidar com grandes números, até dá para trabalhar assim.

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera, consegui !!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Naum usei vetor naum, usei um loop !

vo colocar o código abaixo pra vcs verem:

ASP [/tr][tr]

<html>

<head>

<title>exe3-primos</title>

<body>

<%

Dim num

Dim resto

Dim res

num=cdbl(Request("num"))

if num = " " then

Response.write "Volte e digite algo !!!"

Response.end

end if

res = 0

For i = 2 to num - 1

resto = num mod i

if resto = 0 then

res=1

exit for

end if

next

if res <> 0 then

Response.write "<b>" & "O Número " & num & " Não É Primo !!!" & "</b>"

else

Response.write "<b>" & "O Número " & num & " É Primo !!!" & "</b>"

end if

%>

</body>

</html>

[/tr]

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, é a mesma base do crivo de Aristótenes ; o problema vai ser se alguém jogar um numero realmente alto...é melhor voce por uma limitação quanto ao numero a ser pesquisado, senão imagina o que acontecerá quando alguém pôr algo como 1.456.789...

Compartilhar este post

Link para o post

Ele ta calculando numeros ateh 10 digitos, o q mata eh q ele demora um pouco, mas eu fiz algumas melhoras nele, agora você pode determinar o numero de onde você começa a contar, você escolhe c quer somente o maior numero primo, ou todos os numeros dentro dessa sequencia e coloquei q o maximo de caracteres q podem ser digitados eh 10, ta bem legal !!!Valew aefui

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.