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Ria :-)

menu interativo

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é + ou- isso mais é tipo assim sabe estes menus combotões e etc qie tem por ae na web que tem uma barrinha na vertical que quando o mouse se movimenta ele se movimenta tambem sem sair da posição y só se movimenta na horizontal ou seja eixo x mais tem um lance eu pensei em startDrag mais não vai funcionar pois ele fica grudado no mouse e o lance é mesmo q o mouse esteja lá em baixo ele independentemente se mova baseado ma posiçaõ x do mouse. deu pra entender se não te explico com mais detalhe depois.falou mais desde já muito obrigado. :D

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O que você deve estar querendo é mais ou menos isso aqui:

 

1 - Crie um MC com a tal "barrinha" que você quer;

 

2 - Instancie esse MC no palco já na posição Y em que você quer que ela deslize;

 

3 - Clique na instância da "barrinha", tecle F9 (abrir ações) e cole o código abaixo:

 

onClipEvent (load) {	velocidade = 8}onClipEvent (enterFrame) {	this._x += (_root._xmouse-this._x)/velocidade;}

4 - Teste seu filme.

 

Funcionando ou não, dá um retorno... B)

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Oi GDA....

 

Estava procurando esse Código a um tempão (Afinal de contas eu estudo flash a pouquissimo tempo).

Abusando um pouco...

Este script faz com que o mc siga o mouse de acordo com o eixo _x, até beleza, fiz e deu certinho. Só que quando eu retirar o mouse do mc quero o mc para onde tirei o mouse.... hummmm. Entendeu?

Como os menus do site:

www.adrianamaciel.com.br

 

Não o GDA, mas quem souber por favor me ajude!

 

Obrigada!

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Oi GDA....Estava procurando esse Código a um tempão (Afinal de contas eu estudo flash a pouquissimo tempo).Abusando um pouco...Este script faz com que o mc siga o mouse de acordo com o eixo _x, até beleza, fiz e deu certinho. Só que quando eu retirar o mouse do mc quero o mc para onde tirei o mouse.... hummmm. Entendeu?Como os menus do site:www.adrianamaciel.com.brNão o GDA, mas quem souber por favor me ajude!Obrigada!

Eu não posso?! :blink: heheheMas como sou desobediente, tento ajudar assim mesmo!O exemplo que você deu é só um pouco diferente do que eu passei, mas tb é bem fácil. O que eles fazem ali é com que o movieclip (o triangulinho sobre os menus) acompanhe o mouse apenas enquanto ele está passando sobre os botões (evento RollOver). Deste modo, o que deve ser feito é detectar quando isso está acontecendo.Como eu não sei o que está sendo feito exatamente ali, vou dar um exemplo mais geral para você entender, ok?Imagine que você tem 3 botões retangulares, um coladinho no outro. Vamos chamar esses botões de Bt01, Bt02 e Bt03 (esses são os nomes das instâncias dos botões no palco). Imagine tb que você fez uma figura que vai servir de "cursor", seguindo o mouse apenas quando ele estiver sobre os botões... Uma das soluções que eu uso é determinar por uma variável ("seguir", no exemplo abaixo) se o mouse está ou não sobre os botões... depois eu só testo isso com um "if" para permitir ou não que o cursor se mova.O código abaixo foi testado e aprovado... Pode estudá-lo que funciona. B)
onClipEvent (load) {  pos = _root.Bot01._x;   // define a posição do cursor...  velocidade = 3;  // define a velocidade do deslocamento...  seguir = 0;   // define se está ou não sobre o botão (0 = não está)...}onClipEvent (enterFrame) {  _root.Bot01.onRollOver = function() {    seguir = 1;     //muda para 1 o valor de "seguir" quando o mouse passa sobre o Bot01...  };  _root.Bot02.onRollOver = function() {    seguir = 1;    //muda para 1 o valor de "seguir" quando o mouse passa sobre o Bot02...  };  _root.Bot03.onRollOver = function() {    seguir = 1;    //muda para 1 o valor de "seguir" quando o mouse passa sobre o Bot03...  };  _root.Bot01.onRollOut = function() {    seguir = 0;    //muda para 0 o valor de "seguir" quando o mouse sai de Bot01...  };  _root.Bot02.onRollOut = function() {    seguir = 0;    //muda para 0 o valor de "seguir" quando o mouse sai de Bot02...  };  _root.Bot03.onRollOut = function() {    seguir = 0;    //muda para 0 o valor de "seguir" quando o mouse sai de Bot01...  };    if (seguir == 1) {   //testa se "seguir é igual a 1...     pos = _root._xmouse;    //se for, muda o valor de pos para a posição x do mouse...  } 	  this._x += (pos-this._x)/velocidade;  //simplesmente move o mc "cursor" como antes...}
Acho que deu... ^_^ Obs.: Não acho legal o que foi feito ali no site que você mandou de exmplo, apesar de ser um efeito interessante, o ideal seria o cursor voltar sempre para o botão correspondente ao lugar onde o visitante está... mas isso é uma outra história... hehehe

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Oi GDA!!!

 

 

Rs*..

Desculpe postei errado, qnado disse "Não o GDA"...... Quis dizer não só o GDA, mas qm estivesse lendo o post!!!.. Desculpe...rs*

 

Vou estudar o codigo agora! OK

SE houver dúvida te mando!!!

 

Muito Obrigada pela ajuda! :lol: :P http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

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Tem probelma, não, vizinha... ^_^ Se quiser, eu posto o FLA do exemplo para você ver funcionando, OK? T+

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CGA veio........to aki de novo......Mas só naum entendi a parte do "cursor seguir"....ele está estatico e não se move....ande coloco a var nele...é pra transf em mc ou grafic?....me perdi nisso....se alguém tbm quiser ajudar ...nois fica grato,,....AbraçosFabio

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Salve, phabyo!

 

na verdade, nem uma coisa nem outra.

 

A variável "seguir" é apenas um flag, um indicador de se a gente pode ou não deixar que o mc (instanciado como "cursor") mude a sua posição _x conforme o movimento do mouse. É exatamente como no caso anterior, mais simples, lá no início do tópico, só que agora a gente deu uma limitação para o movimento.

 

Saca só esse trecho do código:

 

if (seguir == 1) {  pos = _root._xmouse;}this._x += (pos-this._x)/velocidade;
Isso significa que a variável "pos" vai armazenar o valor da posição _x do mouse apenas quando o nosso flag (seguir) for igual a "1".

 

Quem é que determina se o flag é "1" ou "0" (ou qualquer outro valor diferente de "1")?

 

Exatamente os eventos dos botões (onRollOver e onRollOut), continuamente monitorados a cada entrada de frame (enterFrame).

 

Quem é que se move?

 

É o próprio mc chamado de cursor e, ao mesmo tempo, onde este código foi escrito (o mc "cursor" ou "this", no código).

 

Para facilitar, baixe o exemplo em SWF e FLA nesse link abaixo:

 

MENU COM CURSOR

 

E qualquer outra dúvida, continue escrevendo... ^_^

 

Agora, eu gostaria de lembrar à galera que em programação sempre há muitas soluções para um mesmo objetivo, e a que eu apresentei aqui (e até em outros posts) é apenas uma delas, ou seja, "faz funcionar", mas pode não ser a solução mais perfeita e certamente não é a definitiva... B)

 

Abração, e dá um retorno aí...

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