Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pensa

Como fazer uma pesquisa em registros infinitos?

Recommended Posts

Já postei essa pergunta há algum tempo atrás mas ninguém soube me responder exatamente e como recentemente estou precisando fazer um sistema que utiliza isso novamente então pergunto agora para todos os programadores:

Tenho um sistema de Network de pessoas (aquelas pirâmides de pessoas) onde o Fulano A tem abaixo dele os Fulanos B e C, o B por sua vez tem abaixo dele o D que não tem ninguém abaixo dele, já o C tem abaixo dele o E que tem o F e o G abaixo dele.

Vou tentar mostrar algo mais visual:

Fulano A                  /  \                 /    \          Fulano B    Fulano C            /            \           /              \     Fulano D          Fulano E                        /     \                       /       \                  Fulano F    Fulano G

E assim vai, sendo que os relacionamentos podem ser infinitos.

Se eu quero fazer um sistema que me identifique todos os Fulanos que estão abaixo de um certo Fulano qual a lógica que devo seguir?

Só consigo pensar em Loops mas fazendo com loops o sistema só consegue pesquisar um número finito de Fulanos que é definido pela quantidade de loops que eu colocar no código. Exemplo:

sql="select * from fulanos where abaixo=fulano_A"set rs1=con.execute(sql)do while not rs1.EOF   todos_abaixos=todos_abaixo+rs3("nome_fulano")   sql="select * from fulanos where abaixo="&rs1("nome_fulano")   set rs2=con.execute(sql)   do while not rs2.EOF      todos_abaixos=todos_abaixo+rs3("nome_fulano")      sql="select * from fulanos where abaixo="&rs2("nome_fulano")      set rs3=con.execute(sql)      do while not rs3.EOF         todos_abaixos=todos_abaixo+rs3("nome_fulano")      rs3.movenext:loop   rs2.movenext:looprs1.movenext:loopNo caso acima o sistema irá procurar apenas 2 níveis de Fulanos abaixo do Fulano A e não funciona para um sistema infinito.

Outro exemplo é um sistema de pastas e subpastas no servidor. Vamos supor que o usuário possa criar várias pastas uma dentro da outra no servidor e ao deletar a primeira pasta (a que tem todas as outras dentro) o sistema deve ir deletando primeiro as pastas de níveis mais baixos até chegar na primeira pasta e finalmente deleta-la... como poderia ser feito algo desse tipo?

Da outra vez que postei alguém falou sobre um método Drill Down, mas não explicou exatamente o que é isso e eu não achei na Internet uma explicação.

Espero que alguém possa ajudar.

[]s

Renan

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fale cara!

tenta com funcao recursiva...

ex:

ASP [/tr][tr]Sub mostraFilhos(pai)

dim rs

strSQL = "SELECT * FROM fulanos WHERE pai=" & pai

Set rs = con.Execute(strSQL)

While not rs.eof

Response.Write rs("nome") & "<br>"

mostraFilhos(rs("id"))

rs.movenext

Wend

End Sub

[/tr]

neste caso, você monta seu banco da seguinte maneira:

tabela:

fulanos

campos:

id

nome

pai

para o exemplo q você disse por exemplo, fulano B e C, sao filhos de A...

da uma testada ae...

qq coisa eh soh postar!!

flws!!

É exatamente o que eu iria dizer...

Em c++ seria uma função recursiva, um pouco diferente, mas com o mesmo principio, chamada pra propria chamada...

Pensa vai fundo que você pode da uma programada ai e faze uma arvore geneologica completa... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, use a clausula INNER JOIN , será a solução dos seus problemas..Se forem tabelas diferentes fica mais fácil ainda, se for na mesma você fazer um INNER JOIN nela mesma.Por exemplo:SELECT * FROM tabela1INNER JOIN tabela2 ON tabela1.campo1 = tabela2.campo2INNER JOIN tabela3 ON tabela3.campo3 = tabela2.campo2E por aí vai, você pode fazer vários inner joins...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, use a clausula INNER JOIN , será a solução dos seus problemas..Se forem tabelas diferentes fica mais fácil ainda, se for na mesma você fazer um INNER JOIN nela mesma.Por exemplo:SELECT * FROM tabela1INNER JOIN tabela2 ON tabela1.campo1 = tabela2.campo2INNER JOIN tabela3 ON tabela3.campo3 = tabela2.campo2E por aí vai, você pode fazer vários inner joins...

mas se for usar recursividade num vai precisar usar INNER JOIN, senão ele teria q criar 'INFINITAS' tabelas!! hahahahafalows

Compartilhar este post

Link para o post

Legal... funcionou... só uma coisa.... vou precisar também fazer esse negócio de Inner Join na mesma tabela (coisa que nunca fiz) pois preciso mostrar na tela o nome dos pai de cada filho mostrado... tentei desse jeito mas acontece um erro no Inner Join:

strSQL = "SELECT * FROM fulanos inner join fulanos on fulanos.pai=fulanos.id WHERE pai=" & pai

Acho que eu precisaria dar "apelidos" para as tabelas assim o sistema consegueria fazer Inner Join na mesma tabela... mas como fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

creio q assim q você fez já funfa!! mas caso queira dar alias as tabelas coloque asismSELECT TABELA.CAMPO AS NOME_CAMPO_NOVO FROM TABELA

Compartilhar este post

Link para o post

você nao precisa executar outro SQL pra obter o nome do pai... pois qdo você deseja saber seus filhos, você ja tem o nome do pai selecionado...repara a alteração q fiz na rotina e ve se da certo...

Sub mostraFilhos(pai, nome_pai)   dim rs   strSQL = "SELECT * FROM fulanos WHERE pai=" & pai   Set rs = con.Execute(strSQL)      While not rs.eof      Response.Write rs("nome") & "(filho de "& nome_pai &")<br>"      mostraFilhos(rs("id"), rs("nome"))      rs.movenext   WendEnd Sub
da uma verificada nele ae, pois eu nao rodei aqui...[]'s
com certeza está errado!! huahuahuahuahuahuahuhauzueira jow

Compartilhar este post

Link para o post

nao zoneia rapah!! <_< daqui a pouco vao achar q estamos brigando aqui... auhhuacom relação ao codigo, o primeiro eu tb nao testei e o cara disse q rodou heheto sem IIS aqui no trabalho...oq eu posso, eu adapto pro pro VB e testo, o resto eu testo de cabeça :D flw!!

de cabeça????huahuahuahuahuhauhua ferrou... huahuahuahuahufalows

Compartilhar este post

Link para o post

:huh: vou entender como elogio!! uhauhaprocessamento aqui eh frenetico rapah, 2GHz B) flws!!chega de papo q fugiu do topico...

Cara, você num sabe nem digitar, num são 2Ghz e sim 2 Bits q você possui!!Tico e Teco!! huahuahuahuahuahufalowsss

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.