Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

punxgirl

s sobre datas

Recommended Posts

pessoal, eu queria listar alguns dados de acordo com suas datas e não de acordo com o id... por exemplo 29/05, 30/05,01/06 etc como posso fazer isso sem utilizar o campo date no mysql?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se puder explique um pouco melhor a estrutura de suas tabelas ou posta seu script, pois se seus dados são data porque não utilizar o campo date ? Ainda mais se você vai querer "listar" por este campo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho uma tabela chamada shows e no campo data a pessoa entrará com a data de um show por isso não posso usar o date() ...estou pedindo para ela entrar com a data neste formato 30.04.04 e usando um campo do tipo varchar de 8 caracteres.no caso preciso que liste não pela id do último show cadastrado e sim por ordem de datas... das futuras até as passadas .como poderia fazer neste caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, como você disse a pessoa "entrará" com os dados, suponho que você ainda não está com o script no ar, então não caia neste erro de definir campo data como varchar pq terá problemas depois.Altere este campo para date, faça o usuário entrar 30/03/2004, que é um padrão em qualquer form e daí inverta esta data deixando 2004-04-30 e daí grave no banco.Quando for pesquisar não terá nenhum problema.beleza.

Compartilhar este post

Link para o post

já tentou?:strftime($stringdadata,$strtotime($datadobancodedados))$stringdadata - procure no site do PHP pela função strftime e veja as opções de como setar a string de data...$datadobancodedados - essa provavelmente você já saberá como é...

Compartilhar este post

Link para o post

Vale lembrar que a função do tetri funciona, mas já que o campo é data use date. Se não fosse assim pq existiria um tipo date se string resolveria ?

Compartilhar este post

Link para o post

walace só me explica melhor...eu vou ter a string com a data em portugues como converto pro padrão do mysql que é aaaa-mm-dd e depois na hora de mostrar na tela como faço pra voltar pro padrão portugues?e obrigada tetris pela ajudA ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Na sua tabela... põe um campo tipo date no formato aaaa-mm-dd daí pra você exibir por exemplo or mais recentes:select * from tabela order by data desc e por aí vai...

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um exemplo de explode no site do PHP<?php // Example 1$pizza = "piece1 piece2 piece3 piece4 piece5 piece6";$pieces = explode(" ", $pizza);print $pieces[0]; // piece1print $pieces[1]; // piece2// Example 2$data = "foo:*:1023:1000::/home/foo:/bin/sh";list($user,$pass,$uid,$gid,$gecos,$home,$shell) = explode(":",$data);print $user; // fooprint $pass; // *?> no teu caso use<?$data = "2004-12-01";$data1 = explode ("-", $data);echo $data1[1] . "/"; //12echo $data1[2] . "/"; //01echo $data1[0]; //2004//Leve em concideração q [1],[2]e[3] é o indice do Array. vale lembrar tb q uma data é montada em um Array.//Logo a posição do indice implica na exibição.?>Espero ter ajudado+ info www.php.net

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente crie um campo date no db, mande o usuário digitar assim: dd/mm/aaaa, e depois mude pra o formato do mysql assim:

PHP [/tr][tr]$data = implode("-",array_reverse(explode("/",$data)));[/tr]

Quando for recuperar você pode usar a função date_format do próprio mysql pra pegar no formato que quiser, no formato dd/mm/aaaa ficaria:

SELECT date_format(data,'%d/%m/%Y') as data2 FROM tabela

Daí você recupera date2 como se fosse um campo qualquer do db. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

beleza...entendi só ultima duvida eu estou usando pontos para separar as datas tipo 25.04.2004 só pra mudar um pouco...isso vai interferir é melhor trocar para barra mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.