Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ananias Duarte

ComboBox

Recommended Posts

:wacko: Sou iniciante na linguagem DELPHI, porém tenho alguma experiência em ACCESS/VBA. Preciso de ajuda para o seguinte problema:Uma combobox (DBLookUpComboBox) está vinculada a uma tabela que possui os seguintes campos:Id (chave-primária)Espécie (espécie do bicho)Gestação (tempo da gestação da especie)VUtil (tempo estimado de vida útil da espécie)O QUE EU PRECISO ao escolher um item: que os DADO referentes a esses campos sejam transferidos/gravados para quatros DBEdits existentes no form.Como faço isso?Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No evento OnChange ou OnSelect do Combo, aplica o valor do combo para o valor do campo que deseja... muito simples....por ex...dbedit.text := combo.text;ou aindatableNOMEDOCAMPO.value := combo.textlembre-se que neste ultimo os campos devem ser strings para nao ocorrer erros de conversao!use a imaginação para melhorar o exemplo... existem infinitas soluções para seu problema... esta ai e uma delas...[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Daniel. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Porém, qdo faço isso (Edit.text := combo.text;) o que aparece no Edit é o conteúdo da combo. Por exemplo: se escolho BOVINO o que vai para edit_Gestacao.text é BOVINO e não 270 (270 é o tempo de gestação da espécie bovina).

Desculpem a minha ignorância. :rolleyes:

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

olá pessoal.

Agradeço a ajuda recebida e informo que resolvi o meu problema com o DBLookUpComboBox.

O DBLookUpComboBox:

Tenho um DBLookUpComboBox baseado em uma tabela que possui quatro campos:

id_especie;

especie;

gestacao; e

vutil.

O PROBLEMA:

Preciso que os dados (valores) que estão nas colunas (campos) gestação e vutil fossem copiados/inseridos em dois edits (edit_gest e edit_vutil).

COMO FAZER ISSO?

Após horas e horas de tentativas e fracassos, eis que surge um único acerto: a dercoberta da propriedade FIELDS! Essa propriedade, ao que parece, trata-se de um ARRAY, logo a sua manipulação fica fácil.

Veja como ficou o código que captura os valores das colunas gestação e vutil .

procedure TForm_User.DS_EspecieDataChange(Sender: TObject; Field: TField);

begin

ctrl_gestacao.text:=tb_Especie.Fields[2].AsString;

ctrl_vutil.text:=tb_Especie.Fields[3].AsString;

end;

Veja que usei o evento DataChange do DataSource que contém a Tab_Especie (tabela fonte do DBLookUpComboBox).

abraços e obrigado

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.