Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

giga_fire

Páginas separadas ou includes? Qual compensa mais?

Recommended Posts

Olá pessoal! O que compensa mais?! Fazer páginas separadas ou includes? Vejam algumas vantagens abaixo e ao final desse tópico espero, com muita discussão, chegar a resposa e verificar qual é a forma mais eficiente de projetar as páginas.

Sabemos que a Internet está "regredindo"! Sim, ela está... na maioria (se não em todos) os livros de usabilidade para a web dizem e recomendam o não-uso de plugins (flash, applet, showcase e outros), o uso diminuído de imagens e o uso de cores com cada vez mais alpha transparency... concordam?

Dae vem a pergunta? Compensa mais usar essas técnicas em páginas separadas ou includes em PHP?! Como assim?! Deixa eu explicar melhor!

1. Páginas separadas

Cada página fica em um arquivo, contendo todo o código, desde o banner até o menu e o rodapé, passando pelo conteúdo dessa página. Os buscadores podem achar a página com facilidade, entre outras coisas!

2. Páginas com includes em PHP

Você monta uma página para o banner, uma para o menu, rodapé e rotina pra chamar o conteúdo. Mas o que acontece? Quais são as vantagens e desvantagens? São muitas, você pode editar cada parte do site separadamente, e essas alterações terão efeito em todo o site, mas você perde certas possibilidades, o Dreamweaver, por exemplo, não reconhece o código contido nos include em tempo real!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde é possível eu sempre trabalho com includes :

- dá para reaproveitar o código

- fica mais fácil de fazer manutenção

- a limitação do Dreamwevaer não me afeta porque não dependo do mesmo para codar. E de qualquer forma basta dar um F12 para rodar e testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Em minha modestíssima opinião nós, como webmasters e/ou webdesigners, temos que pensar em alguns pontos principais:- Limpeza de layou e design;- Apresentação e clareza do conteúdo;- Facilidade e rapidez de manutenção.Pensando nesses pontos eu concordo com o que foi colocado no sentido de "não-uso de plugins (flash, applet, showcase e outros)", ou pelo menos da diminuição desses aplicativos, além da quantidade e tamanho das imagens.Temos também que observar as diferentes formas de acesso à internet que temos em nosso país, que em sua imensa maioria ainda é de conexão discada (infelizmente), além dos diferentes navegadores e resoluções de vídeo. Em virtude desses detalhes quanto maior for o número de aplicativos utilizado para o site, em geral, mais complicada fica sua navegação, além da correta apresentação no browser do usuário.Eu gosto de utilizar includes, justamente pela facilidade de manutenção, e acrescento também a utilização de aplicativos/scripts com BD e área adminstrativa que, pelo menos para a maior parte de meus clientes, facilita bastante e torna o site mais dinâmico.Obs.:- É claro que tem um monte de outros tópicos tão importantes quanto esses, mas acredito que, pelo menos pra começar a estruturar um site deve-se começar por aí;- Desconsidero, neste momento, as necessidades do cliente e do site em si, já que não é essa a discussão, e levo em conta um site de porte médio.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara na minha opnião a melhor forma de se trabalhar é:::Ter uma página principal com o top do site, o rodapé do site e o menu do site já embutidos sem includes e ter como uma include somente o corpo do site.Assim teoricamente o site carrega mais rápido pois só existe uma include ao in´ves de quatro 1. top2. menu3. rodapé4. corpoEm questão do dream weaver eu utilizo ele para trabalhar e não tenho dificuldade alguma, pois como o big mesmo disse basta dar um F12 para vizualizar a página é só ter um servidor instalado é claro! Mas tudos bem.Em questão de plugins etc etc etc, com todo o respeito, mas os caras que escrevem estes livros entendem de internet, mas não intendem de sites.Pois como empresas séria e que tem visão de mercado trabalham, tem em mente o publico alvo (foco) da empresa ou seja ricos, pobres, clase AA, clase A, clase B, clase C e assim por diante e assim sabem que tecnologia utilizar se for publico C é claro que não deve se desenvolver um site em flash em sim com flash....Abraços,Rutinha

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.