ticarp 0 Denunciar post Postado Novembro 12, 2004 Encontrei esse código numa busca feita aki no forúm... me parece muito funcional... mas fiquei com dúvida em duas partes... queria ver se dava pra gente dar uma interpretada nas partes em questão... vejam... //Time linefunction validaForm():Boolean {if(length(nome) == 0){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o campo nome."); return false;} else { if(length(nome) <= 4){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o seu nome completo."); return false; }}if(length(email) == 0){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o campo E-Mail."); return false;} else { if(Number(email) < 4){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o seu E-Mail corretamente."); return false; } [B]else { var ExisteArroba = 1; var ExistePonto = 1; var ExisteEspaco = 1; for(c = 0; c < length(email); c++){ N = Number(c)+1; Caractere = substring(email, N, 1); if(Caractere eq "@"){ ExisteArroba = Number(ExisteArroba)+1; } if(Caractere eq "."){ ExistePonto = Number(ExistePonto)+1; } if(Caractere eq " "){ ExisteEspaco = Number(ExisteEspaco)+1; } }[/B] if(Number(ExisteArroba) != 2 or Number(ExistePonto) == 1 or Number(ExisteEspaco) != 1){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o seu E-Mail corretamente."); return false; } }}if(length(cod) < 2){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o seu telefone corretamente."); return false;}if(length(fone) < 7){ fscommand("alerta", "Por favor, preencha o seu telefone corretamente."); return false;}return(true);};function limpar():Void{nome = '';email = '';cod = '';fone = '';comentarios = '';};//Botão enviar[B]on(release){if(validaForm()){ loadVariablesNum("http://www.funginature.com.br/sendmail.asp?nome="+nome+"&email="+email+"&fone=("+cod+") "+fone+"&comentarios="+comentarios+"&email_de=nadpochon@netcourrier.com&email_para=nadpochon@netcourrier.com&subject=Contatos :: Fungi Nature ::&campos=nome;email;fone;comentarios", 1); loadVariablesNum("_global.asp?acao=faleConosco&campos=nome|;|email|;|telefone|;|coment&valor="+nome+"|;|"+email+"|;|"+fone+"|;|"+comentarios+"&tb=dados", 1); getURL("javascript:alert('Sua mensagem foi enviada com sucesso !\\nEm breve retornaremos seu contato.');"); limpar();[/B]}}//Botão limparon (release) {limpar();} Bem... as dúvidas estão na parte em negrito! Não entendi a lógica na parte do código em que o flash verifica se existem os caracteres "@", "." e " " (espaço)... Acho que é por que não conheço o elemento "Number"... qual a função dele? e tb a sintaxe do "substring" não entendi... Quanto ao botão de enviar... na verdade... minha intenção é adaptar esse código para q os campos onde houverem erros a mensagem de aviso seja impressa no proprio campo de texto... deu pra entender? não haveria necessidade de mandar para nenhum arkivo asp ou php... como adapto isso?!!? Abração, Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
[- £¢Ø -] 0 Denunciar post Postado Novembro 12, 2004 dae velinho... bom pelo o que eu entendi... você só precisa por a varial do campo e a mensagem ao inves de usar o fscomand exif(length(nome) == 0){fscommand("alerta", "Por favor, preencha o campo nome.");return false;if(length(nome) == 0){nome="Por favor, preencha o campo nome.";return false;eu acho q era isso q você queria !!beleza ?// flw// fui... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Novembro 12, 2004 Exato carinha!!Uma das coisas é isso mesmo...Só que só quero q o campo nome apareça "Por favor, preencha o campo nome." quando o cara clicar em enviar e no caso houvver algum erro...A d´´uvida em si é oq colocar no botão...A outra dúvida continua sendo em relação a lógica usada na parte de validação do campo email com caracteres como @, . etc... queria entender oq "está escrito" ali!!valeu cara!!Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GDA 0 Denunciar post Postado Novembro 13, 2004 else { var ExisteArroba = 1; var ExistePonto = 1; var ExisteEspaco = 1; for(c = 0; c < length(email); c++){ N = Number©+1; Caractere = substring(email, N, 1); if(Caractere eq "@"){ ExisteArroba = Number(ExisteArroba)+1; } if(Caractere eq "."){ ExistePonto = Number(ExistePonto)+1; } if(Caractere eq " "){ ExisteEspaco = Number(ExisteEspaco)+1; } } Basicamente o que esta parte do código faz é: - verificar se existe um, e apenas um, sinal "@"; - verificar se existe ao menos um "."; - verificar se não há espaços... ... supondo-se que estas são características esperadas em um e-mail válido. Para fazer esta verificação, o código "varre" por um loop "for" todos os caracteres do mail informado e, a cada ocorrência de qualquer um desses caracteres (".", "@" e " "), as variáveis correspondentes são incrementadas. Quanto à função "Number()", ela serve para converter uma expressão em número. Se a expressão for um número, ela retorna o seu valor numérico; se for booleana, ela retorna 1 para true e 0 para false; se a expressão não for um número, ela retorna NaN (not a number) ou 0 (zero) dependendo da versão do Flash. Ele é útil na conversão de códigos escritos com operadores obsoletos do Flash 4 para versões mais recentes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites