Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mau-Mau

3 Sistemas Operacionais..., Windows XP, Windows M

Recommended Posts

Usuário inicial...Galera, meu problema é muito, mas muito sério, Trabalho em uma escola de informática, onde o dono quer que eu deixe os 3 Sistemas Operacionais, Win Me, Win XP, e cl10, até ai tudo bem, consegui, mas ele quer que eu deixe como sistema operacional padrão na inicialização o XP, depois o Me e por ultimo o CL10, já instalei o linux diversas vezes, editei o arquivo etc/lilo.conf, entro no shell e digito, lilo -v, mas não funciona,resolvi começar a instalação novamente, desta vez escolhi a inicialização grub, deu na mesma, e para piorar o linux estava entrando no modo texto..., estou novamente instalando o Linux, a pergunta é 1) Qual gerenciador de inicialização usar, Lilo Grub ou Nenhum, onde gravar o gerenciador de inicialização para poder fazer as alterações, Registro mestre - MBR, ou Partição de inicialização, qual é a diferença e qual é mais prático para alterar...?Até agora, tinha gravado sempre no registro mestre, mas quando altero o lilo e no shell digito lilo -v, não muda nada... cansei de reiniciar o computador e sempre ter a decepção da mesma tela, onde 1º CL10, 2º Windows e 3º memtest, e no final nunca enxergo os arquivos da partição Windows no Linux, estou ficando louco... mas quero acertar isso o mais rápido possível, conto com a ajuda de todos, que um dia ja quebraram a cabeça com este Novo Sistema Operacional, conto com todos e sei que não irei me decepcionar quanto mais respostas melhor, porque como sou leigo, algumas respostas nem entendo....Obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,amigo, eu costumo trabalhar mais com o lilo, pois me entendo melhor com ele.faça o seguinte, veja quais partições estão instaladas cada sistema operacional(Ex: hda1, hda4, hda5)e poste aqui, daí vamos montar um /etc/lilo.conf aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, no lilo tem uma opção onde você escolhe o default para ser inicializado, porém se você colocar na ordem o XP, depois o Cl10 e por ultimo o mentest no arquivo de configuração, funciona do mesmo jeito!

Depois de arrumado é so digitar um lilo na shell e pronto!

Ja no caso se você quizer alterar o arquivo do grub, ele se encontra dentro de /boot/grub

o nome do arquivo se chama grub.conf ele funciona da mesma maneira so que no caso depois de salvo você tera que fazer o seguinte:

grub-install /<o diretorio onde você vai instalar o grub>

Ex.:

grub-install /dev/hda2

No site http://www.devin.com.br/eitch/lilo/ tem uma documentação legal explicando sobre o lilo, da uma conferida la!

Aqui em www.magsilva.dynalias.net/ ~magsilva/Projects/HowTos/grub.htm explica tambem como configurar o grub no seu linux.

Espero que eu possa ter-lhe ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.