Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ventrue

Vector

Recommended Posts

Olá a todos, uso o photoshop a um bom tempo já porém sempre tive uma dúvida quanto o vector. O que seria exatamente o vector? não consigo entender essa arte e gostaria que alguém me explicasse se possível. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vetor nada mais é que calculos matemáticos.

linhas, formas e cores que formam um objeto, através de calculos.

a vantagem de um vetor, com um bitmap, é que indiferente de quantas vezes aumentados, nunca vai perder a qualidade, enquando um bitmap que é formado por pixels, perde em muito a qualidade.

outra caracteristica do vetor, é o tamanho da imagem (em kb), que é bem inferior de comparado a um bitmap ;)

no texto abaixo, você vai poder entender bem quais são as diferenças entre um e outro.

Gráficos Bitmaps

Bom, gráficos bitmaps são imagens formada por pixels (picture elements). Mas o que diabos é um PIXEL ?? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Simples não? Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Bom, voltando ao assunto, os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Entre os principais softwares de edição Bitmap estão: Adobe Photoshop, Jasc Paint Shop Pro e Corel Photopaint, alguns desses programas também tem propriedades Vetoriais, como a ferramenta Shapes do Photoshop 6.

Gráficos Vetoriais

Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Bom, o que são os famosos Gráficos Vetoriais ? Os Gráficos Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. Agora você deve estar se perguntando: "Mas e daí Ricardo? O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens?" O que muda ? Apenas TUDO... TUDO? Isso mesmo, TUDO. Hummm acho que devo me concentrar agora e lembrar de minhas aulas de geometria (crianças, não façam isso em casa). Lembram-se que dois pontos "A" e "B" determinam uma reta? Agora imaginem se você mover um desses pontos, "A" por exemplo, para mais distante de "B", não continuaremos tendo uma reta?? Só que maior?

Agora sua pergunta deve ser: "Ahhh Ricardo, então os gráficos vetoriais, mesmo se modificados quanto a seu tamanho, largura, etc, continua o mesmo ?" Isso mesmo ! Os gráficos vetoriais se comportam exatamente desta maneira, se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embassado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap:

Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folderes, Web. Isso mesmo WEB, ou você se esqueceu do FLASH ?? O Macromedia Flash foi o responsável pelo BOOM da arte vetorial na Web. Com o aparecimento da tecnologia Shockwave, a Macromedia introduziu o vetor à Web, mídia na qual a arte vetorial raramente aparecia. Uma área onde se utiliza muito as ferramentas vetoriais são a da ilustração, tanto para quadrinhos quanto para publicidade. Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde é trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, ou seja, para se dar vida.

Usando Bitmaps:

Os graficos vetoriais são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser banalizado, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje.

por Ricardo Nakazawa

acho que agora deu pra entender né :D

//estou movendo o tópico, pois esta seção é somente para postagem de tutoriais

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.