Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marketologo

Referencia para criação de sites

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de abrir um pequeno debate para quem se interessar é só postar seu recado.Estou começando a trabalhar com criação de sites. As vezes peço a opinião de alguns amigos com relação ao layout de um determinado site que estou montando e o que percebo são opiniões das mais diversas formas. Uns gostam de um determinado layout enquanto outro não gosta, ja outro layout criado o que nao gostava gosta e assim por diante. Tenho um colega que não sabe nada de web, nada mesmo, e quando peço opinião ele aponta uma série de coisas que na opinião dele no condizem com o gosto de internautas.Diante disso fico confuso que tipo de layout fazer. Voces estão entendendo ? layout a pessoa que cria tem que ter um bom conhecimento de design e tal, mas como "ter um norte" na hora de crir um modelo ou layout ? :angry: Abraços s todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra, vai de estilo saca.. o que eu acho que estraga um site e a falta de navegabilidade e erros de cores, formas, tipografia, tem que haver uma certa harmonia...MAs o que realmente pega eh a informação .. não adianta por site na internet se ele naum consegue transmitir de forma clara o seu propositoNaum vo entrar na parte técnica..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro d.eleete e amigos, a resposta está justamente aí: na parte técnica...

 

Uma comparação: fazer um site é como escrever uma carta, que tem que ter um começo, um meio e um fim, tem a data e a cidade bem no início, o nome do destinatário, deve encerrar com um cumprimento e com a sua assinatura... Assim como um site que deve ter alguns elementos essenciais e bem definidos...

 

Um cara pode escrever maravilhosamente bem e outro nem tão bem assim mas tanto uma carta como outra podem parecer "adequadas". Digamos que o destinatário possa notar que um escreve melhor que o outro mas com certeza veria que os dois sabem "escrever cartas" pois todos os elementos que compõem uma carta foram lembrados...

 

A partir daí tu poderia encontrar uma carta que não passa de um bilhete, com informações faltando e que pode deixar o destinatário com dúvidas, carta sem data, por exemplo... como saber se o assunto tratado na carta já não foi resolvido a muito tempo?

 

Para escrever cartas "adequadamente" precisamos "aprender as regras", estarmos conscientes que, independentemente do assunto que vamos tratar, algumas regras existem e são padronizadas...

 

O problema com os "sites" é que estas "regras" não estão escritas em manuais de bolso... Aqui conta muito a experiência de cada um e o conhecimento técnico é o que é comum a quem trabalha com comunicação visual, as mesmas regras que servem para um cartaz ou folheto servem para um site, exemplos:

 

Legibilidade: Não inventa moda, palavras e frases devem ser lidas, não são enfeites (para textos use Verdana preta sobre fundo branco ou levemente escuro, como este azulzinho aqui do fórum)...

 

Hierarquia da informação: A informação mais importante tem destaque e o olho do visitante/leitor deve acompanhar CORRETAMENTE o raciocínio da mensagem e não FICAR PULANDO de um lado para o outro na tela/peça...

 

Poluição visual: Nada que não sirva estritamente ao proposito de comunicar deve ser usado ou provavelmente vai desviar o foco da atenção da hierarquia correta. Quanto menos enfeite, melhor. Animações chamam a atenção, só use coisinhas animadas se teu objetivo é CHAMAR A ATENÇÃO para aquilo que está se mexendo)...

 

Cores: exatamente como para materiais impressos, depende do público alvo do cliente. São crianças? Jovens? Empresários? Crianças sempre vão gostar de cores contrastantes e vivas e adultos preferem cores harmônicas e suaves (qual a diferença? procura no google)...

 

Nunca use flash para animar os menus, nem para fazer logotipos voadores, se vai usar um flash use para mostrar uma mensagem completa, com início meio e fim, com um roteiro bem definido, VENDA a sua mensagem para o cliente, senão não vale a pena arriscar o visitante ir embora do site porque o plug-in não tava instalado ou porque não aguentou esperar a animação carregar. (Não caiam na conversa que "todo mundo tem o flash"... EXPERIÊNCIA PRÓPRIA: EM JULHO (JULHO DE 2004 MESMO) em um site de uma faculdade que atendo e no qual o cliente colocou uma animação no lugar da página default, em pleno período de inscrições para o vestibular tivemos 5.261 visitas na página da animação e APENAS 1.617 na entrada do site, só a bagatela de 3.634 pessoas se deram ao trabalho de entrar no site mas não passaram da animação, quantos destes desistiram e não voltaram? Quantas inscrições foram perdidas por causa da animaçãozinha?... Exemplo "raro e ainda ruim" de como "adequadamente" usar um flash: 500anos, (o flash da entrada "vende" o assunto do site) observem que dentro deste site as INFORMAÇÕES estão dispostas dentro de uma hierarquia bem simples e funcional, embora o design seja muito "pesado" e meio "grotesco"...

 

Seguem alguns que eu gosto bastante:

-AudioExpresso (foco na informação)

-http://2spi.iota-online.com/ (foco no design)

-Xerox (funcional e bonito, (olha a MENSAGEM passada no flash do iceberg - assim vale a pena usar )(Obs.: já não tem mais o iceberg mas o flash que aparece sempre é usado de maneira extremamente produtiva)...

-Niasi (bonito(lindona ;p))

-Gateway (funcional, site de uma empresa gigantesca que só vende computadores atraves deste site (não tem lojas), posso garantir que o fato de não haver aí nenhuma coisa se mechendo, nenhum flash nem qualquer tipo de applet, nem menus animados, só puro e genuíno html, e a forma como as informações estão apresentadas... é tudo fruto do que existe de mais avançado em estudos de design para sites de internet... Não custa nada examinar bem este exemplo...

-Seção de esportes do clicRBS (um dos designs mais sofisticados que conheço)

-Ibest (toneladas de informação, suave e clean)

-Uol (cada vez melhor, ficando mais claro e com menos contraste de cores (lembra como era no começo?), olha a hierarquia das informações...)

-Terra (abusa no contraste de cores)

Novo: -Pop (totalmente remodelado)

 

-Icon (depois deste o resto é sitezinho... eu mesmo desisti de fazer o design dos meus sites a muito tempo, me resigno com a programação e contrato caras profissionais formados em artes. Mas ainda não tem muita gente capaz de designs deste tipo no mercado... :P )

 

Depois de uma geral nos exemplos acima dá para tu mesmo comparar os teus designs com o de caras mais "profissionais" e procurar na net uma listinha mágica com perguntas que tu tem que fazer olhando para o teu site, é um checklist de possíveis defeitos... Mas não me pergunte, eu não tenho mais essa minha fichinha, talves uma googlada no pessoal da Semiótica ajude... cansei de escrever, te mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem gosto tem diversos. Ninguem dara a mesma analize. Uns dão elogio para incetivo, outros de ajuda. Outros criticam. Peguem essas criticas e coloque isso como um catchup insira n pizza a saboreia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu admiro sites que misturam usabilidade com estilo. Pode ser site de surf, corporativo, não importa, mas é fiel ao público que vai acessar o site.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.