Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jonas_ti

!!! ERRO com DB...

Recommended Posts

Atenção pessoal, tô precisando de uma ajuda...Aconteceu o seguinte erro:Project raised exception class EDatabaseError with message 'Query1: Cannot modify a read-only dataset'...Isso ocorre quando eu quero inserir, editar ou deletar usando os comandos:Query1.Insert;Query1.Edit;Query1.Delet;Desconfio que seja alguma coisa a ver com o read-only, mas onde mudo para não sómente leitura???falowJonas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jonas, você deve estar se eskecendo de abrir a tabela em q você esta executando esses comandos, por isso ela esta te indicando q esta somente em modo de leitura, faça essa verificação se você esta abrindo ela antes de executar os comandos. Valeu! B)

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Leonardo_Iron,Estou começando a aprender o Delphi, portanto muitas coisas posso ser ingenuo, pois estou aprendendo sozinho... Veja se estou correto: para abrir, a propriedade active do dquery deve ser true, certo? Me de uma dica.... estou no escuro...falowjonas

Compartilhar este post

Link para o post

beleza cara ? Como disseo Leonardo_Iron, você tem que estar com a query aberta antes de tudo, que poder ser assim :... Query1.Open;... E no erro que deu ai pra você, é o seguinte, pra você alterar os dados através de uma Query você pode "setar" a propriedade RequestLive pra True. Ou ainda usar o componete UpdateSQL e associar sua Query com esse cara pela propriedade UpdateObject da Query. Não esquecer de colocar os comandos de Insert, update e delete dentro desse componente, que pode ser feito dando um duplo clique nele e tal... Tenta ai cara, espero ter esclarecido alguma coisa.Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Quando geralmente ocorre este tipo de erro em uma query, você tem q setar a propriedade RequestLive da query, para True.Mas é claro q você tem q abrir a que abrir a query antes desta operação, e quando você estiver lidando com operações na estrutura da tabela, ou seja, inserção,atualização e deleção de dados, você tem q colocar o comando query1.ExecSQL, no fim de cada comando, c naum, num funfa...Faça isso que é BATATA!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.