Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rafa-martin

Preencher campos obrigatórios

Recommended Posts

Pessoal, preciso de uma ajuda para finalizar o site que estou fazendo.Estou fazendo uma validação porém está funcionando por completo.Como eu faço para forçar o usuário preencher campos que são obrigatórios?Caso ele deixe vazio, como eu coloco uma mensagem dizendo qual o campo que ele deixou de preencher e deixar esse campo em vermelho?E também como faço para que ele não digite caracteres inválidos?Algueém poderia me dar algum exemplo, pronto? Por favor. é a única coisa que falta ppara eu terminar o site.Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanha batatinha??? hahahahaha

<%sErro = ""if Request("NOME_CAMPO1") = "" then        sErro = sErro & "Campo1 VAZIO!!!...<br>"end ifif Request("NOME_CAMPO2") = "" then        sErro = sErro & "Campo2 VAZIO!!!...<br>"end ifif sErro <> "" then     response.write sErroelse     response.write "Nossa... funcionou... q bacana... q usuário inteligente!!! Sabe preeencher tudo..."end if%>

Compartilhar este post

Link para o post

voce pode fazer tudo isso com javascript (client)o primeiro voce procura por validar campos, quando um campo nao tiver o valor, voce muda o style do objeto, setando a cor para vermelho... nomedoobjeto.style.color = red ou #FF0000o terceiro procure por keypressok?

Compartilhar este post

Link para o post

mas por segurança... é bom fazer em JAVASCRIPT e ASP.... pra ter certeza q o nossos queridos usuários irão preencher corretamente!!falows

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu desta forma e deu certo, de uma olhada:

este é o formulario:

<form name="form_incluir" method="post" action="<%=Request.ServerVariables("SCRIPT_NAME")%>" onsubmit="return verifica_form(this);"><INPUT type=hidden name=recordno value="<%=Request.Form("recordno")%>"><INPUT type=hidden name=strQ value="<%=Request.Form("strQ")%>">  <TABLE border=0 cellpadding=2 cellspacing=1>    <TR>       <TD>Login<br> </TD>      <TD><input style="width=200" type="text" name="login" maxlength="50" onKeyPress="desabilita_cor(this)"  df_verificar="sim"></TD>    </TR>    <TR>       <TD>Senha<br>      </TD>      <TD><input style="width=200" type="password" name="senha" maxlength="10" onKeyPress="desabilita_cor(this)"  df_verificar="sim"></TD>    </TR>  </TABLE>  <input name="enviar" type="submit" class=botao_enviar id="enviar" value="Enviar"></form>
Antes do formulario criei um javascript para avisar e marcar o campo.:

function verifica_form(form) {var passed = false;var ok = falsevar campofor (i = 0; i < form.length; i++) {  campo = form[i].name;  if (form[i].df_verificar == "sim") {    if (form[i].type == "text"  | form[i].type == "textarea" | form[i].type == "select-one") {      if (form[i].value == "" | form[i].value == "http://") {  form[campo].className='campo_alerta'        form[campo].focus();        alert("Preencha corretamente o campo");        return passed;        stop;
explicando o código: dentro do formulario tem a função df_verificar="sim" função que esta dentro do código javascript, ou seja colocando esta função dentro do campo do form ele verificara se o campo foi preenchido caso não ele retorna a mensagem ("Preencha corretamente o campo", e ainda marca o campo com função onKeyPress="desabilita_cor(this)" que é pré determinada por código CSS, veja o mesmo a seguir, função que também esta agregada ao código javascript ('campo_alerta')

<style type="text/css"><!--.campo_alerta{font-family: Tahoma, Verdana, Arial;font-size: 11px;border: 1px solid black;background-color: #ffff99;}--></style>
Qualquer dúvida, é só avisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.