Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_ nEoN _

Design Gráfico

Recommended Posts

Seguinte gente... esses dias tava conversando com uma mulher e ela me ofereceu um serviço, seria o seguinte:- Diagramar um revista.Eu sou designer web e será meu primeiro trampo com design gráfico para impressão. Será que tem alguem ae que pode me dar umas dicas de programas, papeis, laminas ?Seguinte, o que tenho na cabeça é o seguinte:- um programa vetorial seria essencial para este tipo de trabalho ? ou com o PS eu tenhu o mesmo resultado ?- O tamanho do documento, tipo uma folha A4 tem que ser to tamanho real da A4 ou teria tamanhos especificos que as gráficas utilizam ?- Como enviar os arquivos para meu cliente ? PDF ?- 300DPI ? CMKY seria o básico né ?Acho que essas são as dúvidas maiores. Caso apareça alguma durante as respostas eu pergunto di novo.William [ NeoN ]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

axo q seria papel a3 depende da revista :P o a3 e o a4 so q como se fosse 2 saka as pagina da revista

Compartilhar este post

Link para o post

nao esquece de casar as pg (par e impar) e mandar com sangria externa de no minimo 2mm e mandar tudo em cmyk, sem nenhum pantone ou cor em rgb

Compartilhar este post

Link para o post

Po cara... nao querendo menosprezar o fórum, mas... Aconselho você a recorrer à lista de discussões ou fóruns relacionados.A maior fonte/referência que eu conheço para Design Gráfico com respostas rápidas e com vários usuários e profissionais do assunto é lista de discussão "designGráfico" do Yahoo!. É maior lista do assunto la no portal. Dê uma checada. A galera lá manda bem d+ e a lista já saiu até em revista.Qualquer coisa, estamos aí. B)

Compartilhar este post

Link para o post

Tb concordo com o skyxer, aqui é mais pra web, mas claro q tem os q ja trabalharam ou trabalham com grafica.Vetorial seria essencial sim, claro, principalmente pros textos. No PS você só edita as figuras e faz o layout da sua pagina da revista, com fotos e tal. O q puder ser feito em vetor, melhor.Formato do arquivo depende do jeito q a pessoa quer (cliente), pergunte... mas deve ser em TIFF, ou CDR, PSD, AI.E claro q 300dpi e CMYK, eles devem fazer o fotolito (nao sei ao certo).Qto ao tamanho, teria q ver com eles tb. Mas sempre faça um pouco maior, pra na hora de cortar com a lamina, nao ter problema de ficar aquela linha branca.[ ]z

Compartilhar este post

Link para o post

Formato do arquivo depende do jeito q a pessoa quer (cliente), pergunte... mas deve ser em TIFF, ou CDR, PSD, AI.E claro q 300dpi e CMYK, eles devem fazer o fotolito (nao sei ao certo).

falae kara...o negocio e o seguinte....você tem que usar um programa editor de texto s pra criar uma revista... Corel, Photoshop, Ai... num serve... tem que ser PagemMaker, In Design ou QuarkExpress...o programa vetorial (Corel, Ai) tem que ser usado na exportacao de logos... no geral é isso pq os melhores efeitos estao no PSO Ps você usa no tratamentio de imagens e efeitos de cabecalhos e rodapes...um conselho: num cria a pagina toda no Ps nao... você vai importar esse arquivo num programa de editoração e esse vai ser uma BOMBA pro fotolito ou CTP, alem do fato que pra grafica o texto em preto precisa ser "OVERPRINT" quer dizer o seguinte, o preto nao pode ser vazado, tem que ter tinta por baixo dele senao qualquier desvio de impressoras offset ou rotativa você perde o registro e fica aquile bendito filete atrapalhandoa leitura...se você quiser criar fundo no ps, você pode criar em RGB e depois convertelo para CMYK, desde que nao tenha texto... primeiro converta o fundo e seus efeitos para CMYK e depois adicione textos, estes sempre em CMYK e procure usar cores exatas por exemplo... laranja... C=0, M=60, Y=100, K=0, assim fica legal pq você sabe exatamete o que vai sair na impressão e nao use C=5, M=60, Y=100, K=15... fica laranja tb ( com algumas variacoes logico ) mas no processo de gravacao de chapa as reticulas perdem um pouco de sua opacidade entao é melhor optar por cores mais sensatas e pode crer o trampo nao ficara ruim por isso.Importante: o q você ve na tela ou na sua impressora jato de tinte, nao quer dizer que saira a mesma coisa na impressao... você tem que saber qual processo sera usado pra montar a lamina... é bem diferente da web art... você depende do tipo de papel, habilidade do impressor, qualidade do fotolito, bom acabamento e é claro bom layout... se você conhece a revista Professional Publish... use-a, na minha opinião uma das melhores revistas em questao de layout...você precisa saber qual o tamanho final da revista e... no programa de editoração criar pagina por pagina nada de por duas na mesma folha.... e esses programas eles tem um montador de brochura que no final você salva um arquivo copia e cria a brochura eu uso o PageMaker, ele é bem seguro se você quiser te mando depois por email como fazer essa brochura...você so pode finalizar depois de saber em que tamanho de papel sera impressa a revista e montar o "boneco" com o impressor para que no corte e dobra o "caderno se encaixe perfeitamente... entao nao tem uma forma exata como A3 ou A4, isso, profissionalmente, nao existe...sobre resolução tudo em 300dpi, nao adianta ser mais, pq o fotolito so e feito em 300 dpi e inclusive as impressoras planas e rotativas tem o ponto da borracha em 300 dpi... menos que isso você vai ter um bug e um prejuizo tremendo...Os programas de editoração tem um recuro que chamamos de "SAVE FOR SERVICE BUREAU", esse recurso salva em uma pasta todas as fotos usadas e todas as fontes inclusive todos os arquivos lincados e esse é o arquivo ideal para o fotolito... você pode usar PDF desde que ele esteja dentro da norma PDF adotada pelos bureaus... senao os "RIPS" nao baixam teu arquivop e o fotolito sai P/B...Ah e por favor use fotos linkadas e nao jogadas pq se você precisar alterar uma img ela sera trocada automaticamente e o arquivo mae fica bem mais leve...bom.. por hora é isso que lembrei e se você precisa rde algo.. posta ae que sera um prazer te ajudar... se eu puder eh claro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto do InDesign... ele é bem legal pra quem tá começando... eu comecei com ele...Lógicamente que aliado aos outros programas citados abaixo...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.