Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kania

Exportando xls para access.

Recommended Posts

Ola pessoal, fiquei fora por um tempo, problemas de saúde, mas agora estou retornando, com muita sede de conhecemento.

Bom na minha vouta ja bati de frente com um problema, estou precisando criar um script que faça o seguinte.

Peguar um arquivo xls (excel) que esta na maquina do cliente, exemplo uma lista de produtos, e exportar ela para um bd em access no servidor. Ou seja jogar os mesmos dados que estão nesta table xls para o bd, é claro que os campos da tabela xls serão os mesmos da tabela do bd no servidor.

Meus problemas estão em primeiro como efetuar o upload para o servidor dentro da pasta que esta o bd de forma que ele interaga com o bd e com a tabela que eu desejo ( bd produtos, tabela real_prod ), diretamento no pc pelo access é simple fazer isto mas e dentro do servidor. Pois tenho que conciderar que o cliente tera o menos conhecimento possivel quanto a manipulação dos dados, então eu preciso criar uma forma para facilitar a vida do clienta ao maximo, onde ele simplesmente tenha que pegar a sua tabela ja em funcionamento em formato xls, e envia-la ao servidor a través de um sistema de upload, e o script ou sei la de que forma que seja possivel fazer faz o resto.

Sera que alguém ja fez algo parecido ou sabe como fazer. Agradeço desde ja a ajuda. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja fiz isso carregando txt formatado por tabulação varrendo as linhas e inserindo-ascom excel ainda num fiz

Compartilhar este post

Link para o post

è o meu grande problema esta no excel, o cliente ja possui um controle dele que esta no formato xls, e pedir para que ele mude este habito vai ser um pouco complicado, mesmo pq me parece que ele ja pega uma tabela do distribuidor que vem no formato xls, oque facilita para ele, por isso a idéia de tentar exportar esta mesma tabela diretamente para o server, se ter que fazer muitas auterações para não complicar a cabeça do cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca fiz, mas dá uma olhada no tópico pendurado "Duvidas Frequentes" que tem uma postagem sobre formas de conexão ADO. Uma delas é de se conectar com um arquivo Excel. Creio que dessa forma você conseguirá fazer essa transferência de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

è a conexão da para fazer, ja efetuei um teste e funcionou, porem não consegui aplicar o update dentro da tabela do access, ele conecta na xls e abre a mesma, mas se dermos um comando pdate ele não execulta, na verdade até execulta porem não modefica nada, o que suponho que ele não esteja é unindo as duas e fazendo o update de uma para a outra.Tai um problema para tentar resolver, se alguem conseguir antes de mim, me avise.

Compartilhar este post

Link para o post

você consegue exibir os dados do Excel na tela?

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza pessoal.

Bom eu consigo exibir os dados da tabela do excel na pagina em asp da seguinte forma, (explicarei par o amigo Luizgrs que pedio informações de como faze-la)

1-Crio no excel um arquivo normal como se foce no access, pois na verdade o excel não deixa de ser um tabela se notarmos bem, após criado a tabela vamos ao segundo passo.

Imagem Postada

2-Selecione todo o conteúdo da tabela criada (somente onde contém dados, ex. nome, telefone, idade, estes seriam os nomes das colunas e abixo delas respectivamente os dados cabiveis).

Imagem Postada

3-Após selecionada os dados da tabela va no meu inserir/nome/definir, isto é necessário para que se intenda que existe uma tabela ali, caso contrario a conexão não entendera qual aréa refere-se a tabela, e acabaria pegando todo o conteúdo tabela mesmo as areas em branco, desta forma ela pegara somente a area que queremos.

Imagem Postada

4-Preenchemos da seguinte forma a caixa de dialogo que se abriu.

Imagem Postada

Nomes da pasta de trabalho: Coloque o nome que quer que sua tabela tenha(exemplo teste)

Clique em adicionar e depois em OK

Pronto sua tabela do excel esta pronta para ser usada como banco de dados, agora vaoms a pratica de como exibir os dados.

Primeiro crio o arquivo de conexão que você ira utilizar para abrir a conexão, eu utilizo a seguinte linha de comando

ASP [/tr][tr]<%

Dim conn

conn = "Provider=MSDASQL.1;Persist Security Info=False;Data Source=Excel-XLS"

%>

[/tr]

De a ele um nome como conexao.asp e salve dentro da pasta que esta a plhanilha do excel.

Crie a pagina que ira exibir os dados da tabela do excel, eu fiz da seguinte forma para o exemplo.

ASP [/tr][tr]<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%>

<!--#include file="Connections/conexao.asp" -->

<%

Dim tste_xls

Dim tste_xls_numRows

Set tste_xls = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")

tste_xls.ActiveConnection = conn

tste_xls.Source = "SELECT * FROM clientes"

tste_xls.CursorType = 0

tste_xls.CursorLocation = 2

tste_xls.LockType = 1

tste_xls.Open()

tste_xls_numRows = 0

%>

<%

Dim Repeat1__numRows

Dim Repeat1__index

Repeat1__numRows = 10

Repeat1__index = 0

tste_xls_numRows = tste_xls_numRows + Repeat1__numRows

%>

<html>

<head>

<title>Documento sem título</title>

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">

</head>

<body>

<table border="1">

<tr>

<td>Nome</td>

<td>idade</td>

<td>telefone</td>

</tr>

<% While ((Repeat1__numRows <> 0) AND (NOT tste_xls.EOF)) %>

<tr>

<td><%=(tste_xls.Fields.Item("Nome").Value)%></td>

<td><%=(tste_xls.Fields.Item("idade").Value)%></td>

<td><%=(tste_xls.Fields.Item("telefone").Value)%></td>

</tr>

<%

Repeat1__index=Repeat1__index+1

Repeat1__numRows=Repeat1__numRows-1

tste_xls.MoveNext()

Wend

%>

</table>

</body>

</html>

<%

tste_xls.Close()

Set tste_xls = Nothing

%>

[/tr]

Depois é só testar e pronto voc~e vera que os dados da tabela apareceram na sua pagina como se fosse umbd normal do access ou do Mysql ou qualquer outro, porem eu acho este método um pouco complicado, pelas configurações que se deve fazer no arquivo, uma pessoa um pouco mais leiga ja conseguiria fazer, e outro problema que temos é que a tabela tende a almentar com o temo seus dados, ai como iremos fazer para a area definida da tabela de auto ajuste ao conteúdo, eu desonheco como fazer e se existe como fazer.

em meu caso agora estou pensando em como fazer esta tabela linkar com o bd access atualizar os dados do bd access sem que o cliente precise sempre estar fazendo configurações no mesmo, pois como falei a tabela do excel tende sempre aem almentar.

Estou aceitando sugestões para este problema, de como posso resolver isto de forma prática para mais para o cliente, se alguem tiver uma idéia posta ai, acho que seria de grande ajuda para muitos que ja tiveram tal problema. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Isto mesmo, porem o meu maior problema não esta em passar esta tabela do excel para o bd access, mas sim em conseguir sincronizar as duas sem a necessidade de precizar transformas a planilha do excel em um tabela, como descrevi acima com fotos, pois presisamos lembrar que é um trabalho para um cliente, e tenho que pensar em deixar as coisas o mais simples possivem para ele, ai imagino que toda vez que ele precisar fazer a atualização do bd ele ter que pegar sua planilha do excel e tranformar em tabela e somente depois sincroniza-la com o servidor web, para nós é até facil de pensar isto, mas para o cliente.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.