Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sistematico

evento onkeypress

Recommended Posts

boa noite a todos ... primeiramente gostaria de dizer que é um imenso prazer participar desse forum... bom a minha duvida é a seguinte..eu gostaria de saber e entender como posso ativar o evento onkeypress de um EDIT que sera criado com o programa rodando ...se eu colocasse um edit no form ficaria facil ate de mais ,,,, sendo que é so clicar na guia events e onkeypresss.... ate ai beleza...mas o problema surge na hora que o programa sera executado e meus edits criados por meio de um clique por exemplo no botao 'NOVO'...como faco para que o evento onkeypress seja acionado no edit ja criado????????atenciosamente e desde ja agradeco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você deve ter um código mais ou menos assim para criar seus edits:

var   Edit: TEdit; begin   Edit := TEdit.Create(SeuForm);   with Edit do begin     Parent := SeuForm;     Left := ...    Top := ...    OnKeyPress := SuaProcedureQueTrataKeyPress;   end; ...
SuaProcedureQueTrataKeyPress (ou qualquer que seja o nome que você escolher) é quem irá tratar o OnKeyPress precisa ser declarada de modo compatível com o evento OnKeyPress do edit:
// OnKeyPress é do tipo TKeyPressEvent // e TKeyPressEvent =  procedure (Sender: TObject; var Key: Char) of objectprocedure TSeuForm.SuaProcedureQueTrataKeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); var  Edit: TEdit;begin   Edit := Sender as TEdit;  // trata a tecla que foi acionada end;
Por causa do "of object", a procedure precisa ser necessariamente um método de uma classe, normalmente um método do form onde o edit é posto; no exemplo, essa classe é TSeuForm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.