Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ita

Linguagem Programação

Recommended Posts

Ola comunidade! A minha duvida é o seguinte, estou para começar os meus estudos por uma linguagem de programação, estarei começando do zero. Oportunamente vou iniciar pelo Visual Basic ou p/ Delphi, aindo estou decidindo. Pretendo me dedicar à criação de programas contábeis, com a emissão de relatórios p/ balancetes, balanços, controles de estoque, etc. Os progamas que tem no mercado são bons, e utilizam a linguagem Clipper, Better Basic. E usam a plataforma DOS, e com isso a impressão é feita em impressoras matriciais, que neste caso são rápidas e precisas. Estes relatórios utilizam formulários contínuos e a impressão em jato de tinta seria inviável, dado ao custo que seria imenso. Há possibilidades de programas em ambiente Windows descarregarem a impressão nestas impressoras e estas manterem a velocidade e desempenho da plataforma em dos ? Porque qdo. se usa o Word, Excel, com estas impressoras a impressão fica muito lenta. No meu caso, é possível fazer programas em visual basic e ou delphi, de forma eficaz p/ estas impressoras, ou terei que partir p/ uma linguagem de programação de ambiente em Dos, como o velho cliper, cobol, sei lá ...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia,Quando voce instala uma impressora matricial no micro e define como padrão automaticamente são instaladas fontes para a mesma, exemplo "draft 10, Romam 10, sans... e outras" estas fontes são fonte para ambiente DOS e desta forma utilizando-as a sua impressão ficara Rapida como se você estivesse no DOS.Qualquer duvida envie um e-mail.ate.

Compartilhar este post

Link para o post

A impressão fica lenta porque as letras são literalmente "desenhadas". A impressão é bem mais rápida no jeito antigo (?) porque você apenas "joga" os caracteres (bytes) para a porta da impressora e ela se encarrega de escrevê-los. Mas, sim, claro, você ainda pode utilizar assim, mesmo no VB ou em qualquer outra linguagem (para nossa felicidade!). O princípio é basicamente abrir um arquivo texto e escrever nele, porém o caminho desse arquivo será a porta da impressora. E isso serve para qualquer linguagem porque é o sistema operacional que disponibiliza a porta da impressora como uma unidade (lpt1:). No caso do VB, você pode fazer isso assim:

n = freefile()open "lpt1:" for output as #n? #n, "primeira linha"? #n, "segunda linha"? #n, "terceira linha"? #n, chr(12)           'Ejeta a folhaclose #n

No caso do Delphi, já seria:

var imp : textfile;begin assignfile(imp, 'lpt1:'); rewrite(imp); writeln(imp, 'primeira linha'); writeln(imp, 'segunda linha'); writeln(imp, 'terceira linha'); writeln(imp, #12); closefile(imp);end;

Sacou? ;) E, se quiser exemplos em outras linguagens, é só falar.

Abraços,

Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.