Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

btovix

SubSelect Numa mesma tabela

Recommended Posts

Olá e desde já obrigado...

Estou com a seguinte situação:

Tenho duas tabelas uma de viajens e uma de pessoas...

na tabela de viajens tenho dois campos... cd_motorista e cd_paciente Estes dois são uma pessoa da tabela de pessoas nessa tabela tem o cd_tipo onde a pessoa que é motorista tem o cd_tipo = M e o paciente = P

Pra cada viajem só existe um paciente e um motorista(é uma ambulância)

Eu estava querendo fazer um subselect na mesma tabela de pessoas... o problema é que eu não conheço a sintaxe... (nem sei ao certo se isso é a melhor solução, mas vou tentar)

Se alguém souber como é a sintaxe do subselect no interbase ou se houver uma forma melhor de resolver esse meu problema eu agradeceria...

Estou utilizando o interbase 6

um abraço a todos e fico na espera

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tader!Faz tempo que esse topico foi aberto, mas não vi nenhuma resposta...alguém poderia dar uma ajuda.Estou com o mesmo problema.Desde já agradeço!Até mais!

Compartilhar este post

Link para o post

ai vai, caso o valor da coluna "pessoa" da tabela de "pessoas", não se repita você nap precisa utilizar o "cd_tipo", agora se voce pode ter pessoa = 1 para cd_tipo = M e pessoa = 1 para cd_tipo = "P", então é só acrescentar a coluna cd_tipo na cláusula where p/ motorista (and ct_tipo = 'M'), p/ paciente (and ct_tipo = 'P'), ok ..select cd_motorista, (select nome from pessoas where pessoa = viagens.cd_motorista) as "nome_motorista", cd_paciente, (select nome from pessoas where pessoa = viagens.cd_paciente ) as "nome_paciente", from viagens;espero ter ajudado ...abraços Raul

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.