pcdesign 0 Denunciar post Postado Julho 11, 2006 Por Fabyo, você é 10 D+ Acho que dessa vez eu aprendo a programar em php; Oia ai se intendi mermo: <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"><head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Pagina de Entrada Caucular Troco</title> </head> <body> <?php //Pegando as variavei através do post $nome = $_POST["nome"]; $sobrenome = $_POST["sobrenome"]; $total = $_POST["total"]; $pagou = $_POST["pagou"]; function nomeCompleto($nome,$sobrenome){ $nomecompleto = $nome." ".$sobrenome; return $nomecompleto; } $nomecompleto = nomeCompleto($nome,$sobrenome); function troco($total,$pagou){ $troco = $pagou-$total; return $troco; } $troco = troco($total,$pagou); ?> <form name="teste" method="post"> Digite seu nome:<br> <input type="text" name="nome"/><br><br> Digite seu sobrenome:<br> <input type="text" name="sobrenome"><br><br> Total da sua compra:<br> <input type="text" name="total"><br> <br> Pagou:<br> <input type="text" name="pagou"><br> <br/> <input type="submit"> </form> <? echo "Obrigado Sr.(a),"." ".$nomecompleto." "."por comprar conosco"."<br>"; echo "Pegue seu troco: $"." ".$troco."<br>"; echo "Volte Sempre"; ?> </body> </html> Obrigado! vou continuar estudando e espero sempre contar com imasters e claro principalmente você. <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Julho 11, 2006 Voce esta de parabens, como voce esta iniciando o script que voce fez esta muito bom, claro que tem alguns erros mas nao podemos exigir de voce isso agora pois como aprendizado ta valendo mas para nao deixar passar batido vou explicar o que voce pode melhorar e consertar os erros * Primeira coisa edite seu php.ini e ache a linha display_errors = off e deixe em on * Acostume a usar sempre as tags completas <?php ?> * Quando voce esta esperando os dados vindos de um post voce tem que ter em mente que na primeira vez que esta executando o script e antes de apertar o botao submit, as variaveis: $nome = $_POST["nome"]; $sobrenome = $_POST["sobrenome"]; $total = $_POST["total"]; $pagou = $_POST["pagou"]; ainda nao existem, elas só existiram depois que voce der o submit e na primeira vez que voce executar o script desse jeito ele ira dar erro justamente por nao existir essas variaveis, por isso voce precisa antes testar se a variavel existe assim: $nome = isset($_POST["nome"]) ? $_POST["nome"] : ""; $sobrenome = isset($_POST["sobrenome"]) ? $_POST["sobrenome"] : ""; $total = isset($_POST["total"]) ? $_POST["total"] : ""; $pagou = isset($_POST["pagou"]) ? $_POST["pagou"] : ""; isset() serve para verificar se a variavel existe retorna true se existir e falso se nao existir o simbolo que voce viu no meu exemplo ? : nao querendo complicar sao if e else resumido, por experiencia de aulas que eu ja dei esses metodos de usar o if assim sao mais faceis para pessoas iniciantes aprenderem, coisa que parecia antes que era o contrario. http://br2.php.net/manual/pt_BR/control-st...tive-syntax.php para esclarecer melhor o meu exemplo acima é a mesma coisa que voce fazer assim sem simplificar: if(isset($_POST["nome"])) { $nome = $_POST["nome"]; } else { $nome = ""; } if(isset($_POST["sobrenome"])) { $sobrenome = $_POST["sobrenome"]; } else { $sobrenome = ""; } if(isset($_POST["total"])) { $total = $_POST["total"]; } else { $total = ""; } if(isset($_POST["pagou"])) { $pagou = $_POST["pagou"]; } else { $pagou = ""; } os 2 jeitos estao certos só que um é mais simplificado, escolha o jeito que voce achar mais facil de usar e use Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pcdesign 0 Denunciar post Postado Julho 11, 2006 muito obrigado pelas aulasa principio eu havia feito uma pagina.htm com o formulárioe action="calculartroco.php" desta forma não da erro né, masé sempre recomendável verificar realmente com o isset.agora uma coisa: if(isset($_POST["nome"])) { // verifica se houve o post $nome = $_POST["nome"]; // se houver um post adiciona o valor a variavel $nome} else { $nome = ""; /*se não for postado nehum valor tem que haver uma mensagem avisando do erro. Como encaxaria esta mensagem aqui? Ou esse é um assunto pra mais adiante.*/Grato pela atenção,PC Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Clauido José 3 Denunciar post Postado Julho 23, 2012 Opa beleza, estou fazendo o curso até agora está uma beleza legal pra caramba mas estou com um problema aqui nao sei se todos tiveram mas nesse codigo que irei postar agora esta dando erro "Warning: Cannot use a scalar value as an array in " e não gostaria de passar para proximo modulo sem resovler isso grato des de ja /* exemplo foreach 4: arrays multidimensionais */ $a[0][0] = "a"; $a[0][1] = "b"; $a[1][0] = "y"; $a[1][1] = "z"; foreach ($a as $v1) { foreach ($v1 as $v2) { echo "$v2\n"; } } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Julho 23, 2012 Clauido José, em qual linha ocorre o erro? testei aqui e está ok. veja: <?php error_reporting( E_ALL ); $a[0][0] = "a"; $a[0][1] = "b"; $a[1][0] = "y"; $a[1][1] = "z"; foreach ($a as $v1) { foreach ($v1 as $v2) { echo "$v2\n"; } } saída: a b y z Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Julho 23, 2012 fiz um teste e aqui nao esta dando esse erro voce esta testando somente essa parte? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Clauido José 3 Denunciar post Postado Julho 23, 2012 Olha descupa ai mas foi erro meu estava fazendo os exemplos na mesma pagina e não tava dando certo por causa disso agora deu certo eu fiz somente o exemplo acima e funciounou acho que tava pegando os valores dos outros exemplos por isso não deu certo obrigado vamos embora para proximo modulo valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
.Raul 5 Denunciar post Postado Agosto 24, 2012 Muito obrigado mais uma vez pela oportunidade de aprendizado. Desta vez agradecendo além do Fabyo, também o Perfect Lion. Tem sempre que surgir uma dúvida pelo menos... <_< Em FOREACH: /* exemplo foreach 4: arrays multidimensionais */ $a[0][0] = "a"; $a[0][1] = "b"; $a[1][0] = "y"; $a[1][1] = "z"; foreach ($a as $v1) { foreach ($v1 as $v2) { echo "$v2\n"; } } Não entendi a programação feita com estes colchetes, ainda mais duplos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DaniloAgostinho 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2013 Show de Bola este curso, indo a diante e com muita esperança.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites