Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hyraxmaster

Padrões x Flash

Recommended Posts

hj tirei a noite pra ler alguns artigos sobre xhtml, css, tableless e padrões web... mas durante toda a minha leitura eu pensava comigo, "mas e o flash, o que será dele?"...eu raramente entro em um site que foi feito utilizando técnicas de tableless e consigo dizer que o site é bonito... funcional até pode ser, mas bonito e atraente... isso é outra história...numa época em que a banda larga está se difundindo, ou seja, velocidade de conexão não é mais problema, o flash é uma grande alternativa para uma internet rica.. com animações... músicas.. efeitos... etc... etc... etc...e a todo momento você escuta alguém falando de padrões... aí eu pergunto pra vcs: e o flash... como q fica nessa história?pelo jeito... sites inteiros em flash... vão virar passado... e eu até gosto dos modelos do templatemosnter... o negócio vai mesclar esses dois mundos...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim existem vários sites tableless muito melhores do que os feitos em flash ou tabela, você já viu o http://www.csszengarden.com?

A Macromedia com certeza está pensando nos padrões web para as futuras versões do flash, a única coisa que eu acho que impede do flash dominar a web são os padrões web.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim existem vários sites tableless muito melhores do que os feitos em flash ou tabela, você já viu o http://www.csszengarden.com?

A Macromedia com certeza está pensando nos padrões web para as futuras versões do flash, a única coisa que eu acho que impede do flash dominar a web são os padrões web.

<{POST_SNAPBACK}>

o Macromedia Flash 2004 tem suporte a CSS ! ele incorpora nos seus "movies" todas as propriedades do CSS.

Algumas Components também incluem XHTML, sem contar que quase toda aplicação dinamica no flash usa XML...

E outra, um site com sons, musicas, efeitos ? Bom em primeiro caso o designer tem q pensar na funcionalidade do site, denifir metas para ele, depois pensar como fazer isso da melhor forma. O flash tem lá suas funcionalidades, um site em flash roda em qualquer plataforma que tenha o plug-in, esse é totalmente acessivel, detalhe, para quem tem o plug-in, e para quem tem uma internet de no minimo, 128 Kbps.

Agora imagina você com sua internet de 56 K, querendo entrar em um site de vai demorar no minimo, 5 min pra carregar, se fosse eu, sinceramente, procuraria o site do concorrente, que talvez pode ser em tableless e carrega em alguns segundos..

Use a famosa estratégia do Banda Larga / Banda Estreita... Faça duas versões, isso se for necessario, uma vez que um site bem estruturado e bem diagramado não precisa de som nen de "efeitos"....

NeoN

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer dois sites se for necessário? Eu faço dois sites para ganhar o desenvolvimento de 1. Fica complicado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Os Web Standards estão ai para evitar isso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

<{POST_SNAPBACK}>

Caso o cliente queira, você pode dizer isso.

"Sites em flash são para pessoas com internet rápida, você não acha melhor fazer um versão paralela para usuários de discada ?"

- Acho legal.

"Devemos pensar em todos seus clientes correto ?"

- Claro

"Ok. Eu mando o orçamento."

Cobra um adicional e pronto ! Porem com webstandards dá mto bem pra você fazer um site hibrido... easy easy !

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q isso ta se tornando um mito, quase uma religião... dizer q flash eh pesado...

Isso depende muito

Eu trabalho com flash e sei o peso de colocar um MP3, de usar os componentes do flash... se vale a pena ou não usar o componente da macromedia ou criar algo na hora, dependendo do caso...

Se um site eh pesado eh culpa de quem o criou. Q simplesmente importou um MP3 de 5 mb pra dentro do arquivo, ou uma imagem não otimizada de 400 Kb...

Deem uma olhada nesse flog e digam se eh pesado?

Flash Flog

Eu abro ele na minha velha 56kb

Eh um Blog open source, e o arquivo final tem 83Kb, e mesmo assim o flog eh altamente customizavel

Com bom senso se faz otimo sites em flash, sem estarem pesados.

Eu sei, eu admito... ja entrei em sites em flash q demoraram um ano pra abrir, e so tinham algumas fotinhas e nada mais.

É aquele triste exemplo

Sabe qd você entra em um site q tem uma galeria de imagens, e as imagens demoram pra carregar, como se tivessem Megas de tamanho, dai você clica nelas e elas abrem instantaneamente?

Foi falta de bom senso de quem criou a pagina... Ele nem pra criar as miniaturas pra fazer a galeria... Colocou as proprias imagens originais, apenas redimensionadas em tamanho de miniatura e acha o site demais.

As vezes no flash acontece isso... Não é todo mundo q domina bem essa tecnologia. Eu mesmo ainda tenho muito o que aprender...

sem mais

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q isso ta se tornando um mito, quase uma religião... dizer q flash eh pesado...

Isso depende muito

Eu trabalho com flash e sei o peso de colocar um MP3, de usar os componentes do flash... se vale a pena ou não usar o componente da macromedia ou criar algo na hora, dependendo do caso...

Se um site eh pesado eh culpa de quem o criou. Q simplesmente importou um MP3 de 5 mb pra dentro do arquivo, ou uma imagem não otimizada de 400 Kb...

Flash Flog

Eh um Blog open source, e o arquivo final tem 83Kb, e mesmo assim o flog eh altamente customizavel

Eu sei, eu admito... ja entrei em sites em flash q demoraram um ano pra abrir, e so tinham algumas fotinhas e nada mais.

É aquele triste exemplo

Sabe qd você entra em um site q tem uma galeria de imagens, e as imagens demoram pra carregar, como se tivessem Megas de tamanho, dai você clica nelas e elas abrem instantaneamente?

Foi falta de bom senso de quem criou a pagina... Ele nem pra criar as miniaturas pra fazer a galeria... Colocou as proprias imagens originais, apenas redimensionadas em tamanho de miniatura e acha o site demais.

As vezes no flash acontece isso... Não é todo mundo q domina bem essa tecnologia. Eu mesmo ainda tenho muito o que aprender...

sem mais

<{POST_SNAPBACK}>

com certeza, porem o site que você passou é em flash, porem estatico....

a problematica disso tudo é que muitas pessoas acham que efeitos ou sons deixam todas as pessoas maravilhadas, o que não é verdade, eu pro exemplo odeio ver sites com sons, me dá um desespero aqueles loops e musicas techno tocando, ainda mais pq eu curto mexer no pc escutando rádios no winamp, dai cruza tudo é uma desgraça....

bom, na verdade é fato, se quizer fazer um site decente estuda cada tecnologia separadamente..

neoN

Compartilhar este post

Link para o post

Nao concordo que sites usando Webstandards naum possam ser bonitos... podem sim, e no meu eu jah estou corrigindo umas falhas q apareceram qd passei o markup da w3c.

Já falando em flash, se for p usar e p ser simples. Eu msmo soh sou a favor de sites 100% flash, ou c mt flash se for REALMENTE necessario. Usabilidade vem em primeiro lugar; deve-se pensar sempre na melhor solução.

Eh verdade, usando um flash e passando o markup aparece o erro, devido a tag <embed>...passei num site q desenvolvi com uma soh besteirinha me flash e deu isso...o jeito de contornar eh usando shockwave, mas q naum roda no Mozzila, jah q ainda naum tem plugin Shockwave p Firefox. Um jeito generico eh converter o Flash em Gif...se for simples, sem som ou Actionscript, enfim, ser soh "visual" msmo, e com poucas cores...eh uma boa alternativa.

Bem, essa matéria eh mt boa, eh sobre Flash e Webstandards...Inglês...mas mt boa...vale conferir.

E esse programa converte SWF em GIF...shareware, mas nada q um serial naum resolva.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende muito

Flash Flog

É aquele triste exemplo

sem mais

<{POST_SNAPBACK}>

Com Webstandards eu baixaria esse flog seu pra no max. uns 35 kb e ficaria igualzinho, pensa bem se você tem certeza que 86 kb é pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

ae.beleza povo?pois é... na verdade essa coisa de colocar o flash de um lado e os sites rápidos de outro é um grande mito.. o engraçado é q a própria macromedia não alimenta esse mito.felizmente....heheho flash é uma das tecnologias web mais flexíveis que temos a mão...... como disseram anteriormente.... na nova versão ele está interagindo com CSS ( mas ainda não totalmente......algumas tags apenas)..além de XML que deu um salto impressionante na versão MX 2004....tudo sempre vai depender do resultado do briefing que você fizer para o projeto que foi solicitado....... tudo dependerá daquilo que o cliente quer alcançar.etc..etc...etc.eu acho meio sem sentido esse negocio de colocar Flash x Webstandards.....exemplo........ no projeto para seu cliente está tb alguma coisa do tipo catálogo digital...... e existe a necessidade dos layouts serem semelhantes....... muito provavelmente o catálogo será feito em flash ou director.... o que não quer dizer q o site tb sera feito em flash....... mas poderá ser feito sim em flash. tudo está nessa dependencia do que o cliente espera alcançar gente. a velha frase:"- site em flash é para quem tem internet rápida......". ora... chegar ao ponto de dizer isso ao cliente é atestar desconhecimento na área....... de repente o cliente acha importante manter no site uma pequena animação...... ou ainda uma forma de alterar cores de seus produtos a um simples toque do usuario......ou quem sabe simplesmente tentar passar ao usuario uma experiencia mais agradavel ao passar o mouse em um item e ele deslizar e lhe mostrar a foto em suave movimento...... e mesmo assim você fazer tudo isso e o site ficar abaixo dos 200 kb..... enfim.. isso é apenas um exemplo........ acho q você pode usar qualquer tecnologia q esteja a disposição..desde que não imponha algo que não tenha necessidade e tb não feche os olhos para as possibilidades que existem por ae.outro detalhe.....você pode fazer um site inteiramente em flash e mesmo assim não ter nenhuma animação......... e ficar leve como qualquer outro.....devido a essa integração com CSS, XML, PHP, ASP, CFM, JS, e outras...... o flash tornou-se tb um facilitador...... ele deixou de ser apenas o programinha de animação...... utilizando as actions você diminui muito o peso final do swf e mantem uma estrutura mais limpa e dinâmica. coincidentemente premissas da webstandard.....hehehepor isso tudo eu acho q não se pode esperar padrões em relação ao flash....... a macromedia ainda terá muito a nos mostrar com ele........ além da internet rica, das apresentações multimidias, das publlicações em tempo real (flash paper + cfm + XML), da intranet (web publisher) e da internet convencional ( banda larga ou discada) ..... ele tb manda muito bem em aplicações simples e funcionais.......abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo que o flash é muito utilizado e para mim é um ótimo recurso visual para internet e de infinitas possibilidades utilizando css ou xml ou actionscript 2. Mas um dos maiores problemas do flash para se aperfeiçoar ao padrão de web (Web Standards) monitorada pela consórcio W3C é a compatibilidade dele com as maiorias das maquinas e motores de busca (celulares, google, palm, etc), onde por outro lado, no xhtml + css você obtem resultados consideráveis.Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.