Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lurufino

campos em branco

Recommended Posts

Oi pessoal,

Preciso de uma função que caso eu tenha algum campo em branco no meu formulário, quando eu clicar no botão ok do form ele me dê um alert avisando que não posso gravar campos em branco, se possível me dizer qual é que está em branco e não permitir a gravação, porque vai ocasionar um erro no banco.

Se alguém puder me ajudar agradeço muuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiito, pois preciso disso com urgência, sou uma iniciante em javascript e não sei como fazer isso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se você é iniciante usa o dreamweaver... !! ele tem um validator de form nos "behaviors"flw

Compartilhar este post

Link para o post

Para ficar mais facil, você pode criar um loop for() e depois ver com um if() qual campo está vazio "" ... depois com um alert() você mostra o nome do campo que está vazio..para mostrar o nome do campo, você usa document.formulario.campo.name qualquer duvida, volte a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi nEoN

Não gosto de usar os behaviors do dreamweaver pois enche o código com muita besteira, preciso que seja em JavaScript mesmo.

Luciene

muito verdadeira esta afirmação

basta você fazer ifs encadeados em seu validador e chamar esta função no onsubmit do form

se tudo tiver legar retorna true senão false

Compartilhar este post

Link para o post

Para ficar mais facil, você pode criar um loop for() e depois ver com um if() qual campo está vazio "" ... depois com um alert() você mostra o nome do campo que está vazio..

para mostrar o nome do campo, você usa

document.formulario.campo.name

qualquer duvida, volte a postar.

<{POST_SNAPBACK}>

Oi, você poderia me dar um exemplo de uma função montada.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

estou tentando fazer mas está dando errado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Luciene http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Compartilhar este post

Link para o post

function valida_campo_vazio(){ if(document.all.nomecampo.value.length == 0) { alert("digite algo no /nome do campo\") document.all.nomecampo.focus() } return false}

Compartilhar este post

Link para o post

function valida_campo_vazio()

{

if(document.all.nomecampo.value.length == 0)

{

alert("digite algo no /nome do campo\")

document.all.nomecampo.focus()

}

return false

}

<{POST_SNAPBACK}>

Oi Kauebranco,

fiz assim

function Branco(){	if (document.all.name.value.lenght == 0 ){  alert("O campo "+ document.all.name +" não pode ser nulo.")  document.all.data.focus();	}	return true;}
Mas não faz nada, ele não exibe a mensagem e ainda deixa gravar e aí quando chega no banco volta pois é um campo obrigatório gerando um erro.

Mesmo se colocar no lugar de "name" o nome do campo especificamente, ainda assim não funciona.

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

function valida_campo_vazio() { if(document.all.nome.value.length == 0) { alert("digite algo no nome") document.all.nome.focus() return false } return true } eu fiz a função como se o nome do seu campo fosse "NOME".................copia igualzinho e onde ta "NOME" você põe o nome do seu campo ....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá segue a baixo o código que valida campo em branco:

<script>

function valida(){

Var Nome //Declaração da variável que recebe o campo do formulário

Nome = document.form1.txtnome.value;

if (Nome == ""){

alert("O campo " + Nome + " não pode ficar vazio.")

Nome.focus()

}

return false

}

//OBS: use no name de seu form form1 e no name do campo Nome txtnome.

</script>

e no form:

<form name="form1" action="" onSubmit="return valida();">

</form>

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.