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Void :

facilitando com Loop for

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Leiam tudo galera, ajuda mesmo!

 

Olá gente! Assistindo o filme "As aventuras do Jove Hércules" na tv, resolvi abrir o word e começar a escrever esse tutorial, pq? pq o filme estava horrível.(rs)

Chega de brincadeiras e vamos aprender um script mais complexo hj, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. vamos la:

primeiramente leia

 

1. Teoricamente falando:

Para trabalhar c/ loops, iremos utilizar o "for" (que é o mais utilizado, e a forma mais simples de se aplicar), mas existem outras formas tb fora o for, mas vamos aprender isso em um outro tutorial.

Neste tutorial irei mostar como atribuir uma ação para vários movieclips utilizando apenas algumas linhas de as.Ex.:

você tem 7 movieclips no stage, e todos possuem uma ação onRollOver e onRollOut

é muito complicado e "chato" ficar atribuindo uma ação para cada movieclip, tipo:

 

mc1.onRollOver = function () {

//ações 1

};

mc1.onRollOut = function () {

//ações 2

};

mc2.onRollOver = function () {

//ações 1

};

mc2.onRollOut = function () {

//ações 2

};

 

... resumindo, imagine o tamanho do seu action no final ein !! ??

Então é por esse e outros motivos q utilizamos o loop for, ele vai atribuir para cada objeto de um array a execução das ações onRollOver e onRollOut

 

1.1 Sua sintaxe

 

Sua sintaxe é simples e de fácil compreendimento, declaramos o loop for da seguinte maneira:

 

for(início; condição; próxima) {

acoe(s);// no F1 esta comandos, mas eu preferi escrever dessa forma !

}

 

Ta ok! você deve estar pensando agora: " .. du que esse cara esta falando, inicio, condição, proxima ??? ". Funciona assim galera:

Inicio - Uma expressão a ser avaliada antes do início da seqüência de loop

Condição - Uma expressão que seja avaliada como true ou false. A condição é avaliada antes de cada iteração do loop; o loop termina quando a condição é avaliada como false.

Próxima - Uma expressão que é avaliada após cada iteração do loop; geralmente uma expressão de atribuição com os operadores ++ (aumento) ou -- (diminuição).

Ações - Uma instrução ou instruções a ser(em) executada(s) no corpo do loop.

Pronto, deu p/ ter uma noção de como funciona né, se não deu p/ pegar a lógica do script, agora você vai conseguir, saca só.

 

1.2 Exemplos Passo a Passo

todos os exemplos q eu fizer, ao invés de dar(em) um F12 p/ testar o movie no browser de(êm) em CTRL + enter. mais prático e rápido dessa maneira

 

NÃO COPIEM E NEM COLEM NADA, O SCRIPT FINAL ESTA NO FIM DO TUTORIAL

 

a) Primeiro, crie no stage (palco) 7 movieclips, instanciados dessa maneira:

 

home, trabalhos, info, links, premios, amostras, contato

 

B) Crie um array contendo as instancias dos movieclips criados no stage :

_global.matriz = [home, trabalhos, info, links, premios, amostras, contato];
c)Agora é a hora, usando oq nós aprendemos, o loop for:

for(var i = 0; i<matriz.length; i++) {//o método length vai lhe retornar a qtd de valores de um array
d) ações onrollover e onrollout :

matriz[i].onRollOver=function(){trace ("você esta com o mouse em cima do mc");}matriz[i].onRollOut =  function(){trace ("você esta com o mouse fora do mc");}}
e) o script final então fica assim:

_global.matriz = [home, trabalhos, info, links, premios, amostras, contato];for(var i = 0; i<matriz.length; i++) {matriz[i].onRollOver=function(){trace ("você esta com o mouse em cima do mc");}matriz[i].onRollOut =  function(){trace ("você esta com o mouse fora do mc");}}
Ok, por hj é só crianças, qq dúvida é só postar.

 

Ps.: a variável "i" não necessita receber esse nome, pode ser atribuídos outros nomes como por exemplo "f" "l" "t".

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pra acessar o valor dentro da matriz, especificamente o "trabalhos"você usa matriz[1].onPress = function () {// acções }desculpa a demora, muitos tramposss

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Tambem gostei mtoooooooooo, e bom demais, deminuiu o meu codigo duma maneira bem nice.So tive k fazer uns pekenos ajustes pa usar com a classe Tween do tipo:

#include "mc_tween2.as"

_global.mc_btn = [mc_btn1, mc_btn2, mc_btn3, mc_btn4, mc_btn5];

for (var i = 0; i<mc_btn.length; i++) {

mc_btn.onRollOver = function() {

this.xSlideTo(226.75,0.5,"easeOutQuad",0);

};

mc_btn.onRollOut = function() {

this.xSlideTo(0,0.5,"easeOutQuad",0);

};

}

 

onde this representa o botao com o roll no momnto

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