Void : 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2005 Leiam tudo galera, ajuda mesmo! Olá gente! Assistindo o filme "As aventuras do Jove Hércules" na tv, resolvi abrir o word e começar a escrever esse tutorial, pq? pq o filme estava horrível.(rs) Chega de brincadeiras e vamos aprender um script mais complexo hj, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. vamos la: primeiramente leia 1. Teoricamente falando: Para trabalhar c/ loops, iremos utilizar o "for" (que é o mais utilizado, e a forma mais simples de se aplicar), mas existem outras formas tb fora o for, mas vamos aprender isso em um outro tutorial. Neste tutorial irei mostar como atribuir uma ação para vários movieclips utilizando apenas algumas linhas de as.Ex.: você tem 7 movieclips no stage, e todos possuem uma ação onRollOver e onRollOut é muito complicado e "chato" ficar atribuindo uma ação para cada movieclip, tipo: mc1.onRollOver = function () { //ações 1 }; mc1.onRollOut = function () { //ações 2 }; mc2.onRollOver = function () { //ações 1 }; mc2.onRollOut = function () { //ações 2 }; ... resumindo, imagine o tamanho do seu action no final ein !! ?? Então é por esse e outros motivos q utilizamos o loop for, ele vai atribuir para cada objeto de um array a execução das ações onRollOver e onRollOut 1.1 Sua sintaxe Sua sintaxe é simples e de fácil compreendimento, declaramos o loop for da seguinte maneira: for(início; condição; próxima) { acoe(s);// no F1 esta comandos, mas eu preferi escrever dessa forma ! } Ta ok! você deve estar pensando agora: " .. du que esse cara esta falando, inicio, condição, proxima ??? ". Funciona assim galera: Inicio - Uma expressão a ser avaliada antes do início da seqüência de loop Condição - Uma expressão que seja avaliada como true ou false. A condição é avaliada antes de cada iteração do loop; o loop termina quando a condição é avaliada como false. Próxima - Uma expressão que é avaliada após cada iteração do loop; geralmente uma expressão de atribuição com os operadores ++ (aumento) ou -- (diminuição). Ações - Uma instrução ou instruções a ser(em) executada(s) no corpo do loop. Pronto, deu p/ ter uma noção de como funciona né, se não deu p/ pegar a lógica do script, agora você vai conseguir, saca só. 1.2 Exemplos Passo a Passo todos os exemplos q eu fizer, ao invés de dar(em) um F12 p/ testar o movie no browser de(êm) em CTRL + enter. mais prático e rápido dessa maneira NÃO COPIEM E NEM COLEM NADA, O SCRIPT FINAL ESTA NO FIM DO TUTORIAL a) Primeiro, crie no stage (palco) 7 movieclips, instanciados dessa maneira: home, trabalhos, info, links, premios, amostras, contato B) Crie um array contendo as instancias dos movieclips criados no stage : _global.matriz = [home, trabalhos, info, links, premios, amostras, contato];c)Agora é a hora, usando oq nós aprendemos, o loop for: for(var i = 0; i<matriz.length; i++) {//o método length vai lhe retornar a qtd de valores de um arrayd) ações onrollover e onrollout : matriz[i].onRollOver=function(){trace ("você esta com o mouse em cima do mc");}matriz[i].onRollOut = function(){trace ("você esta com o mouse fora do mc");}}e) o script final então fica assim: _global.matriz = [home, trabalhos, info, links, premios, amostras, contato];for(var i = 0; i<matriz.length; i++) {matriz[i].onRollOver=function(){trace ("você esta com o mouse em cima do mc");}matriz[i].onRollOut = function(){trace ("você esta com o mouse fora do mc");}}Ok, por hj é só crianças, qq dúvida é só postar. Ps.: a variável "i" não necessita receber esse nome, pode ser atribuídos outros nomes como por exemplo "f" "l" "t". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
claudiobarreto 0 Denunciar post Postado Junho 3, 2005 Gostei muito,como faço para que quando ele passe o mouse em cima da matriz[trabalhos] ele execute uma ação.claudio barreto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Junho 5, 2005 pra acessar o valor dentro da matriz, especificamente o "trabalhos"você usa matriz[1].onPress = function () {// acções }desculpa a demora, muitos tramposss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gallorecords 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2009 Tambem gostei mtoooooooooo, e bom demais, deminuiu o meu codigo duma maneira bem nice.So tive k fazer uns pekenos ajustes pa usar com a classe Tween do tipo: #include "mc_tween2.as" _global.mc_btn = [mc_btn1, mc_btn2, mc_btn3, mc_btn4, mc_btn5]; for (var i = 0; i<mc_btn.length; i++) { mc_btn.onRollOver = function() { this.xSlideTo(226.75,0.5,"easeOutQuad",0); }; mc_btn.onRollOut = function() { this.xSlideTo(0,0.5,"easeOutQuad",0); }; } onde this representa o botao com o roll no momnto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites