rick_simmons 0 Denunciar post Postado Maio 23, 2005 Olá a todos! Vamos continuar com o nosso estudo de lógica e começar a entrar no mundo da informática! Neste tópico vamos estudar um pouco sobre o que são variáveis e como usá-las, peças indispensáveis na programação. Descrição técnica de Variáveis: Variáveis e constantes, são espaços reservados na memória ram do computador para guardar informações que serão utilizadas durante o código do programa. Podem ter valores de diversos tamanhos e tipos, tais como números inteiros, números reais, caracteres, frases, enfim, diversas coisas. Descrição mais simples: Imagine que você tem uma estante para guardar diversos livros, quando você compra os livros, os coloca na estante e quando quer ler um dele, o pega na estante... com o computador é a mesma coisa, a memória RAM é a estante e as variáveis e constantes são os livros, você cria elas (compra) e as joga na memória. Claro que o computador faz isso sozinho, você só precisa dizer o nome da variável e o tipo dela. Tipos de variáveis e contantes Existem alguns tipos básicos em todas as linguagens (com algumas exceções) e tipos que você mesmo pode criar, então os tipos de variáveis são infinitos mas vamos ver aqui os tipos básicos: - Inteiro: números que não possuem casas decimais, apenas a parte inteira e podem ser positivos ou negativos (ex: 1, 2, 67, 999) - Real: números que possuem casas decimais e também podem ser positivos, negativos e inteiros (ex: 1, 2.3, 5.7, 78) - para usar casas decimais é necessário usar PONTO ao ivés de VÍRGULA - Caracter: nesse tipo, apenas um caracter pode ser armazenado que pode ser letra, número e até símbolos (dependendo da linguagem), de acordo com o padrão ASCII (ex: A, B, 7, J) os números serão interpretados como caracter então não terão compatibilidade com inteiros e reais. - String: esse é um tipo que existe em algumas lingagens e em outras existem algo parecido. Strings são espaços para você guardar palavras, frases e qualquer coisa que use vários caracteres (ex: isso é legal, palavra) Diferença entre variáveis e constantes São basicamente a mesma coisa mas um detalhe as faz serem totalmente diferentes. - Uma variável, como diz o nome, pode ter seu valor alterado, sendo assim, uma variável do tipo inteiro pode ter o valor 1 em determinada parte do programa e mais tarde pode receber o valor 7, por exemplo. - Uma constante, como diz o nome, recebe um valor no início do código e não poderá ser modificado posteriormente, se receber, por exemplo, o valor 3 no início então terá que ficar com esse valor até o final do programa. Exemplo prático usando 3 variáveis 1 - Declaração de variáveis 2 - a: inteiro 3 - b: inteiro 4 - c: real 5 - Início do programa 6 - a <- 13 7 - b <- 2 8 - c <- a / b 9 - mostra ( c ) 10 - Fim do programa Explicação do código linha 1: comando que determina aonde começa a declaração das variáveis linha 2: a variável 'a' está sendo declarada do tipo INTEIRO linha 3: a variável 'b' está sendo declarada do tipo INTEIRO linha 4: a variável 'c' está sendo declarada do tipo REAL linha 5: comando que determina aonde termina a declaração das variáveis e começa o corpo do programa linha 6: a variável 'a' recebe o valor 13 linha 7: a variável 'b' recebe o valor 2 linha 8: a variável 'c' recebe o valor da divisão de 'a' por 'b' (13 div 2) linha 9: comando que coloca na tela o valor da variável 'c' (6.5) linha 10: comando que determina o fim do programa - como podemos ver, existe uma área aonde você declara as suas variáveis para serem usadas durante o programa e por serem variáveis, podem ter seu valor modificado. - logo no início do programa atribuímos valores para as variáveis 'a' e 'b' e para a variável 'c' atribuímos o resultado de uma divisão de dois números inteiros mas que resulta em número decimal e por isso a variável 'c' foi declarada do tipo REAL - ao fim do programa é mostrado o resultado ao usuário, no caso 6.5 que é o valor da divisão de 13 por 2 Conclusão Este foi um exemplo simples mas eficaz para se entender o funcionamento de variáveis, que podem ser milhares (de acordo com a memória RAM disponível) e espero que todos tenham aproveitado e façam exercícios parecidos com esse, a partir do próximo passo do curso, teremos muita coisa para fazer. Abraço para todos! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lagartixxa 0 Denunciar post Postado Junho 22, 2005 oo rick_simmons... desistiu d monta o curso ????descobri ele ontem pretendo segui-lo sempre q possivelt+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ocuringa 0 Denunciar post Postado Julho 9, 2005 Falou bem de variaveis, como já estudei no curso sobre o assunto entendi bem melhor agora que li o artigo, continue assim, mal espero para chegar me funções e matrizes é o meu carma http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif Ocuringa Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Inu_Yasha 0 Denunciar post Postado Setembro 16, 2005 essa é a parte mais fácil =P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
maregito 0 Denunciar post Postado Outubro 3, 2005 olha pode parecer até muita burrice minha, mas vou perguntar mesmo assim, nun intendi muito a difereça entr contante e variavies?da pra da uma refoçada? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
henriqueguedes 0 Denunciar post Postado Agosto 12, 2006 vou dar um foco mano em constante você ja reparou que para eu conectar ao mysql .5 eu uso uma senha e login certo esse valores são constantes em outra palavra ele não mudam as vantagem de trabalhar com constantes que chama esse valores e no ter a preocupação que esse valor mudou num sistema de media escolar você dividi as nota 4 pq saõ 4 notas o 4 e um constante esse valor nunca vai mudar esse e vantagem das constantes valores fixos e pre declarado um segundo exemplo meu nome henrique 85% das pessoas que me conhecem me chama de kakaroto kakaroto e um constante http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif e conteudo de uma variavel apelido espere que qual duvida e so postar kakaroto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dr. André 0 Denunciar post Postado Abril 12, 2007 Tem muita gente fazendo, espero que você não desanime, está explicando bem, da para entender...Valeu cara, é uma boa ajuda para quem não tem dinheiro para pagar em um curso... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
amigo8050 0 Denunciar post Postado Novembro 6, 2009 olha eu só quero acresentar q é muito bom saber q existem pessoas dispostos a ajudar você está de parabéms aliás todos estão de parabéms aqui abraços a todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 14, 2010 muito boa a explicação, show! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ednacr 0 Denunciar post Postado Março 25, 2010 Muito bom este curso. Parabéns pela iniciativa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites