diogokarl 0 Denunciar post Postado Junho 1, 2005 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif Caros amigos, trabalho como webdesign a mais de 5 anos e agora com as inovações que a tecnologia nos oferece temos que nos adaptar a cada momento. Minha dúvida é a seguinte; Quando vou preparar um Layout para um site tento estabelecer um padrão de utilizar a configuração 800x600 levando em consideração que boa parte da população que visitará os sites em minha cidade utilizam essa resolução. Coloco ele sempre centralizado dentro de uma tabela para que possa aparecer no centro da página quando for visualizado na resolução 1024x768. Ok, até ai não tenho nenhum problema. O problema que detectei ultimamente é que meus sites apareciam sem barra de rolagem em meu monitor e eu achava que eles estavam com as dimensões corretas. Tomei um susto! Ao confirmar que em outros computadores aparaciam barra de rolagem na vertical e na horizontel por um motivo de erro no tamanho. Abaixo estou colocando alguns exemplos para que seja estudados : http://www.luciadecassia.com.br http://www.coplanengenharia.com.br http://www.aprotecpnl.com.br Constaei os seguintes erros: 1º - Quando utilizamos o modelo de barra clássico do windows ( Aquele que faz a nossa barra de ferramentas parecer com o do windows 98) os sites possuem uma dimensão e as barras não aparecem. E como eu sempre trabalhei em casa com minha barra de tarefas configurada desta forma, quando um cliente acessa o site com o navegador do windows xp ele aparece de forma totalemente diferente como vocês podem confirmar. 2º - Minha barra de ferramentas superior do navegador IE (Internet Explore)estava com a opção "Bloquear barra" ativada. E isso faz com que sua área de visualização do navegador aumente, portanto quando observamos o site em um navegador que não está com essa opção ativada ele novamente apresenta dimensões diferenciadas. O mesmo ocorre com a barra de ferramentas inferior. 3º - Os ícones e minha barra de ferramentas do navegador IE (Internet Explore) estavam com a opção "Exibir ícones pequenos" ativada, e isso também faz com que sua área de visualização fique maior e quando vaos observar em um navegador que não está com essa opção ativada, enfrentamos o mesmo problema de dimensão. ----------------------------------------- Minha pergunta é.... Qual o tamanho em largura (pixels) e altura (pixels)que devo utilizar ao desenvolver um layout para que eu não enfrente esses problemas? Atualmente decidi utilizar o padrão doo windows XP que é de 780x424 px (para dimensão 800x600) e 1004x593 px (para dimensão 1024x768). Cheguei a essa conlusão dando um "Print Screen" da tela de um navegador em branco e medindo no Adobe Photoshop o espaço disponível que posso utilizar, levando em consideração o default do browser que é não bloquear as barras superior e inferior, manter os ícones da barra superior do IE(Internet Explore)no formato Grandes e exibir a barra de ferramentas inferior no formato XP. Talvez minha dúvida possa ajudar muitas outras pessoas a não passarem pelo mesmo problema que enfrentei. E com as informação que observei, seja possível ficarem atentos a esses detalhes na hora de confeccionar um site. Obrigado pela ajuda, Diogo Karl Proprietário - Adminsitrador Geral www.clicou.com.br Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
SuperEly 0 Denunciar post Postado Junho 2, 2005 Eu, particularmente, uso como tamanho horizontal 778 pixels, também centralizado.Sempre existe a opção dos sites com tamanho ajustável, mas nunca me dei bem com eles... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
diogokarl 0 Denunciar post Postado Junho 3, 2005 Mas se você for fazer um layout que não tenha que ter barra de rolagem , quanto você usa de altura(hight)? A coisa mais desagradável que existe é quando sofremos fazendo um layout e depois o vemos em outros navegadores com dimensões diferentes e barras de rolagem! BLAAATo tentando descobrir se existe um padrão e se usarmos esse padrão, poderemos articular junto aos clientes que não o conhecem que a melhor maneira de exibir seus sites na web é seguindo esse padrão.Um abraço amigo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sublyer 0 Denunciar post Postado Junho 14, 2005 Bom você pode usar 778px centralizado que é suficiente para os navegadores, pois o você tem que fazer seu layout conforme a maioria ok, não adianta você só agradar as pessoas que usam 1024 nem só as de 800x600, lembre-se bem "você NUNCA VAI CONSEGUIR AGRADAR TODO MUNDO" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
fabiomachado 0 Denunciar post Postado Junho 15, 2005 796x435 px, seria a melhor nestes casos. (SEM BARRA DE ROLAGEM)Pois esta resolucao se adapta aos browsers e windows mais antigos.De la pra ca, esse tamanho so tem tendencias de aumentar.Valeu,Fabio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Strich 0 Denunciar post Postado Junho 15, 2005 Eu sem configuro ele para 778X 428px para não dar barra de rolagem nem horizontal e nem na vertical! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
odilon_costa 1 Denunciar post Postado Julho 8, 2005 você pode fazer com 780x420 q seria o certo, ou como no site da apple ( www.apple.com.br ), ah tamebm como redimensionar se voce usa flash para desenvolver sites inteiros, desde que nao use imagens com pixels ( www.eye4u.com ) e ele se redimensiona sozinho. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites