Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Demaso

Qual o código?

Recommended Posts

Não sei se irei conseguir expressar minha dúvida aqui mas vamos lá... Eu estou construindo um site usando PHP e em cada arquivo (*.php) tem o layout todo da página. Bom, conversando com um amigo, ele me disse que não era preciso fazer isso, que o PHP teria um código que linkava uma página que abriria em um pedaço da página, como se fosse frame.... Aí eu criaria apenas um layout e esse layout seria usado para todas as páginas!

Exemplo:

---------------------------------------------        |                  TOPO                     |        ---------------------------------------------        |             |                             |        |             |                             |        |             |                             |        |             |                             |        |    MENU     |            CORPO            |        |             |                             |        |             |                             |        |             |                             |        ---------------------------------------------

Queria que o "CORPO" fosse tipo uma variável e que só ele mudasse quando eu clicasse nas links do "MENU"...

Alguém sabe como fazer isso? Valeu pela atenção!! :mellow:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo q eu não tenha entendido direito, de qualquer forma você vai ter que usar o comando

PHP

[*]include "arquivo.php";

e cada parte (ou frame) você vai ter que fazer em arquivos diferentes.

Você também pode fazer isso só com o MENU....

Espero que isso possa te dar alguma "luz"!!!!!!!!!!!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Fui!

Compartilhar este post

Link para o post

A grande vantagem de usar includes neste caso, é q você pode usar o mesmo menu em várias páginas, editar as páginas separadamente. Com sessóes, você pode definir qual o menu apresentar, de acordo com as condições q você imaginar, e um monte de coisas... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não consegui me expressar muito bem! Onde fica o menu, eu uso um include assim:

PHP

[*]<?

[*]include="menu.htm";

[*]?>

Eu queria que no CORPO também tivesse isso...

Tomo como exemplo o site PHPBrasil.com. Na sessão Scripts, quando eu clico em uma categoria, vai para o seguinte link: http://www.phpbrasil.com/scripts/list.php/cat_id/25

Percebe-se que o arquivo.php é o mesmo em todas as categorais (list.php) e que em cada categoria, só muda o "/cat_id/25"...

Queria fazer isso na minha página... Alguém sabe o comando?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

bom, você teria q buscar do BD, na tabela o conteudo respectivo ao id q você chamar... list.php?id=2 ae pegaria no bd as informações q você solicitar do campo q tenha id 2...

ae na pagina ficaria algo como:

PHP

[*]

[*]if($_GET['id'] <> '')

[*]{

[*]$rs = mysql_query("SELECT * FROM tabela where id = {$_GET['id']}");

[*]while($row = mysql_fetch_array($rs)) {

[*]echo "{$row['campo1']}<br>";

[*]echo "{$row['campo2']}<br>";

[*]echo "{$row['campo3']}<br>";

[*]}

[*]

bom, creio q seja isso... se naum for...foi mal... :D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, acho que já sei como explicar pra vocês! Quando criamos uma página em HTML com frames, supondo que o frame onde teria o corpo dá página chama-se "corpo" faríamos assim:

<a href="http://www.frutosagrado.org" target="corpo">Link</a>

Queria saber como fazer isso em PHP não usando frames...Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

ahhhhhhhhh tah... bom, ae o negocio fica meio complicado pra mim... agora num sei naum...mas caso descubra falo pra você ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava procurando aqui no fórum algo a respeito e tinha um tópico que o cara tava querendo o mesmo só que não conseguiram ajudar o coitado...Eu sei que o link ficaria mais ou menos assim:index.php?id=principalAlguém sabe?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aí como eu faria? Criaria uma tabela só pra falar o endereço das páginas? Onde criaria um campo na tabela com o nome id onde colocaria informações tipo "fotos/index.php" e tal?Valeu aí pela ajuda cara!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho q estou te entendendo... :unsure: isso:index.php?id=principalé uma querystring.No caso, esta dizendo q a var $_REQUEST['id'] contém a string "principal".Neste caso, eu poderia fazer isso:$pagina = $_REQUEST['id'] . "php";e colocar um includeinclude '$pagina';ou então usar um if:if ($_REQUEST['id'] == "principal") { $pagina = "principal.php"; }e por aí vai.. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Caro marcio.sfs, você é um gênio cara! Você salvou minha vida! Cara, essa função é muito útil! Tô testando aqui e tá tudo dando certo!

Usei o If, como você sugeriu (o outro eu tentei mas acho que não entendi muito bem). Cara, eu não saco nada de PHP mas tenho uma base boa em algoritmo, aí deu pra sair beleza.

Atribuí um valor padrão na variável $pagina pra não dar erro... Aí ficou assim:

PHP

[*]<?php

[*] $pagina = "teste3.php";

[*] if ($_REQUEST['id'] == "teste2") {

[*] $pagina = "teste2.php";

[*] }

[*] if ($_REQUEST['id'] == "principal") {

[*] $pagina = "teste3.php";

[*] }

[*]?>

É assim mesmo que faz né? Pelo menos tá dando aqui!

Muito obrigado cara! Ajudou demais da conta!! Abração!! B)

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, surgiu outra dúvida! :wacko: Vamo supor que eu esteja na página teste3.php do exemplo que eu dei aí em cima (que está rodando dentro da página do layout). Aí nela tem um link. Aí como eu colocaria o link? Pois se eu colocar normal (html) tipo "href="outra.php" ela vai abrir essa outra.php na janela toda e não só na $pagina.

Aí como eu faria o link nessa teste3.php?

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

index.php?id=outrasimples :P

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela atenção cara!!!

Mas aí eu vou ter que criar um IF pra todos os links existentes na minha página? Todos, todos, todos????

Me explica melhor como funciona esse outro que você citou:

$pagina = $_REQUEST['id'] . "php";

Compartilhar este post

Link para o post

esse código:

$pagina = $_REQUEST['id'].".php";

é uma string, ele vai pegar o campo id que você criou e vai jogar dentro da variavel $pagina.

Ex: se o link for teste.php?id=bla, a váriavel $pagina vai ficar bla.php, entendeu ? acho que é isso.... só que se você não passar nada ou for a primeira visita, esse campo vai ficar em branco... então só faça um if pra ver se ela existe, se existir, só passe esse comando, ok ?

Obs: observe que tem um ponto junto com o php, que não colocaram antes... sem ele iria ficar blaphp... ok?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.