Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Perfect Lion

Banco de dados com txt

Recommended Posts

Ola, pessoal eu gostaria de saber se é possivel eu fazer de um txt um banco de dados....como eu faria isso???é para um sisteminha que eu quero criar de link pois asvezes eu estou em algum lugar que não seja meu micro e quero salvar o link ai fica dificil...então queria fazer em txt para aproveitar e aprender a trabalhar melhor com o txt... flw galera..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dar .. ate da cara... mais é um tanto trabalhoso.. e tipo nao entendi o que voce quis dizer com:

é para um sisteminha que eu quero criar de link pois asvezes eu estou em algum lugar que não seja meu micro e quero salvar o link ai fica dificil...

mais se voce quiser acessar dinamicamente por outro servidor nao tem como ^^...bom se quiser mesmo usar, olha uns links:http://br.php.net/fopenhttp://br.php.net/fwritesolucoes alternativas:http://br.php.net/sqlite // sqlite é uma lib que foi adicionada no php5, muito legal ela, ela é um "txtbase melhorado" , vale a pena dar uma olhadahttp://br.php.net/dom // xml.... xml é xml ne? nao tem nem o que falar :P , mais vale lembrar que dom tambem é uma lib que foi adicionada no php5, mais se voce quiser roda-la em php4, existe o : phpdomxml, é a mesma coisa que o dom do php5, mais foi feita para php4espero ter ajudado[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Kra tem que ser em txt mesmo....

eu precisava de fazer algo assim

catg.txt

onde ficaria assim.

id || nome
e onde fica os links

links.txt

id || nome || link || id_catg

Como eu faria isso ???

eu gostaria de sempre adicionar e editar via php... será que seria muuuiiittttoo complicado??/

Compartilhar este post

Link para o post

Nada é facil, e legal mecher com txt

se for só você quer for mecher beleza, mas se for um sistema que varios usuarios vao mecher ao mesmo tempo você precisa proteger o txt porque senao você pode perder dados quando 2 ou mais estiverem salvando ao mesmo tempo, mas sobre trabalhar com txt é facil da pra você fazer qualquer coisa com txt gravar, editar, excluir linha, fazer busca etc...

se quiser começar posta ai suas duvidas

Compartilhar este post

Link para o post

Opa que bom que eu posso fazer tudo isso...não o sistema é so para mim... so eu vou mecher vou criar um senha para acessar a pagina... =)so que queria fazer como seu eu tivesse usando um banco de dados mysql sakas?? mais é com txt =)como eu iria começar o sistema???o que eu tenho que aprender?

Compartilhar este post

Link para o post

voce entrou no link que te passei? :Scara, de boa mesmo, ninguem vai fazer e te postar aqui nao... entao se eu fosse voce ja comecaria a ler, estudar, e dar meus puloafinal:"scripts nao caem do ceu"rs[]'sofftopic: porque precisa ser txt? como falei tem sqlite que é um txt, so que melhorado, ele tem funcoes assim como as do mysql, a diferenca é que ele grava num arquivo .php, e o xml, nao deixa de ser um txt, porem mais facil de mexer (bem mais facil)

Compartilhar este post

Link para o post

red neck *: kra eu sei que eu tenho que dar meus pulinhos...o problema o que você me passou eu ja sei... ja trabalhava com eles o fopen ele abre o aquivo que eu indico... e o fwrite é para ler o arquivo... bem agora como eu vou ler linha por linha e assim vai como eu fazer o auto incremento nas ids... ccomo eu excluo uma determinada linha e assim vai isso que eu não sei... e tem que ser em txt mesmo pois ja fica mais facil para eu ler ele tbm.. pois vai está conf do meu geito... xml eu sei que é o ideal.. pois trabalho com ele no flash para falar a verdade eu trabalho php+flash+xml pois o php cria os xml do geito que eu quero...para que o flash lé.....o problema no xml é que eu so sei criar ele e não sei editar uma linha esp. ou excluir essa linha... acrecentar a linha entende... nem ao menos sei pegar as info do xml para o php eu so sei criar para o flash.... entende por isso venho buscar uma ajudinha de vcs.....Uia...

Compartilhar este post

Link para o post

é txt é melhor no seu caso porque sqlite é pra php5 e só se seu servidor tiver suporte senao fica com txt mesmo

obs: só lembrando que com txt você vai ter que fazer praticamente tudo na mao se quiser um campo id vai ter um campo id igual do mysql com auto incremento e tudo mais mas você que vai criar isso por traz, mas da pra fazer e é facil

fala ai o que você quer fazer e o que vai precisar ter no sistema pra eu poder te ajudar melhor

Compartilhar este post

Link para o post

@Perfect Lion

o "auto_increment" é simples, so pegar o id atual e somar um (obvio), mais como o fabao disse, teria que fazer tudo manual... e da um certo trabalho..

eu mandei uma classe que estou fazendo para trabalhar com array() como db para o fabyo hoje, e eu sei como da trabalho... por isso nao recomendo...

mais enfim, a logica que eu usei para editar e deletar itens:

leio o arquivo para um array() e por um loop eu vejo, se for o id que eu preciso, eu tiro e trunco o arquivo, ai eu crio um novo arquivo sem a linha que eu nao quero (no caso do del), ou com uma nova linha (no caso do edit)

da trabalho... eu posso estar na logica mais complicada e trabalhosa, mais foi o melhor jeito que achei para fazer...

mais cara, quanto ao xml o Wilk postou 2 tutos de como fazer quase tudo la, ta muito bom, olha:

API DOM - parte 1

API DOM - Parte 2

ai ja da para fazer muita coisa, so com esse conteudo..

bom ja escrevi muito

[]'s

** ...as flores sao legais, o meu cartao tambem ... mais quando toco a campainha e voce vem... **

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte...

categ.txt

id || nome
links.txt

id || nome || link || id_categ
certo?

agora o codigo para ler esses arquivos.

PHP

[*]

[*]// ler o conteúdo do arquivo para uma string

[*]$categ = "categ.txt";

[*]$links = "links.txt";

[*]//::::::::::::::::::::::::

[*]$o_links = fopen ($links, "r");

[*]$conteudo_link = fread ($o_links, filesize ($links));

[*]echo "$conteudo_link 

";

[*]fclose ($o_links);

[*]//::::::::::::::::::::::::

[*]$o_categ = fopen ($categ, "r");

[*]$conteudo_categ = fread ($o_categ, filesize ($categ));

[*]echo $conteudo_categ;

[*]fclose ($o_categ);

[*]

Como eu faria o resto agora?????

Compartilhar este post

Link para o post

Então vou criar uma array dessa forma???

PHP

[*]

[*]$o_categ = fopen ($categ, "r");

[*]$conteudo_categ = fread ($o_categ, filesize ($categ));

[*]$conteudo_categ = explode(",", $conteudo_categ);

[*]$cont = $conteudo_categ; 

[*]for($i=0; $i<=$cont; $i++)

[*] if($conteudo_categ[0] == 1){

[*] //alguma função excluir - alterar

[*] }

[*]}

[*]fclose ($o_categ);

[*]

Seria algo assim??

Compartilhar este post

Link para o post

nah...if($conteudo_categ[0] == 1){ai voce esta selecionando apenas o primeiro elementoif($conteudo_categ[$i] == 1){voce pode fazer assim:$txt ="";for(){if($array[$i] != $id){$txt .= $array[$];}}depois gravar no db o txt, ele ja taria sem o elemento $id[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.