mats 0 Denunciar post Postado Junho 8, 2005 Olá, pessoal! Eu sou iniciante na área, tenho alguns projetos a apresentar, e gostaria de saber de vocês, como isso geralmente é feito. Eu gostaria de saber como faço o tal briefing, como apresento a proposta para o cliente. Gostaria de saber, também, se ofereço ao cliente, também, o registro na FAPESP, pois os clientes que tenho não possuem domínio. Caso eu faça o registro pra eles, cobro apenas os R$ 30,00 ou jogo uma taxa minha em cima também? Em caso afirmativo, explico pra ele que R$ 30,00 é para a FAPESP e o excedente é minha taxa? E depois disso, eu fico como responsável por isso, ou "jogo a bola para o cliente"? Quanto à hospedagem, por exemplo, vocês costumam oferecer, também, ou deixam isso a cargo do cliente? No meu caso, creio que precise oferecer também, pois os clientes não possuem. Neste caso, coloco o cliente como responsável, frente ao provedor de hospedagem, ou eu mesmo? Caso seja eu mesmo, cobra-se alguma taxa além da do provedor, ou não, e cobrando, como se explica isso ao cliente? Por outro lado, vocês costumam apenas "vender" o site, ou oferecer duas alternativas, uma só com o site, e outra com um pacote de manutenção mensal? Olha, peço desculpas pela enorme quantidade de perguntas, é que eu não tenho idéia nenhuma, quase, dessa parte, e agradeceria muito se alguém pudesse me dar algumas dicas. Um grande abraço a todos! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marketologo 0 Denunciar post Postado Julho 6, 2005 Olá mats, beleza. Eu tenho algumas opiniões e gostaria de trocar ideias com voce e com outras pessoas que quiserem postar aqui. Eu começei a trabalhar com criação a 2 meses e a minha experiencia tem sido a seguinte: Desenvolvi um site para um cliente que já possuia um dominio na internet. Ele tinha um site que estava desatualizado. Esse cliente ja conhece todos os procedimentos. Ele ja possuia o provedor de hospedagem e o meu trabalho foi desenvolver o novo site e colocar no ar. Ele me pagou direitinho pelo trabalho e neste trabalho não foi combinado nada de atualização. Ele também paga todos os meses uma taxa para seu provedor de hospedagem. Eu não tenho a ver com isso. Meu trabalho teve inicio, meio e fim. Beleza. Atualmente estou desenvolvendo outro site. Este é para um comerciante e o mesmo não sabe nada de internet, nada de provedor de hospedage e registro de dominio. Eu fiz o contato por telefone, me apresentei marquei de ir em sua loja e expliquei para ele sobre as vantagens de se possuir um site. Fiz o briefing (que nada mais é do que coletar as informações do cliente, sobre seu negócio, o publico alvo que ele possui, etc) para se saber como será feito o site/projeto.) Depois disto passei meu valor de trabalho, forma de pagamento e então expliquei a ele como funciona essa parte de hospedagem e registro de dominio. Expliquei que existem empresas que hospedam os sites (eu optei por não hospedar sites de clientes), expliquei que todo mes ele possui uma conta pra pagar relativo a hospedagem e que isso não tem nada a ver comigo. O meu trabalho será desenvolver o site e neste projeto, irei dar manutenção mensal. Falei também da taxa da fapesp de 30,00 e não vou cobrar nada por registro. mas expliquei que ele mesmo deve pagar essa taxa . Não vou ao banco pagar nada pra cliente. Como te falei este é meu 2º trabalho. O 1º era pra um tio de um amigo então não formalizei nada, foi tudo verbal e correu tudo numa boa. Este outro que estou fazendo, no começo estava muito preocupado com contrato, etc e bolei um contrato para entregar ao meu cliente. Entreguei a ele, o que esta no contrato eu também falei verbalmente com ele, porém não assinamos nada. O cara parece ser de muito boa indole... (não prefiro religião nenhuma mas tenho uma simpatia por evangélicos e o cliente é desta religião.) estou confiando na palavra dele e estou cumprindo minha parte. Como estava te falando antes (o proprio cliente que vcai ao banco pagar as boletas de mensalidade de provedor, não vou ao banco pagar nada pra) isto foge do meu trabalho. Quando falei com ele pela primeira vez sobre estes pagamentos não sei se ele não sabia ou se jogou verde, ele ja foi falando: então vou deixar isso por sua conta todos os meses..... aí eu disse: " - Opa, fulano, estes pagamentos no banco devem ser feitos por voce mesmo ou por funcionarios de sua empresa. O meu trabalho não compreende isso. Deixei claro isso pra ele ( você pode as vezes se for interessante pra voce fazer esse trabalho e cobrar é logico por isso). Eu optei por nao fazer porque tenho coisas mais importantes do que ficar em filas de banco. Com relação a indole dele eu gostei, realmente não fiz contrato, se ele me der algum tipo de calote, eu vou no FTP do provedor e bloqueio o site dele, sem dó... (ele mesmo disse que a palavra é a coisa mais importante de um homem... e eu realmente concordo) Ainda não entreguei o site embora esteja com uma boa parte pronta. Combinamos ate o dia 15 de julho sendo que ele irá me pagar a primeira parte nesta data. Todos os meses irei fazer uma pequena manutenção no site e irei cobrar um taxa simbólica (30,00). Combinei que esta manutenção não será nada que altere a estrutura do site. ( especifiquei no termo e falei com ele qual sera o tipo de alteração. Na minha opinião este tipo de site de pequeno porte não compensa para a gente que cria o site, ficar atualizando entende? Estou junto com um amigo bolando um sisteminha em Asp que ele mesmo depois vai poder entrar e alterar os produtos que ele vende.) Bom, não sei se ajudei, mas se quiser trocar mais experiencias estou em aberto, afinal tb estou aprendendo. um abraço http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites