Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RQG_

Alterar valor de tabelas!

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com um probleminha aqui q parece simples mas eu não estou conseguindo resolver. É o seguinte, eu tenho um form que a pessoa grava os dados de um empréstimo. Esses dados são gravados na tabela MOVIMENTACAO, o que eu estou tentando fazer é que qdo a pessoa clicar no botão "Gravar" , eu estou mandando o código do exemplar (cd_exemplar) para uma váriavel e quero procurar o registro que tem esse código na tabela EXEMPLAR. Ex.:Eu gravo lá um empréstimo, antes de gravar:a variável Codigo recebe o valor do cd_exemplar.Codigo := cd_exemplar;Aí eu estou dando um select na tabela EXEMPLAR para procuraro registro e alterar o status dizendo que esse exemplar não está mais disponível. Estou dando um select para selecionar e um update para atualizar, mas parece que não está fazendo nd. O código é o seguinte:dm.TExemplar.Open; dm.QStatusEmprestimo.SQL.Clear; dm.QStatusEmprestimo.SQL.Add('select status from exemplar where cd_exemplar = :CodigoExemplar'); dm.TExemplar.Edit; dm.QStatusEmprestimo.SQL.Add('update exemplar set disponivel = nao'); dm.TExemplar.Post;------------------------------------------------------------------------------------------É isso, se alguém puder me ajudar. Agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí pessoal, eu consegui aqui mas não foi utilizando SQL. dm.TExemplar.Open; dm.TExemplar.First; While not dm.TExemplar.Eof do Begin If(dm.TExemplarCD_EXEMPLAR.Value = CodigoExemplar) then begin dm.TExemplar.Edit; dm.TExemplarSTATUS.Value := 'EMPRESTIMO'; dm.TExemplar.Post; dm.TExemplar.last; End; If(dm.TExemplarCD_EXEMPLAR.Value <> CodigoExemplar) Then dm.TExemplar.Next; End;Mesmo assim obrigado!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

dm.QStatusEmprestimo.SQL.Clear;dm.QStatusEmprestimo.SQL.Add('select status from exemplar where cd_exemplar = :CodigoExemplar');dm.TExemplar.Edit;dm.QStatusEmprestimo.SQL.Add('update exemplar set disponivel = nao');dm.TExemplar.Post;

sua visão sobre como usar os componentes está errada..comandos sql são comandos para o banco executar...pra isso funcionar.. não adianta o edit nem o post q você usou..você teria q usar..dm.QStatusEmprestimo.execSql();

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.