Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alfaleo

Application e Session

Recommended Posts

E ai pessoal, beleza.... Eu sei qual a diferença de escopo entre Session e Application, mas eu gostaria de saber o seguinte...: Estou com um sisteminha, onde na primeira pagina, de autenticação, ele deve criar um ambiente: armazenar em variáeis alguns valores para que o usuário navegue, evitando dessa forma muitas conexões ao banco ... , mas eu gostaria de saber quando eu devo utilizar uma Session e uma Application...e quais vantagens e desvantagens,... Vlws

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Session é para somente o usuário. Application é para todos.Exemplo: você quer guardar o nome do usuário, guarde numa session("usuario") - somente ele tem acesso à essa sessãoOu você quer q todos os usuários que conectem no site vejam uma mensagem, use uma application("mensagem") -- exemplo um chatSessão é uma mensagem q você escreve num bilhete, e entrega somente pro usuário. Application é um cartaz onde você escreve e levanta pra todos verem - é claro, se tiver o nome dela.Compliquei, mas expliquei

Compartilhar este post

Link para o post

Session é para somente o usuário. Application é para todos.

Exemplo: você quer guardar o nome do usuário, guarde numa session("usuario") - somente ele tem acesso à essa sessão

Ou você quer q todos os usuários que conectem no site vejam uma mensagem, use uma application("mensagem") -- exemplo um chat

Sessão é uma mensagem q você escreve num bilhete, e entrega somente pro usuário. Application é um cartaz onde você escreve e levanta pra todos verem - é claro, se tiver o nome dela.

Compliquei, mas expliquei

<{POST_SNAPBACK}>

opa cara......valeu veio...

mas tipo......vamos supor.......quando o usuario entrar no sistema:

eu definino na pagina de autenticacao, por exemplo:

Application("nome") = nome_usuario

ai quando outros logarem, nao tem problema nao neh ?????????

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim.... se você por esse Application("nome") para cara usuário.... hmm vou te explicar como:eu (ultra) me logo no teu site, e autentico user/senha. Logo você vai me atribuir o Application("nome") = "ultra" certo ? tudo bem. O próximo usuário que se conectar também, vai receber o Application("nome") = "josé", e assim sucessivamente.... o anterior vai perdendo o valor da aplicaçãoO que você poderia fazer é mudar o nome da aplicação. Ex. Application("ultra") = true, Application("josé") = true.... mas não recomendo, deixa o servidor pesado. O melhor é usar a session("nome") e cada um que receber, vai ser para sí somente[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo..so mais uma coisaTem detalhes do site que o administrador pode alterar... e entao seria visiveal para todos os Usuários....Dessa Forma, eu gostaria de Saber o seguinte...Tem como assim....Quando a pessoa entrar no sistema, essas variaveis ja estarem definidas ?????Tipo, pensei em Global.asa....Mas nao sei se como ele poderia obter dados do banco..... e se eu conseguir, ele só farám isso uma vez ou sempre que o user entrar na página ??vlws

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pra isso você usa o Global.asa mesmo... nunca tentei com algum dado do banco, mas se você conseguir, toda vez que o usuário entrar no seu site esse valor será armazenado na application.

Compartilhar este post

Link para o post

que variaveis que você quer definidas??

Compartilhar este post

Link para o post

acho q tenho em casa, um tutorial de como fazer cache em ASP, se achar por lá eu te envio, se nao achar eu te explico.vlw mano!!!

Compartilhar este post

Link para o post

frame para fazer cache ??num ficaria uma pagina cheia de frames ??? você ficar usando javascript pra redimensionar, é isso ???o llance do cache é com application.... se for uma pagina q nao é atualizada sempre, grava ela no application, pra nao ficar ir no banco toda hora, mas sou a favor de gravar em um arquivo txt.... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Não colega....Não é isso...Se voce gravar muita informação no Application voce destroi o processamento "IIS Out-Of-Processo Pooled Applications"...Ao inves de gravar no Application, cria uma frame que ficará, sempre, oculto.Quando o usuário abrir a página pela primeira vez voce vai até o banco e ao inves de simplesmente mostrar para o cara, voce guarda essa informação num campo text de um frame que ficará escondido.Pelo fato do frame ficar escondido voce não precisará ficar enviando as informações de um lado para outro e se precisar de novo ao invés de ir ate o banco, basta pegar no campo texto do iframe escondido..Espero que tenha entendido....!!!

Compartilhar este post

Link para o post

entendi, mas pensa bem, o frame seria somente para um usuario e o application , para todos usuários, correto ???por isso trocaria o application por TXT , entendeu, eu falo fazer cache no servidor e nao no cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, o lance é q com TXT ou XML< você estaria utilizando de componente para pegar os valores, daria quqase no mesmo q ir no BD e tal, por isso tem o lance da application...quando fiz o menu da intranet da oi eu fiz usando o cache com TXT.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa cara...Mas o acesso ao Banco de Dados, é, sem dúvida, o mais pesado sem comparação com nenhum deles (FSO ou XMLHTTP).O Site do IG era gerado em XML de 5 em 5 minutos por um programa para não ter que ir busca no BD....

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei mano, claro q é mais leve, mas tipo, o application para aplicações pequnas seria bem mais leve ainda q o xmlhttp e o FSO, entendeu ???mas eu faço por TXT mesmo..... por achar mais seguro

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.