Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mad Rabbit

Cortar a 300 DPI ou em branco?

Recommended Posts

Para cortar uma foto, visando a impressão, deve-se preencher o campo de resolução com 300 DPI ou deixar em branco? E se colocarmos um valor maior???Abraços a todos :wacko:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a foto já deve ser capturada a 300ppi e não "transformada", via image size ou crop... ou seja, ela deve ser escaneada a 300ppi ou, no caso de foto digital, ser feita a captura no maior tamanho da imagem e depois... digamos 3072px X 2304px a 72ppi (isso deve dar 108.37cm x 81.28cm) deve ser transformada no image size (com o resample desativado) para a resulução de 300 pixels/inch... o que vai dar uma imagem em alta resolução de 26.01cm x 19.51 (quase um A4).

novamente: transformar a imagem não ajuda em nada... muito pelo contrário, complica, pq qdo chegar no bureau de pre-press o pessoal vai olhar as propriedades da imagem e vai achar que está tudo certo. aí, quando for ser impressa que vai perceber que está em baixa.

ah, o tipo de impressão também influencia... principalmente a lineatura, você deve ficar atento a isso também...

eu uso uma regra (exagerada até) de que a resolução em PPI deve ser 2X a lineatura em LPI, assim, uma imagem que vai ser impressa em revista a 150LPI deve ter sua resolução ajustada para 300PPI.

sacou?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Alx, entendi  http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yes.gif         No caso de dar um crop para ajustar o enquadramento da imagem, alguem me disse que não haveria necessidade de colocar valores na resolução (PS) e assim fazendo a resolução original estaria mantida.  :blink:

<{POST_SNAPBACK}>

exato. usando o crop com o quadro de resolução em branco vai manter a resolução original da imagem.

cacete tendi nada q o alex falow na sua ultima linha ...

mas estudarei mais alex...  vlw cara !!!!

<{POST_SNAPBACK}>

seguinte, ali eu estava falando sobre lineatura de impressão. cada tipo de impressão tem a sua lineatura e, com isso, a sua maior (ou menor) qualidade.

vou dar alguns exemplos pra entender melhor. você vai precisar dos seguintes materiais:

1. uma revista colorida... tipo Publish, Arquitetura&Construção, Cláudia, Veja, Caras, ou outra deste tipo.

2. um jornal, páginas P&B.

3. uma camiseta com impressão colorida (sem ser por transfer).

4. uma lupa (o ideal seria um conta-fios, mas a lupa já ajuda!).

muito bem... a revista é impressa em offset a 150LPI, algumas chegam a ser impressas com 175LPI. jornais, principalmente nas páginas PB têm impressão offset com lineaturas de 100LPI a 133LPI. e as camisetas são impressas em SilkSscreen (serigrafia) e tem lineaturas menores do que 75LPI, chegando a 35LPI em alguns casos.

bom, o que eu quero é que com a LUPA veja a distribuição dos pontos e seus tamanhos... quanto menor o ponto, maior a lineatura.. por isso quase não vai conseguir ver os pontos nas revistas... vai notá-los mais facilmente nos jornais e nem vai precisar da lupa para vê-los na camiseta.

sacou?

outros exemplos de lineatura:

Rótulos de Garrafas PET - rotogravura ou flexografia - 150 / 175 / 200 LPI

Caixas de Papelão (como aquelas em que vêm os fogões, geladeiras, etc) - flexografia - 60LPI

Latas de Alumínio - dry offset - uns 60LPI (preciso confirmar)

é isso aí, galera.

abraços.

aLx.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.