Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

asp.net

Imports arquivo.vb

Recommended Posts

Vendo as possibilidades que controles personalizados me trariam, estou desenvolvendo (tentado) um sistema que utilizo muitos controles personalizados (arquivos.vb), porém me surgiu uma dúvida como eu posso importar um arquivo vb para dentro de outro arquivo vvb, visto que tenho a seguinte situação

1 - Controle personalizado de conexao com a base de dados

2 - Controle personalizado de execução de comandos sql

Necessito no controle 2 importar o controle 1, como faria isto?

Arquivo 1 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Imports System.Data

Imports System.Data.Obdc

NameSpace portobelo_conexao

Public Class conexao_base '|Classe para a conexao a base de dados

Public Shared Function conexao() '|Função para conexao à base de dados.

Dim str_pbconexao as String

str_pbconexao = "Driver={MySQL ODBC 3.51 Driver};" + "Server=localhost;Database=porto_belo;uid=root;pwd=;option=3"

Dim odbc_pbconexao as New OdbcConnection(str_pbconexao)

end function

end Class

end NameSpace

Arquivo 2 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

'|=============================================|

'| Script para criação de pastas |

'|=============================================|

Comando para importar o controle1.vb

Imports System

Imports System.Data

Imports System.Data.Odbc

Imports portobelo_conexao

NameSpace portobelo_sql

Public Class sql

...............................

end class

end namespace

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no imports você coloca a Namespace q você está usando.. por exemplo você cria um componente para acesso a dados assimnamespace ASPNET.Dados.SqlServer public class SqlServer end classend namespaceai você coloca no imports ASPNET.Dados.SqlServer para não precisar digitar todo o caminho...ai na hora de usar você faz assimDim s as new SqlServer()ao inves deDim s as new ASPNET.Dados.SqlServer.SqlServer()então basta incluir seus arquivos .VB q você criou em seu projeto e usar as classes q necessita fazendo isso q eu falei...Att,Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu quero inserir um arquivo vb, dentro de outro arquivo vb, inserir em arquivos aspx eu consigo usado register ou imports, mas dentro de um arquivo vb, como faço para importar outro arquivo vb?

Exemplo

arquivo_conexao.vb

NameSpace conexao_banco

end namespace

arquivo_comando_sql.vb

Imports System.Data

Imports conexao_banco, seria assim para importar o vb anterior para dentro deste outro vb?

Compartilhar este post

Link para o post

Você deverá ir a pasta references que está no seu projeto e incluir uma referencia para seu arquivo .vb lá, entendeu. Depois você vai dar um imports na sua aplicação do arquivo que você acabou de colocar la no references. É só isso.ValeuMarcelo

Compartilhar este post

Link para o post

cara, na boa, usa o Visual Studio... vai simplificar toda a sua vida...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o rOcKLoCo. Use o Visual Studio.Com referência à criação de controles personalizados, lembre-se de que em .NET, você pode desenvolver dois tipos de controles:Controles do usuário (users controls) e controles do servidor (server controls).Já com relação à tua biblioteca, o melhor seria criar uma solução no Visual Studio e, dentro desta solução, criar vários projetos. Cada projeto pode conter tantos namespaces quanto for necessário.Você só terá que se preocupar em referenciar um namespace se o código que irá utilizá-lo residir em outro namespace.Por exemplo:Para agilizar o desenvolvimento, desenvolvemos aqui uma biblioteca de componentes. Dentro desta biblioteca, temos componentes das páginas (text boxes, combo boxes, pannels, pages e connections).O grande boom desta biblioteca é que, para criar uma página que interaja com o banco de dados, basta eu colocar dentro de um pannel da biblioteca os controles, referenciar na propriedade field (daí o porquê de criarmos nossos próprios text box, dropdown list, etc) o campo do bd aonde a informação para o controle será gravada, na propriedade type o tipo de dado (número, dinheiro, texto, data, data e hora, etc) e na propriedade table do painel a tabela do bd aonde os dados do painel serão gravados e pronto.No momento em que eu clicar sobre o botão gravar da página (também foi criado um componente page que possui os botões gravar, excluir, incluir e cancelar), os motores de negócio da biblioteca identificarão a operação a ser executada, a factory de sql irá criar o script sql e o componente data da biblioteca disparará o comando criado para o banco-de-dados.O grande lance dessa biblioteca é que ela funciona para qualquer base de dados. Basta configurarmos as bases no web.config do aplicativo (strings de conexões e tipos).´Inclusive, eu posso ter meus dados gravados em bases diferentes. Por exemplo, suponha que em uma determinada página eu tenha que gravar dados em uma tabela que está em Oracle e outros em uma tabela SQL. Não tem problema; só preciso colocar os controles referentes a cada banco em painéis separados, dentro da mesma página.Pois bem, toda essa biblioteca foi desenvolvida a partir de um namespace único (e dentro dele foram criados vários namespaces) e colocada dentro de uma única biblioteca. Para utilizar todos os componentes deta biblioteca, basta incluir uma referência a ela no código fonte da página em questão (por exemplo using XLib).Com esta inclusão, posse referir-me a qualquer componente da biblioteca (text boxes, que estão no namespace webcontrols; conexao, dataset, que estão na namespace dbconnection e data; etc.)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no caso não tenho como utilizar o visual Studio, porque na empresa eles compraram o Dreamweaver e como viram que pode ser desenvolvido, claro que com mais tempo o .net, foi negado a compra do Visual Studio.Eu sei que pode ser feito, basta saber como.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.