Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mkboy

Limitar valores

Recommended Posts

Tenho tres campos:<input type="text" name="largura"><input type="text" name="altura"><input type="text" name="comprimento">No em algum dos campose o valor digitado for superior a 60 ele me da um alert: (tamanho excedido)E se a soma dois tres valores excederem 150 da outro alert: tamanho excedido tambem.Como fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz uma funcao pra issose valor1 > 60 entao alertasenao se valor2 > 60 entao alertasenao se valor3 > 60 entao alertasenao se valor1 + valor2 + valor3 > 180 entao alertasó que em JS é bem simples...e chama ela nos tres campos

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro de tudo, você vai precisar pegar o valor de cada campo. De um ID para cada campo, id="largura", id="altura" e id="comprimento".. depois para pegar o valor de cada campos, é só usar..

document.getElementById("id_do_campo").value
Assim como no ASP, o javascrip tbm tem a condicional if .. em javascript é apenas if()..

Com isso, podemos usar um if() e verificar o conteudo (que foi pego com a linha que postei) se ele é maior que 60..

if(document.getElementById("largura").value>60) {alert("Tamanho excedido");}
A lógica é a mesma em qualquer linguagem, como pode ver.. você já verificou se o valor de cada campo é maior que 60..

Uma dica, para ficar mais facil essa parte... Coloque a linha que pega o valor do campo em uma variavel.. você tbm pode validar assim if((campo>60) || (campo>60)) ..

exemplo..

var um = document.getElementById("largura").value;var dois = document........;var tres = document.........;if((um>60) || (dois>60) || (tres>60)) {alert("Tamanho excedido");}
Ok? Mais facil.. uma parte já está pronta...

Partindo para outra, na soma de dois ou 3 campos o valor não pode ser > que 150 (é 150 mesmo ou 180?)

Nesse caso, uma coisa basica, é sómar os campos.. e usar um if() tbm para verificar se é igual a 150

if((um+dois)>150){alert("Tamanho excedido");}
Tudo isso você joga dentro de uma função. A sintaxe da função é..

<script>function NOME_DA_FUNCAO(){// script aqui}</script>
você tbm precisa ver como vai chamar a função, eu não entendi como você quer verificar tudo isso.. mas dou algumas dicas de eventos..

onblur - chama a função ao perder o focoonclick - chama a função ao dar um clickonfocus - chama a função quando o objeto ganha o foco
Entre outros.. para chamar...

onblur="NOME_DA_FUNCAO()"
;) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

ORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRA MEU!

Copio e colo JS a mais de 2 anos, e nunca tinha entendido ele!

Consegui fazer! hehehhe, gostei, perdi o medo que tinha de JS

Acabei de comprar a Bíblia do JS pela web pra treinar, hehehe, agora vai chover perguntas neste forum de JS

Valeu mesmo pela atenção e clareza das dicas, pois como SUPER AMADOR em JS, foi perfeita as dicas, brigadao mesmo!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que você quer aprender mesmo, não tenha medo.. Leia, teste e se tiver dúvidas, é só correr aqui e perguntar.. Sempre terá alguem para te ajudar ;) Eu até poderia ter postado o script só para você copiar e colar, como sempre fez :P , mas não sou muito de fazer isso.. e você tbm não iria aprender nada, alem de, ctrl+c e ctrl+v :P

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, em ASP mesmo faz um tempo que parei de copiar e colar, foi ai que comecei a aprender...

Vamos as duvidas, hehe

Esse primeiro eu validei o primeiro campo, e ta funcionando...

<HTML><HEAD><TITLE>Verificando valores com Java Script</TITLE><script>function validaMedidas() {if(document.getElementById("iDlargura").value>60) {alert("Tamanho máximo 60 centímetros!");}}</SCRIPT></HEAD><BODY><center><form action="soma.asp?processa=all" method="post"><TABLE WIDTH="400" BORDERCOLOR="#efefef" CELLPADING="0" CELLSPACING="0" border="1">                                 <TR><TD WIDTH="150">Largura:</TD><TD><INPUT TYPE="text" NAME="c_largura" ID="idLargura" var_largura = document.getElementByID("idLargura").value; onblur="validaMedidas()"></TD></TR>  <TR><TD WIDTH="150">Altura:</TD><TD><INPUT TYPE="text" NAME="c_altura" ID="idAltura" var_altura = document.GetElementById("idAltura").value; onblur="validaMedidas()"></TD></TR>  <TR><TD WIDTH="150">Comprimento:</TD><TD><INPUT TYPE="text" NAME="c_comprimento" ID="idComprimento" var_comprimento = document.GetElementId("Idcomprimento").value; onblur="validaMedidas()"></TD></TR> 	</TABLE><br><input type="submit" value="Processar"></form></center></BODY></HTML>

Só que eu eu tentei usar variaveis la na function no tipo, fiz assim:

<script>function validaMedidas() {if(var_largura>60) {alert("Tamanho máximo 60 centímetros!");}}</SCRIPT>

Mas nao foi....

A function pode ta dentro da BODY sem problemas, ou é melhor deixar ali dentro das HEAD?

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yes.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Agora foiiii....

<script>function validaMedidas() { var01 = document.getElementById("iDlargura").valuevar02 = document.getElementById("idAltura").valuevar03 = document.getElementById("idComprimento").valueif(var01>60) {alert("Largura máxima 60 centímetros!");}if(var02>60) {alert("Altura máxima 60 centímetros!");}if(var03>60) {alert("Comprimento máxima 60 centímetros!");}}</SCRIPT>

Compartilhar este post

Link para o post

A soma ta dando erro...

Quando eu clico no segundo campo ele ja me da o alerta que a soma excedeu... Mas nem excedeu...

<script>function validaMedidas() { var01 = document.getElementById("iDlargura").valuevar02 = document.getElementById("idAltura").valuevar03 = document.getElementById("idComprimento").valueif(var01>60) {alert("Largura máxima 60 centímetros!");}if(var02>60) {alert("Altura máxima 60 centímetros!");}if(var03>60) {alert("Comprimento máxima 60 centímetros!");}if((var01+var02+var03)>150) {alert("Atenção, a soma das 3 medidas não pode ser superior a 150 centímetros!");}}</SCRIPT>

Compartilhar este post

Link para o post

hahhahaha, que dahora, ja to conseguindo mudar até, hehehhe

mudei para: <INPUT TYPE="text" NAME="c_comprimento" ID="Comprimento" onblur="validarMedidas(this,this.id,'60'); return Somar(150);">

Assim ele soma quando ele tira o cursor, pois ele tem outros campos abaixo...

dahora, hehehehe

valeu AA

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.